Não acreditei, quando ela me disse que era mãe e o seu filho mais novo já tinha trinta e cinco anos. Bonita, simpática, sorridente, possuidora de um corpinho de adolescente. Para mim caiu por terra a filosofia de Schopenhauer. Afirmou o filósofo pessimista que os moços devem refletir que se “o objeto que agora lhes inspira sonetos houvesse nascido dezoito anos antes, eles não lhe dariam um olhar.
Quis saber a razão de sua juventude e beleza. Ela com um sorriso que estampava nos olhos e no rosto inteiro, respondeu: obediência.
– Como assim? Indaguei. Ela sem titubear, citou o apóstolo Paulo: – “ Alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez digo, alegrai-vos. ” (Filip. 4:4)
Tudo isso aconteceu em frente da igreja, cumprimentando os membros e visitantes. Eu pregara a salvação em Cristo e agora me despedia fraternal e cordialmente dos discípulos de Jesus.
Chegando em casa, fui para a capela para ler a ordem paulina e lá estava a ordem citada pela minha paroquiana: “Regozijai-vos sempre no Senhor, outra vez digo, Regozijai-vos. ” Peguei o Novo Testamento em latim e lá estava a receita do remédio para a eterna juventude e beleza: “Gaudete in Domino semper: iterum dico gaudete.” No grego estava: “Kairete em Kurio…” Notei que a alegria é um fruto do Espírito Santo, pois Paulo disse aos gálatas: “ Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. ” (Gal. 5:22)
Descobri, numa conversa informal com a minha paroquiana, o remédio para manter e conservar a beleza da juventude. O remédio já era antigo e conhecido pelos antigos. Lera por várias vezes o texto e jamais tentara colocar em prática. Salomão, o terceiro rei de Israel, com a sabedoria que Deus lhe dera, já tinha escrito: “ O coração alegre aformoseia o rosto. ” (Prov. 15:13)
Notei, meditando nas palavras paulinas, que a exortação é enfática. Usa o advérbio “sempre” para modificar o verbo, ensinando aos discípulos de Cristo a viver alegres constante e diariamente.
Alguém já disse e é verdade que “a alegria no viver cristão tem muita importância. Corrobora com o nosso testemunho da verdade. Contagia o ambiente. Ajuda a ganhar vidas para Cristo. Torna mais suave a nossa árdua tarefa. ”
Conheci muitas pessoas amarguradas e tristes. Todas elas envelheceram rapidamente. Tudo era mal. Esposavam a filosofia de Schopenhauer e diziam sempre: A vida é má, porque é uma guerra. ”
Tire os maus pensamentos de seu cérebro e alegre-se em Cristo, pois Jesus e só Jesus é a alegria dos homens. Faça um quadro com uma moldura bonita e com os dizeres em português ou em latim: Alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez digo: Alegrai-vos. Em latim fica mais chique: Gaudete in Domino sempre: iterum dico gaudete. Vai ficar parecendo um escudo.