Com o tempo os alunos iam aprendendo, depois se tornava fácil para identificar o agente da passiva numa oração. Agente da passiva é o complemento de um verbo na voz passiva, como ensinam os gramáticos. Representa, em outras palavras, o ser que pratica a ação expressa pelo verbo passivo. O agente da passiva corresponde ao sujeito na oração na voz ativa. Por exemplo: Jesus foi aclamado pela multidão uma semana antes de sua crucificação. (Voz passiva) A multidão aclamou Jesus uma semana antes de sua crucificação. (Voz ativa) Depois disso e diante disso, surge a pergunta teológica: Quem é o agente da redenção na voz ativa? O catecismo de Westminster, adotado pelos reformados, afirma que há um só Deus, o Deus vivo e verdadeiro. Há, no entanto, três pessoas na Divindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, e essas três são um só Deus, da mesma substância, iguais em poder e glória. Quanto à redenção humana, assunto soteriológico, as três pessoas participaram ativamente. Eis a explicação:
Deus, o Pai, é o agente da salvação, uma vez que foi ele quem enviou o seu Filho unigênito para morrer e foi, além disso, quem o puniu por causa dos pecados dos eleitos. Paulo, o apóstolo, explicando tal doutrina, escreveu aos gálatas: “Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. ” Gl.4:4) em outras palavras: O Pai puniu Jesus Cristo por causa dos pecados dos eleitos. O apóstolo dos gentios afirmou: “Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. ” (II Co. 5:21)
Deus, o Filho, é, também, o agente da salvação. Ele, Cristo, se dispôs a deixar de lado a glória de sua natureza divina e fazer-se homem para salvar os eleitos. Além disso, ele se dispôs a dar-se a si mesmo como oferta. Ele sofreu passivamente, portanto, ele pôde dizer: “Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida … ninguém a tira de mim…” (Jo. 10:17) Atualmente, Jesus, na glória eterna, continua intercedendo por aqueles a quem ele deu a sua vida. Leia, caro leitor, em Romanos 8: 35.
Por fim, o Espírito Santo é o agente da salvação, uma vez que o corpo humano que o Filho tomou, quando se tornou homem, foi criado pelo Espírito Santo, em Maria. Diz o texto sagrado: “… estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo. ” (Mt. 1:18) A Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, purificou um óvulo de Maria, através de sua sombra divina, como afirmou o médico Lucas, no seu evangelho, capitulo um, versículo trinta e cinco. Além disso foi pelo Espírito Eterno que ele se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus. Heb. 9:14) Cristo levantou-se dentre os mortos, no terceiro dia, após a sua crucificação pela operação gloriosa do Espírito Santo. Diz o apóstolo Pedro: Mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito. ” (I Pedro 3:18)
As Três Pessoas da Santíssima Trindade, portanto, participaram da redenção dos eleitos. Em outras palavras: A Trindade foi o agente da redenção dos eleitos. Glória a Deus! “Meu Deus, que amor! Meu Deus, que eterno amor! ” (Hino 88)
Falecidos da Semana
05 DE DEZEMBRO DE 2024 THERESA DE JESUS PROENÇA DE MOURA DATA/LOCAL DO FALECIMENTO: 05/12/2024 ÀS 20:00 HS EM ITAPETININGA-SP IDADE: 83 ANOS PROFISSÃO: APOSENTADA ESTADO CIVIL: VIÚVA DO SR....