Agenda – Ivan Barsanti – 26/12/2019

Problemas

No último cinco deste mês o deputado estadual do P.T Emídio de Souza (ex-prefeito de Osasco) entrou no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo com mandado de segurança pedindo a suspensão da PEC (projeto de emenda à Constituição) da Reforma da Previdência Estadual até então em andamento na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no Ibirapuera em São Paulo. E conseguiu. Daí que o deputado Cauê Macris (P.S.D.B) presidente da Assembleia, a Alesp, inconformado, recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília que, pelo menos até agora, ainda não havia emitido nenhuma decisão sobre o fato. Segundo a Apeoesp (sindicato dos professores do Estado de São Paulo) daqui de Itapetininga, alguns partidos de oposição ao governo João Doria (PSDB) foram favoráveis a referida suspensão pela decisão tomada pelo Partido dos Trabalhadores porque o texto da Reforma da Previdência do executivo paulista iria (ou vai) prejudicar enormemente o professorado tanto na questão financeira (que aliás há cinco anos não recebe aumento) como na evolução na carreira. Tudo indica que só em 2020 haverá a continuidade da discussão da PEC na Assembleia Paulista.

 

A grande noite I

Na penúltima sexta-feira, treze, à noite no “foyer” do teatro do Sesi, em Vila Rio Branco, aconteceu a esperada noite de autógrafos da obra “Vivas memórias” (histórias, personagens, crônicas), volume 2 do cronista deste “Correio de Itapetininga” Alberto Isaac (a organização do livro por conta de Fuad Abrão Isaac). Dezenas e dezenas de conterrâneos compareceram ao evento para prestigiar o jornalista Alberto e adquirir o livro. Este é dividido em “crônicas e histórias”, “personagens”, “prédios e tradições”, tudo isso relacionado a cidade de Itapetininga na maioria dos textos. Na crônica “Subindo a Quintino Bocaiuva com gratas recordações” Alberto Isaac mostra que além de narrador de fatos e cotidianos desta cidade é um historiador. Quem quiser conhecer melhor os meandros, mistérios, espantos, sabores e a tradição de Itapetininga terá que ler os escritos de Alberto Isaac neste documento “Vivas memórias”, volume 2.

 

A grande noite II

No dia do lançamento de “Vivas memórias”, volume 2, de autoria de Alberto Isaac (com o apoio cultural Pão de Mel supermercados, Franciosi Imóveis, Camargo, Restaurante Árabe, Sesi, Correio de Itapetininga e Gráfica do Carmo), penúltima sexta-feira, treze, no “foyer” do teatro do Sesi, em Vila Rio Branco, antes do momento de autógrafos houve a apresentação da peça “Crônicas de um amor esquecido”, autoria de Milton Cardoso (responsável pelo Núcleo de Artes Cênicas do Sesi itapetiningano) e inspirado em crônicas de Alberto Isaac. Milton veio para cá em 2007 e pesquisa sobre está cidade desde então. Segundo, a apresentação da peça, assinada pelo próprio Milton Cardoso “A peça teatral transcorre entre 1958 e 1959 quando o público é apresentado à normalista (aluna do Magistério) Maria Júlia que comemora seus quinze anos no Clube Venâncio Ayres. Na festa a jovem conhece o encantador Victor. Paixão imediata que sofre desde o início a imposição dos pais da moça, principalmente do seu padrasto. No final, muitos e muitos aplausos. Entre os presentes no teatro do Sesi no último dia treze: os familiares de Alberto (a esposa Therezinha (Eza) Abrão, os filhos Fuad, Silvana, Andréia e o neto Albertinho), Ana Luisa (Luisinha) – Jorge Carvalho, Roberto Soares Hungria, Maria Nívea Guaneri Machado, Claúdia Regina Fernandes Dandreta, Regina Antonia (Aboarrage) – Teodóros Anastassiades, Neusa Aboarrage Melges de Andrade, Teresa (Terô) Aboarrage , Elizabete (Abrão) – Edésio Rodrigues, Zilda Nastri Carvalho, Renata Nastri Carvalho, Maria Cristina Nery, Olga Pellegrini, Silas Gehring Cardoso, Edmundo José Nogueira, Gisele (Quarentei Cardoso) – Flávio Augusto Vasconcellos Ferrari Filho, Luis Fernando Galvão Ferrari, Ana Elisa (Bloes Meirelles) – Hélio de Arruda Miranda, Walquíria – Jorge Paunovic, Rosana de Almeida Galvão, Márcia Miller, Rita Aguiar de Campos, Rosa Maria Aguiar de Campos, Carla Flávia Monteiro, Laura Oliveira, Cândida Reis, Paulo _____, Fábio Arruda Miranda, Leomira Camargo Nunes, Ivan Barsanti Silveira.

 

Soam os sinos…

No almoço natalino do penúltimo domingo, vinte e dois, na sede da Associação do “Bem Viver” próxima a Itauto e da avenida José de Almeida Carvalho, a presidente Rosa Maria Marcondes de Almeida, a vice, Eliana Maria Monteiro de Moraes, a segunda secretária Marta Ozi e equipe se esmeraram na preparação e oferecimento da saborosa mesa com os pratos de maionese, arroz branco, saladas, carnes entre outros. Muita descontração entre os presentes e entre estes: Ana Maria Marcondes, Maria Luiza Mastrandéa, Maria Lúcia Tórcia Soares, Olga Pellegrini, José Hélio, Maria Margarida Mazarino, Benedito Joaquim de Almeida, Lourdes Vieira Souza, Vitória Souza, Diva Straub Leite, Lindarce Araújo, Luigia Nacco, Edwirges Siqueira de Oliveira, Maria Eloisa Peterlinkar, Graciete Pie, Maria Isabel Morais, Marisa Messias de Moraes Monteiro, Raquel Ozi, Jacira (Rodrigues Plens) – Wadi Esau Shecaira, Maria Helena Marino, Marina Collaço Ribeito, Maria José de Araújo Guerra Pereira, Lilyan Aparecida de Almeida Luz, Giselda Myrto Pereira Pinto, Elisângela Siqueira, Eliana Siqueira, Antonio Siqueira. Antes do almoço o Coral da entidade regido por Olga Maria Camargo Pellegrini entoou músicas natalinas como a brasileiríssima “Pastoril” (que faz parte das festas natalinas do Nordeste), “Louvação de Natal” (Glória! Jesus nasceu!), “Aleluias” e “Sonho Impossível”, está, adaptação de Francisco Buarque de Holanda, canção do musical “O Homem de La Mancha” apresentado no Brasil pelos atores Bibi Ferreira e Paulo Autran.

 

Em plena festa

De tradicional família daqui Márcia Salete Placco comemorou idade nova durante o grande baile do “Ray Connif Cover” no atual Di Trento (ex-Calegari) durante os festejos do Centenário do Instituto Imaculada Conceição, o Colégio das Madres, no penúltimo sábado, quatorze.

 

Birthdays

Incansável coordenadora da comemoração dos sessenta anos de formandos do Curso Normal (depois Magistério) do então Instituto de Educação “Peixoto Gomide”, turma de 1959, Ana de Lourdes Ribeiro Secco mudou de idade na última quarta-feira, dezoito. Ana de Lourdes (que é irmã de José de Almeida Ribeiro) está feliz da vida com a festa dos formandos de 1959, acontecida no último trinta de novembro. Ana trabalhou como professora em São Paulo e voltou a residir aqui, itapetiningana que é.

 

Birthdays

Mudaram e mudam de idade os seguintes cidadãos itapetininganos: ontem, quinta-feira, Ivens Barsanti Camargo, economista, alto funcionário do então Banespa de São Paulo, já aposentado; hoje, sexta-feira, vinte e sete, José de Almeida Ribeiro, funcionário do então Banespa, já aposentado, advogado e emérito conhecedor da história de Itapetininga, na mesma data Priscila Barth Calux Hidalgo; amanhã, sábado, vinte e oito, Rafael Granato Júnior delegado estadual de polícia civil; trinta e um, próxima terça-feira (último dia do anos), José Hercules Ribeiro de Almeida, empresário e advogado, na mesma data, José Nelson Correa Camargo, auditor fiscal estadual; também no mesmo dia (trinta e um) Benedito Morelli, médico gastroenterologista e também na mesma data Luíz Honório de Oliveira, o “Filisbino”, radialista.

 

Coluna – Esperando o “réveillon”

As itapetininganas (esquerda para a direita): Gisele (Quarentei) Cardoso Ferrari, dentista, Renata Ruiz Claro de Oliveira, dentista e Rosana Cecília Cheque, biomédica, aguardando para celebrações, a passagem da noite de trinta e um de dezembro para a madrugada do primeiro dia de janeiro.

Últimas

Prefeitura abre Refis 2021 para os contribuintes

Prefeitura abre Refis 2021 para os contribuintes

Começou nesta quarta-feira, dia 22, o Programa de Recuperação Fiscal de Itapetininga (Refis) 2021 de Itapetininga. O contribuinte pode parcelar suas dívidas municipais, como ISSQN, IPTU, ITBI e outros impostos...

Casos de furto aumentam 17% em Itapetininga

Casos de furto aumentam 17% em Itapetininga

Nesta semana as cenas de violência contra um idoso durante um assalto no Centro de Itapetininga chamaram atenção para o assunto de segurança no município. Dados da Secretaria de Segurança...

Cidade não tem plano municipal de arborização

Cidade não tem plano municipal de arborização

A prefeitura de Itapetininga informou, por meio da Secretaria de Meio Ambiente que o plano está sendo elaborado. Segundo o executivo, em 2021 foram realizados até o momento 125 corte...

Produtores se preparam para o plantio da soja

Produtores se preparam para o plantio da soja

Produtores de soja se preparam para o inicio do plantio da soja que começou em 16 de setembro. O calendário de semeadura estabelecido para o plantio da soja vai até...

Semeando Talentos está em busca de jovens profissionais

Duratex oferece curso profissionalizante

A Dexco, detentora das marcas Duratex e Durafloor, alinhada à sua estratégia de ESG (sigla em inglês para ações ambientais, sociais e de governança), mantém o compromisso de fomentar ações...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga