Agenda- Ivan Barsanti -19/12/2019

Com chave de ouro
O Clube de Poesia conduzido pela professora voluntária Maria Cecília Fontes Pereira da Academia Itapetiningana de Letras, encerrou suas atividades este ano, no último dia trinta (novembro), num sábado, a tarde, na Biblioteca Municipal “Doutor Júlio Prestes de Albuquerque”, na rua Campos Salles, finalizando os estudos sobre o poeta brasileiro Manuel Bandeira, pernambucano, um dos maiores do Brasil, autor inclusive do poema “Os Sapos”, um dos pioneiros que deu início a revolucionária “Semana de Arte Moderna de 1922” em São Paulo. Para 2020, Cecília Fontes Pereira já está selecionando outros poetas famosos e brasileiros como Vinícius de Morais, autor de inúmeras poesias marcantes da literatura brasileira. As reuniões do Clube da Poesia continuarão a serem aos sábados, possivelmente no último de cada mês. Os participantes, além de aprenderem o conteúdo delas, também recitam os poemas com todas as inflexões, ritmos e pausas necessárias. Maria Cecília Fontes, de tradicional família itapetiningana após estudos no então Instituto de Educação “Peixoto Gomide” cursou, entre o final da década de cinquenta e início de sessenta a Faculdade de Letras de Assis, interior paulista, da própria Universidade do Estado de São Paulo, a USP e que era considerada uma das melhores do país.

Confraternização
Supervisores de ensino, diretores de escola e professores, todos da rede estadual de ensino daqui, encontraram-se para um jantar no restaurante “Charmosa”, no Center Park, na Marginal do Chá. Todos já aposentados, como: Elza Bernardes Zanolli, Maria Emília Vieira de Araujo, Lídia Leme, Regina Maura Lima Moraes. Sonia Alguz, Leda Soares, Vera Lucia Abdala, Luzia Helena do Amaral Bergamin, Therezinha Matarazzo Carreira e Ivan Barsanti Silveira. Muitas conversas na noite a dentro.

Natal nas alturas
Capitaneadas pela presidente Rosa Maria Marcondes de Almeida, integrantes da Associação do Bem Viver daqui de Itapetininga (vinte e dois, por aí) foram para Curitiba, Paraná, entre os últimos cinco (quinta-feira) a oito (domingo), principalmente para assistirem as crianças cantoras daquela cidade, que entoavam canções brasileiras, a maioria natalinas, em um enorme prédio nas noites curitibanas. A viagem foi coordenada pela agente Aldo Depetris Bassoli, da itapetiningana “Beta Turismo” que dirigiu pessoalmente a excursão. É lógico que os requintados shoppings da cidade foram visitados, o Jardim Botânico, o restaurante Madalosso até Morretes (foram de trem), onde saborearam o peixe “barreiro”. Foram de ônibus daqui até Curtiba.

Preferências
Professora da rede estadual de ensino para o hoje Fundamentak I e do curso de Magistério da então Associação de Ensino de Itapetininga no prédio do “Ginasinho” na Silva Jardim, Eneide Ruivo Válio não deixa nunca de assistir, de segunda a sexta-feiras, a partir da meia noite, por aí, o “Conversa com Bial” na TV Globo. “Aprendo muito com os entrevistados e com o entrevistador.” E assisto também “Éramos seis” na mesma emissora e vibro muito com as músicas antigas como “Deusa da minha rua” cantada por Roberto Carlos na novela. Linda” comenta Eneide.

Festa italiana
Herdeiros da segunda e terceira gerações do casal italiano Quinta (Lunardi) – Emílio Barsanti (que vieram ainda crianças para o Brasil, originários da mesma região (Luca, próximo a Piza) mas se conheceram aqui) realizaram na última noite de novembro num sábado, a “Festa dos Barsanti” numa chácara de um condomínio próximo a Sarapuí. A coordenação do evento ficou por conta do proprietário do local Silvio Ribeiro Barsanti, o “Nêgo”, auxiliado pela esposa Eliana Jordão Barsanti e as filhas Gisele e Bianca. E a decoração foi em torno do brasão da família, fruto da pesquisa do saudoso Edson Barsanti (do Banespa de São Paulo). Em torno de cinquenta membros do clã participaram (muitos não compareceram devido a distância e compromissos assumidos anteriormente). Muita descontração reinante. E o cardápio italiano: tábua de frios, patê de gorgonzola, patê de beringela, patê de ricota, sardela, antepasto de beringela, batatinha em conserva (tudo isso como entrada). No prato principal, lasanha a bolonhesa, empadão de frango, pão de frios, pizza salgadas, pizza doce. Bebidas: regrigerante e chopps. Em discursos rápidos: Claúdio Barsanti Wey, Roberto Barsanti e Fábio Silveira Campos.

Viagens, viagens I
Sandra Proença proprietária da itapetiningana “Sandra Turismo” voltando de Buenos Aires (Argentina) e Montevidéu (Uruguai) onde levou dezenas de itapetininganos num transatlântico. Em janeiro, Sandra leva outras dezenas para Camboriú (Santa Catarina) e possivelmente em fevereiro, no carnaval em Curitiba (Paraná). Em abril próximo Sandra Proença leva mais dezenas (de itapetininganos) para as delícias de Caldas Novas, Goiás, entre vinte e oito, numa terça-feira até quatro de maio, numa segunda-feira. Neste percurso acontecerá também, além da estadia no balneário, visita para Trindade, Santuário do Pai Eterno, Santuário Nossa Senhora da Salete, Pousada do Rio Quente Hot Park. No hotel “Itatiaia” os almoços estarão inclusos.

Viagens, viagens II
O agente Marcelo Tomio Adati da itapetiningana “Adati Turismo” leva, no próximo janeiro, cinquenta e oito integrantes (itapetininganos e de cidades vizinhas) para Minas Gerais e Espírito Santo. A atração principal da viagem será o confortável trem que conduzirá o pessoal de um Estado para o outro.

Meio século
Da chefia do ministério do Trabalho daqui a itapetiningana Maria Dulce Garcia Maurício participou do cinquentenário de sua formatura como bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, do Largo de São Francisco, as “Arcadas”, em São Paulo. Na capital paulista, no cinco de novembro houve um lauto almoço num buffet próximo ao shopping Iguatemi JK e no dezenove (também em novembro) os integrantes da turma de 1969 visitaram a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) na região central de São Paulo e depois almoço na própria Ordem. Segundo Maria Dulce, há cinquenta anos atrás haviam poucas Ordens (OAB) no Estado de São Paulo. Maria Dulce é registrada na da capital.

Birthdays
Mudam de idade os seguintes cidadãos itapetininganos: hoje, sexta-feira, vinte, José Roberto Mariano (residente em São Paulo); amanhã, sábado, vinte e um, Durval Bento de Lara Filho, na mesma data, Benedito Aparecido Del Antonio Sampaio; domingo, vinte e dois, Fábio Regino Sacco; segunda-feira, Jefferson Biajone e quarta-feira, vinte e cinco, Luiz Antonio Lisboa.

Últimas

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Na última quinta-feira, dia 22, em Sessão Extraordinária realizada na Câmara Municipal de Itapetininga (CMI), 15 dos 19 vereadores votaram pela cassação do mandato do parlamentar de oposição Eduardo Codorna...

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

No mês em que é celebrado o “Dia Internacional do Combate às Hepatites Virais”, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica promovem...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga