Algumas características dos reformados

Lutero e Calvino não são fundadores de Igreja, mas pregaram a reforma, uma vez que eles pretendiam o retorno às origens, sem intermédio da tradição e preconizavam a consulta direta ao texto bíblico. A Escritura Sagrada tornou-se para eles a única regra de fé e prática nas línguas originais. Traduziram-na para que o povo tivesse oportunidade de ler e interpretar.
Martinho Lutero (1483-1546) e Melanchton (1497-1560) trabalharam intensamente para a implantação da escola primária para todos. O índice de analfabetismo nos países tidos por protestantes é muito baixo. Foi a primeira vez que se falou em educação universal. Lutero, ao mesmo tempo, solicitou às autoridades oficiais que assumissem tal tarefa, visto que, a educação, segundo ele, devia ser de competência do estado. Lutero repudiava o castigo e criticava o verbalismo oco da Escolástica. Propunha jogos, exercícios físicos, música, valorizando os conteúdos literários e recomendava o estudo da história e das matemáticas. Calvino (1509-1564) foi mais além, pois queria uma reforma mais profunda. Pregava a valorização do ensino e que cada igreja tivesse ao lado uma escola. Ele organizou a educação em Genebra. Pessoalmente, afirmo que aprendi, quando estava no seminário calvinista, como estudar, filosofar e pensar.
Lutero deu muita ênfase à musica, os corais se tornaram famosos. Compôs Lutero muitos hinos, entre eles, o mais popular é “Castelo Forte”. Eis a primeira estrofe: “Castelo forte é nosso Deus, / Espada e bom escudo! / Com seu poder defende os seus/ Em todo transe agudo / Com fúria pertinaz / Persegue satanás / Com ânimo cruel! / Mui forte é o Deus fiel, / Igual não há na terra. ”
O presbiterianismo é fruto da reforma do século XVI e Calvino foi o norteador do seu governo, repudiando a hierarquia religiosa, restabelecendo o vínculo direto entre o fiel e Deus. Para os reformados há três pessoas na divindade: Pai, Filho e Espírito Santo: estas três pessoas são um só Deus verdadeiro e eterno da mesma substância, iguais em poder e glória.
O hinário presbiteriano possui quatrocentos hinos que foram traduzidos do inglês ou do alemão, de acordo com as doutrinas bíblicas e calvinistas. Os reformados pregam que há um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual se deu a si mesmo em resgate por todos, como afirmou o apóstolo Paulo. Foi Jesus, que é Deus-homem, quem disse: “Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. ” É por isso que o reformado termina a sua oração, dizendo: Tudo isso, ó Deus, te agrademos e te pedimos no nome do teu Filho Jesus Cristo. Amém.
Eis aí um resumo de algumas verdades pregadas e ensinadas pelos reformados.

Últimas

Correio Político 1000

Correio Político 1000

  Everthon Juliano Quem surge como uma nova alternativa para a Câmara Municipal é o educador Everton Juliano, pré-candidato a vereador pelo PSOL. Professor de educação infantil, Everthon produz conteúdo...

Apadrinhamento Solidário, um olhar de inclusão

Apadrinhamento Solidário, um olhar de inclusão

Com o objetivo de proporcionar convivência familiar, apoio financeiro e de serviços a crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional e com poucas perspectivas de retorno a família de...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.