Agente da passiva e a redenção

Com o tempo os alunos iam aprendendo, depois se tornava fácil para identificar o agente da passiva numa oração. Agente da passiva é o complemento de um verbo na voz passiva, como ensinam os gramáticos. Representa, em outras palavras, o ser que pratica a ação expressa pelo verbo passivo. O agente da passiva corresponde ao sujeito na oração na voz ativa. Por exemplo: Jesus foi aclamado pela multidão uma semana antes de sua crucificação. (Voz passiva) A multidão aclamou Jesus uma semana antes de sua crucificação. (Voz ativa) Depois disso e diante disso, surge a pergunta teológica: Quem é o agente da redenção na voz ativa? O catecismo de Westminster, adotado pelos reformados, afirma que há um só Deus, o Deus vivo e verdadeiro. Há, no entanto, três pessoas na Divindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, e essas três são um só Deus, da mesma substância, iguais em poder e glória. Quanto à redenção humana, assunto soteriológico, as três pessoas participaram ativamente. Eis a explicação:
Deus, o Pai, é o agente da salvação, uma vez que foi ele quem enviou o seu Filho unigênito para morrer e foi, além disso, quem o puniu por causa dos pecados dos eleitos. Paulo, o apóstolo, explicando tal doutrina, escreveu aos gálatas: “Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. ” Gl.4:4) em outras palavras: O Pai puniu Jesus Cristo por causa dos pecados dos eleitos. O apóstolo dos gentios afirmou: “Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. ” (II Co. 5:21)
Deus, o Filho, é, também, o agente da salvação. Ele, Cristo, se dispôs a deixar de lado a glória de sua natureza divina e fazer-se homem para salvar os eleitos. Além disso, ele se dispôs a dar-se a si mesmo como oferta. Ele sofreu passivamente, portanto, ele pôde dizer: “Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida … ninguém a tira de mim…” (Jo. 10:17) Atualmente, Jesus, na glória eterna, continua intercedendo por aqueles a quem ele deu a sua vida. Leia, caro leitor, em Romanos 8: 35.
Por fim, o Espírito Santo é o agente da salvação, uma vez que o corpo humano que o Filho tomou, quando se tornou homem, foi criado pelo Espírito Santo, em Maria. Diz o texto sagrado: “… estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo. ” (Mt. 1:18) A Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, purificou um óvulo de Maria, através de sua sombra divina, como afirmou o médico Lucas, no seu evangelho, capitulo um, versículo trinta e cinco. Além disso foi pelo Espírito Eterno que ele se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus. Heb. 9:14) Cristo levantou-se dentre os mortos, no terceiro dia, após a sua crucificação pela operação gloriosa do Espírito Santo. Diz o apóstolo Pedro: Mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito. ” (I Pedro 3:18)
As Três Pessoas da Santíssima Trindade, portanto, participaram da redenção dos eleitos. Em outras palavras: A Trindade foi o agente da redenção dos eleitos. Glória a Deus! “Meu Deus, que amor! Meu Deus, que eterno amor! ” (Hino 88)

Últimas

Vitrine – Arte por toda parte

Cidade tem obras atrasadas, aponta TCE

Itapetininga conta com obras atrasadas. A apuração é do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que indicou que havia, no primeiro trimestre, nove construções com problemas no cronograma. Conforme a...

Correio Político

Correio Político

Convenções As convenções para formação definitiva das coligações dos partidos e definições das candidaturas de prefeito, vice e vereadores devem acontecer no próximo final de semana, prazo final do calendário...

Itapetininga desponta na produção de lúpulo

Itapetininga desponta na produção de lúpulo

Itapetininga é conhecida por sua agricultura diversificada e agora se destaca na produção de lúpulo, um ingrediente indispensável para a fabricação de cerveja. A iniciativa, liderada pelo produtor Fernando Gonçalves,...

Prefeitura divulga balanço de adesões do Refis 2021

Projeto do aeroporto é retomado; agora é municipal

Após 10 anos, o projeto de aeroporto é retomado em Itapetininga. Agora, foi reformulado e será municipal. Em tese, significa que a prefeitura desenvolverá e executará o projeto com recursos...

Itapetininga está em 3º lugar nos Jogos Regionais

Itapetininga está em 3º lugar nos Jogos Regionais

Nos últimos dias dos 66º Jogos Regionais em Itapetininga, a cidade está em terceiro lugar na classificação parcial, até o momento. O destaque foi o Tênis feminino, Badminton Feminino e...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.