Agenda – Ivan Barsanti – 07/11/2019

Uma noite artística I
No último dezesseis, outubro, numa quarta-feira, à noite, aconteceu na residência do casal Vasti (de Sousa) – Josué Gerson Almeida, em Vila Rosa, o Segundo Sarau Hispano-Brasileiro com várias formas de artes como: canto, piano, violão, cajon, pandeiro, literatura (jograis), artesanato, dança do ventre, música na língua espanhola (com os grupos estudiosos da língua espanhola do Centro do Professorado Paulista daqui de Itapetininga, coordenado por Betty Carmona, responsável pelos cursos e solados ao piano pela regente Vasti de Sousa Almeida (ao todo dezoito vozes). Na programação do Sarau: canto “História de um amor” bolero, pelos alunos de Espanhol do Centro do Professorado Paulista de Itapetininga (CPPI); bolero “Perfídia”, com Maria Nívea Guarneri Machado ao piano; poema “No te rindas” de Mario Benedetti, pelos alunos do CPPI com fundo musical ao som da valsa “Fascinação” com Vasti Almeida ao piano; canto, guarânia “Recuerdos de Ipacaraí” pelos alunos do CPPI com solo de violão por Guilherme Lacerda; piano “Pour Elise” com Magdalena Pinto; canto, tango “A Media Luz” solo de Maria Antonieta Lisboa Alves e alunos do CPPI; dança do ventre pela bailarina Ana Carolina de Sousa, de Capão Bonito; piano (a quatro mãos) “Chopsticks” (“bife brasileiro”) com Josemary Monteiro e Vasti de Sousa Almeida; poema: “Instantes” do poeta argentino Jorge Luís Borges (Prêmio Nobel de Literatura) pelos alunos do CPPI; canto “Guantanamera”, do cancioneiro cubano, pelos alunos do CPPI, entre outros números. Todos, muito bem realizados e muito aplaudidos.

Uma noite artística II
Além do pessoal que interpretou cantos, solos de piano e outras formas de arte no Segundo Sarau Hispano-Brasileiro realizado no último dezesseis de outubro, numa quarta-feira, numa noite quente e clara acontecido na residência do casal itapetiningano Vasti (de Sousa) – Gerson de Almeida, em Vila Rosa estavam também os seguintes convidados: Araci Ferraz da Motta Pires, Denise Cerqueira Lopes, Edwirges de Mattos Vaz Pedroso, Ana Rosa Françani Rocha Fogaça, Marisa de Oliveira, Marco Aurélio Silva, Celina Teruko Yano (ambos de Capão Bonito), Gloria Ribeiro Gonçalves, Enir Soubhia Nunes, Maria Eduarda Nunes, padre Mário Donato Sampaio, Arthurantonio Chagas Monteiro, Mariana Lisboa Alves, Jerusa Rodrigues, Sergio Paulo de Almeida, Daniela de Sousa Almeida e Ivan Barsanti Silveira. Uma noite perfeita.

Domingo, na Associação do Bem Viver
Desta vez, na Associação do Bem Viver, entidade da terceira idade, próxima a Itauto e avenida José de Almeida Carvalho, no Jardim Leonor I, aqui, o encontro na hora do almoço (agora realizado de dois a dois meses) acontecido no último vinte e sete, outubro, foi em torno da culinária árabe promovido pela presidente Rosa Maria Marcondes de Almeida, e a vice, Eliana Maria Monteiro Moraes e Marta Ozi (segunda secretária). Os pratos do “Almoço árabe”, muito bons e antes da refeição o já tradicional Coral da Casa, regido por Olga Pellegrini, cantou a “Marchinha do Adib” (que fazia quibes) de um antigo carnaval; “Las Violeteiras” (um sucesso na voz de Sarita Montiel, na década de 1960); a guarânia paraguaia “Recuerdos de Ipacaraí” e o passo-doble “Granada” (do compositor mexicano Agustín Lara). Bastante aplaudido o coral. Entre os presentes na festiva reunião: Ana Claudia Mazzarino, Mara, Léia, José Roberto, José Pedro, Haldenir, Caio Eduardo, Edwiges Siqueira de Oliveira, Giselda Myrto Pereira, Maria Cecília Válio Santos, Maria Aparecida Pinto Monteiro (a “Bijú”), Beatriz Rodrigues Pereira, Itanir Franci Hilário, Maria Eloisa Petelinkar, Maria Lúcia Tórcia Soares, as irmãs Benedita Teresa (Tecka) Domingues Brisola e Graça Domingues, Maria José Guerra, Marina Collaço Riberto, Maria Auxiliadora Moreira, Zilda Jordão, Maria Margarida Mazarino, Ema Suardi Mazzarino, Maria Luiza Mastrandéa, Luígia Nacco.

Bola
Como acontece com todos os itapetininganos que gostam de assistir a um bom (ou ótimo?) jogo de futebol o corintiano Guy de Oliveira, professor de Matemática da rede estadual de ensino daqui e professor de Informática, também assistiu via televisão, a esperada disputa entre o gaúcho Grêmio e o carioca Flamengo pela “Taça Libertadores da América”. Dali sairia o clube futebolístico que irá disputar com o argentino River Plate a decisão final. A data era bastante significativa, vinte e três de outubro, dia em que o “rei” Pelé faria setenta e nove anos de idade. E no final com a vitória flamenguista por cinco a zero, Guy exclamou: – “os jogadores cariocas, talvez até sem saber, fizeram uma bela homenagem a Edson Arantes do Nascimento, Pelé, pois jogaram e movimentaram a bola como nos saudosos tempos do jogador no Santos Futebol Clube e seleção brasileira. Todos os méritos aos jogadores Gabigol, Bruno Henrique, Gerson e outros. Todos os méritos…”.

Rodopios
No animado baile de aniversário do Clube Venâncio Ayres, na sede social, no último vinte e seis, penúltimo sábado, os casais: Maria do Rosário (Silveira Porto) – Jefferson Silveira e Eloisa Maria (Barsanti Silveira) – Edson Zaglobinski de Campos.

“Natal Luz”
Voltando de Gramado, Rio Grande do Sul o agente Aldo Depetris Bassoli, do “Beta Turismo”. Aldo levou itapetininganos para lá no último quatro, segunda-feira, última.

Canções paulistanas
Angelina (Pereira Cardoso) – Roberto Soares Hungria; Cláudia Regina Fernandes Dandreta, Maria Nívea Guarneri Machado, Olga Pellegrini, Elza – Roberto Lima de Lara; Vasti (de Sousa) – Josué Gerson de Almeida e dezenas de itapetininganos aplaudindo o recital do cantor e compositor Carlinhos Vergueiro no recital “O Cúmulo do Samba” na penúltima sexta-feira, vinte e cinco de outubro, no teatro do Sesi, em Vila Rio Branco. Parceiro de Adoniran Barbosa, Chico Buarque e Toquinho (entre outros), Carlinhos Vergueiro carrega consigo preciosidades da cultura e história da música popular paulistana. Também compôs com Paulo Vanzolin, o autor de “Volta por cima”. O título do show “O Cúmulo do Samba” é para contradizer Vinícius de Moraes, que em 1962 falou que São Paulo era o “túmulo do samba”. Carlinhos adorou a participação da plateia itapetiningana, que ele chamou de “Coral do Sesi”. Acompanharam o cantor os excelentes Ítalo Peron (violão) e Pratinha (bandolim e flauta). À propósito: no pós-espetáculo Carlinhos Vergueiro conversou com Roberto Hungria sobre o saudoso dentista são-miguelense e itapetiningano Francisco José de Souza Filho, dentista, cujo nome seria dado a sede da APCD (Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas de Itapetininga) no Jardim Marabá, aqui, no dia seguinte, domingo, vinte e sete. Carlinhos Vergueiro era amigo dele, assim como Chico Buarque de Holanda também era.

Birthdays
Mudaram e mudam de idade os seguintes cidadãos itapetininganos: no último domingo, três, Kátia Baroni, musicista e cantora; na segunda-feira, quatro, Vasti de Sousa Almeida, regente musical, pianista e produtora de saraus culturais; na próxima segunda-feira, onze, Soraya Giriboni, secretária municipal de promoção social daqui e na terça-feira, doze, Elton Giriboni, co-proprietário do café Santo André, na quinta-feira, catorze, Therezinha Matarazzo Carreira, supervisora estadual de ensino daqui, já aposentada e no sábado, dezesseis, Maria do Rosário Silveira Porto, do departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, campus Butantã, São Paulo e membro atuante da Academia Itapetiningana de Letras.

Últimas

Vitrine – Arte por toda parte

Cidade tem obras atrasadas, aponta TCE

Itapetininga conta com obras atrasadas. A apuração é do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que indicou que havia, no primeiro trimestre, nove construções com problemas no cronograma. Conforme a...

Correio Político

Correio Político

Convenções As convenções para formação definitiva das coligações dos partidos e definições das candidaturas de prefeito, vice e vereadores devem acontecer no próximo final de semana, prazo final do calendário...

Itapetininga desponta na produção de lúpulo

Itapetininga desponta na produção de lúpulo

Itapetininga é conhecida por sua agricultura diversificada e agora se destaca na produção de lúpulo, um ingrediente indispensável para a fabricação de cerveja. A iniciativa, liderada pelo produtor Fernando Gonçalves,...

Prefeitura divulga balanço de adesões do Refis 2021

Projeto do aeroporto é retomado; agora é municipal

Após 10 anos, o projeto de aeroporto é retomado em Itapetininga. Agora, foi reformulado e será municipal. Em tese, significa que a prefeitura desenvolverá e executará o projeto com recursos...

Itapetininga está em 3º lugar nos Jogos Regionais

Itapetininga está em 3º lugar nos Jogos Regionais

Nos últimos dias dos 66º Jogos Regionais em Itapetininga, a cidade está em terceiro lugar na classificação parcial, até o momento. O destaque foi o Tênis feminino, Badminton Feminino e...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.