Agenda – 591

Em evento acontecido em abril último nesta cidade (esquerda para a direita): – Antônio Lauro de Melo Moraes, o “Lalo”, diretor proprietário da TVI (Canal 8 Net Digital) e Fábio Campos, âncora do programa “Telescópio” da mesma emissora.

 

Depoimento I
Simone Marqueto, que foi diretora do Jornalismo do SBT DE Sorocaba e agora pré-candidata pelo PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) ao cargo de prefeito (no caso, prefeita) daqui, comentando: Caso seja eleita candidata oficial pelo Partido e (caso) vença a eleição uma das providências que tomarei no quesito “Educação” será a de colocar em cada escola municipal (Fundamental e de Educação Infantil) uma coordenadora pedagógica. Com isso, a direção escolar ficará mais aliviada para tomar conta dos assuntos burocráticos que são muitos e que exigem dedicação especial. E a pré-candidata Simone comenta também: – “O problema das creches aqui em Itapetininga é a sua distribuição. Em alguns lugares, sem problemas, mas em outros simplesmente não há e quando existem não suprem as necessidades do lugar”.

Depoimento II
O pré-candidato ao cargo de prefeito de Itapetininga pelo Partido dos Trabalhadores, o PT, o advogado Gustavo Gurgel, declarando, entre outros assuntos, no programa Telescópio da TVI (Canal 8, Net Digital e canal 99, Net Analógico), na penúltima segunda-feira, vinte: “Não procure mudar a tradicional feira situada na avenida Peixoto Gomide. Ela é um patrimônio cultural de nossa cidade (às quintas-feiras e domingos) qualquer deslocamento dela pode transformá-la num simples “sacolão”. Não mexam com a feira”. E no mesmo programa televisivo, o pré-candidato Gurgel teceu elogios a atuação pedagógica da professora de Sociologia Regina Antonia Aboarrage Anastasiadis, sua professora na Escola Estadual “Peixoto Gomide” no ensino médio. Segundo Gustavo Gurgel, ela, professora Regina, ensinou-lhe muitos caminhos para aperfeiçoamento da conduta humana numa comunidade.

No palco
Depois de trabalhar em várias lojas especializadas como vendedor de sapatos, principalmente, no comércio da agitada Campos Salles, o itapetiningano Paulo Carriel, o Paulinho acha agora que está no caminho certo. Sem renegar, por anos, sua atuação como comerciário (que ele até gostava), Paulinho Carriel está fazendo agora, o que é sua verdadeira paixão: viver do e para o teatro. E o que é muito mais difícil – aqui em Itapetininga. Paulinho Carriel fundou o grupo teatral “Detrás do Pano” que se apresenta periodicamente nesta urbe. Mas não é só aqui, nas cidades vizinhas também. Segundo Paulinho, só a peça infantil (um dos carros chefes da companhia) “A revolta dos brinquedos” do autor e também cenógrafo carioca Pernambuco de Oliveira, foi levada na região em torno de cento e cinquenta representações. Também professor de teatro, Paulo Carriel e seu aguerrido grupo voltam no próximo agosto para novas encenações de peças nacionais e estrangeiras, clássicas, como “Viúva, porém honesta”, de Nelson Rodrigues e “O doente imaginário” do francês Moliére. Aguardem.

Argumento
A advogada Luciana Terra Villar, da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, a O.A.B daqui (Itapetininga e região) declarando: – “é fácil falar mal do menor infrator. Mas por que ele é infrator? Faltou a este menor as necessidades básicas do ser humano desde quando ele nasceu. Vivem sem nenhum dos direitos consagrados ao individuo”.

Centenário
Carlos Renato Medeiros (que atuou na saudosa SP-SUL-TV canal 44 comunitária) está produzindo um vídeo (histórico!) contando os cem anos de existência do Clube Recreativo Itapetiningano, o CRI, da rua Monsenhor Soares, antigo Clube Operário. E o roteiro, (do vídeo) incluirá: a fundação do Clube, os grandes eventos e personagens de destaque na história do Recreativo e também da cidade. Se depender de Carlos Renato e de sua sensibilidade o resultado deverá ser muito mas muito bom. O atual presidente do CRI é Alexandr Zanini.

 

U.S.A

Impossibilitada de viajar na época, a professora (Inglês) Enir Soubhia Nunes não pode integrar-se na caravana capitaneada pela promoter Ana Maria Pires Nalesso (Principal Turismo) que levou itapetininganos entre quatorze e vinte e seis de junho para doze felizes dias de estadia na famosa Costa Oeste dos Estados Unidos (Califórnia – cidades de São Francisco Monterey, San Luis OBispo, Santa Barbara, Los Angeles (com Hollywood) e Nevada, na cidade de Las Vegas. A professora Enir ainda não conhece esta região da Costa Oeste, mas pretende ir logo pois oportunidade não faltará. Enir Soubhia conhece bem New York onde já foi quatro vezes e quando está na chamada “big apple” não deixa de assistir a uma peça ou musical da efervescente Broadway.

De novo
Filho dos saudosos Terezinha (Malatesta) – José Alves dos Santos Filho, o “Zezo”, o itapetiningano José Alves dos Santos Neto, técnico de basquete do Clube de Regatas Flamengo, do Rio de Janeiro e no comando dos seus jogadores, conquistou no dia onze deste último mês de junho o campeonato de 2016 da NBB (Novo Basquete Brasil) vencendo o Bauru (interior paulista) por cem a sessenta e seis na Arena Carioca 2 , No Rio de Janeiro. E o itapetiningano José Neto ainda foi escolhido o melhor técnico do campeonato nacional. Pelo Flamengo, Neto foi campeão do Novo Basquete Brasil em 2009, 2013, 2014 e agora 2016. A saudosa Teresinha Malatesta, mãe do técnico Neto, foi uma das primeiras professoras da então recém-criada secretaria municipal de Educação , no inicio da década de sessenta. Foi uma das pioneiras.

Tela
O Sesi, em Vila Rio Branco (antigo Paquetá) promoveu nesta penúltima quinta-feira, vinte e três, um debate (ou bate-papo) com Marcelo Machado, documentarista paulistano com inúmeros trabalhos em documentários de longa duração como, entre outros, “Tropicália” ( de 2012) recuperando imagens raras do movimento musical tropicalista e entrevistas com Gilberto Gil e Caetano Veloso. Aqui, no Sesi Itapetiningano Marcelo Machado fez parte do projeto “Diálogos Cinematográficos” e apresentou o vídeo dirigido por ele – “O Sarau – Uma Usina de Sonhos (ONG) em Dois Córregos” (interior paulista) sobre a poesia e arte numa comunidade.

Últimas

Casos de Dengue chegam a 209 em Itapetininga

Cidade passa de 900 casos de Dengue em três meses

Nos três primeiros meses deste ano, Itapetininga já contabilizou 914 casos de Dengue, um aumento significativo em relação ao total de 574 casos registrados em todo o ano de 2023....

Vendas de ovos de Páscoa devem aumentar apesar dos altos preços

Consumidores devem ficar atentos às compras de Páscoa

Com a Páscoa se aproximando, consumidores estão em busca dos tradicionais ovos de chocolate e demais produtos típicos da data. Porém, é importante ficar atento às práticas comerciais, alerta o...

Os sinos que cantaram a dor e a alegria já não tocam mais

Cras Itinerante estará em abril nos bairros rurais

O CRAS Itinerante leva, no mês de abril, orientações e prestações de serviços para os bairros rurais de Itapetininga. A unidade móvel orienta as pessoas sobre transferência de renda, Bolsa...

Escolinha de Esportes oferecem aulas gratuitas

Escolinha de Esportes oferecem aulas gratuitas

A prática esportiva é fundamental para o crescimento saudável de crianças e jovens, e também para os adultos se manterem saudáveis, proporcionando não apenas benefícios físicos, mas também contribuindo para...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.