Agostinho e a Filosofia da Idade Média

De todos os pais da Igreja com que a Idade Média conta, Agostinho ou Santo Agostinho para alguns, é o que exerceu a mais profunda influência na época. Gosto de ler as suas “Confissões”, bem como a sua obra: “A Cidade de Deus”. Li, quando estava no Seminário Presbiteriano Conservador, a sua biografia escrita por Huberto Rohden. Li e reli. Rohden, a respeito de Agostinho, afirmou: “O cristianismo agostiniano é platônico, religião da luz, da beleza, da estética, do coração, do amor, assim como o cristianismo de Tomás de Aquino é, antes, a religião da inteligência, do raciocínio sóbrio de Aristóteles”.

Filho de Patrício, pagão, e de Mônica, cristã; viveu no período 354 – 430 d.C. Recebeu uma educação elevada de sua mãe, porém quando atingiu a mocidade, entregou-se a uma vida desregrada, fútil e sensual. Nessa época ensinou Retórica em Roma, Cartago e Milão. A sua mãe, no entanto, orava sempre por ele para que se convertesse a Cristo. Entrou para a vida religiosa, tornando-se coadjutor de Hippona e mais tarde bispo. Combateu o maniqueísmo. A sua filosofia é inspirada em Platão. Pregava a existência da certeza, mostrando as contradições da dúvida universal. Provava a existência de Deus pela contingência do mundo, pela necessidade e imortalidade da alma.

Logo após a sua conversão, deixando o maniqueísmo, Agostinho perguntou para Ambrósio qual dos livros sagrados era o melhor para ser estudado. Ambrósio, o teólogo, e grande orador, sem pestanejar, disse: Isaías. A resposta de Ambrósio foi sábia, porque o livro de Isaias apresenta de um modo nítido a visão da graça de Deus. Agostinho, na obra “Confissões”, livro X, indaga: “Quem é Deus? ” Depois, numa linguagem poética, discorre: “Perguntei-o `a terra e disse-me: Eu não sou. E tudo o que nela existe respondeu-me o mesmo. Interroguei ao mar, os abismos e os répteis animados e vivos e responderam-me: Não somos o teu Deus; busca-o acima de nós. Perguntei aos ventos que sopram; e o ar, com os seus habitantes, respondeu-me: Anaxímenes está enganado; eu não sou o teu Deus”. Por fim, ele perguntou para o céu, sol, lua e estrelas e todos disseram: Nós, também, não somos o teu Deus. Finalmente todos exclamaram com alarido: Foi ele quem nos criou”.

Os Reformados, seguindo passo a passo a filosofia de Agostinho, afirmam: Deus é espírito, infinito, eterno e, imutável em seu ser, sabedoria, poder, santidade, justiça, bondade e verdade. Asseveram, ainda, que há um só Deus, o Deus vivo e verdadeiro e que há três pessoas na Divindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo e estas três são um só Deus, da mesma substância, iguais em poder e glória.

Agostinho sobre Deus disse estas palavras que se tornaram proverbiais: -“Vós o incitais que se deleite nos vossos louvores, porque nos criastes para vós e o nosso coração vive inquieto, enquanto não repousar em vós ”. (Frase que está no livro I de sua obra: “Confissões”.

Últimas

Confira o abre e fecha para o recesso de fim de ano

Confira o abre e fecha para o feriado de Finados

Devido ao feriado de Finados, dia 02 de novembro, o funcionamento de alguns serviços públicos deve sofrer alteração no horário de atendimento, é importante ficar atento. Confira o que abre...

Carnês de IPTU começam ser entregues em fevereiro, com reajuste

Casos positivos de Covid-19 aumentam 386% em Itapetininga

Os casos positivados para Covid-19 aumentaram 386% em Itapetininga nesta semana, segundo dados do Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura, durante sete dias, 214 novos pacientes foram diagnosticados com a doença,...

Casa Kennedy: Patrimônio Cultural Itapetiningano

Casa Kennedy promove 2ª Expo Imigrantes

O Centro Cultural Brasil Estados Unidos - Casa Kennedy, promove a 2ª Expo Imigrantes a partir de 1º de novembro. A programação começa com o lançamento do livro “Lágrimas que...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.