Antes de tratar do assunto, propriamente, vou contar um fato interessante que li no livro “Paulo de Tarso”, escrito pelo ex-padre jesuíta Huberto Rohden, livre pensador. O famoso escritor, discorrendo sobre a idolatria do povo de Listra, afirmou: “O homem é religioso por natureza, e, quanto mais ignorante, tanto mais se aferra às suas ideias por mais absurdas que sejam. Ofender os seus queridos ídolos, procurar arrebatar-lhe os seus queridos ídolos, procurar arrebatar – lhe os seus sublimes fetiches é o mesmo que arrancar das mãozinhas de uma criança o seu único brinquedo. ” Por fim Rohden completa: “Em matéria de religião, todo homem profano é uma criança. Ai de quem ouse afirmar que aquele toro de madeira esculpida não é Deus! Que aquela lasca de granito não é um santo! Que aquele amuleto que o devoto traz ao peito não contém nenhuma virtude sobrenatural! Que determinada fórmula cabalística não produz nenhum efeito milagroso. ”
Pois bem, depois do preâmbulo, afirmo que respeito todas as religiões e todas as igrejas, mas sou escravo da verdade. Embora haja no mundo várias igrejas cristãs, várias denominações, várias congregações, várias comunidades e por aí vai, é fácil saber qual é a verdadeira.
A igreja verdadeira possui três características principais: A primeira se refere a Palavra de Deus. A verdadeira é aquela que prega com fidelidade a Sagrada Escritura. A Bíblia, portanto, é a única regra de fé e prática. São Pedro disse: “Verbum autem Domini manet in aeternum” ( A Palavra do Senhor, porém, permanece eternamente.)
A segunda se refere aos sacramentos. Sacramento, de acordo com Santo Agostinho, é um sinal visível de uma graça invisível, portanto são apenas dois, de acordo com a definição: Santa Ceia ou Eucaristia e Batismo. Os sinais visíveis da Eucaristia são o pão e o vinho. O sinal invisível é a nossa união espiritual com Cristo. O vinho é o símbolo do sangue de Cristo que foi derramado para nos purificar e o pão é o alimento que nos fortalece. Cristo é o pão da vida e aquele que tem Jesus no coração, jamais terá fome. O sinal visível do batismo é a água e o invisível é a nossa purificação.
A terceira é a disciplina. Quem peca deve ser disciplinado. Disciplinar não é transferir o faltoso de uma igreja para outra ou de um lugar para outro, mas é corrigi-lo. A norma está na Escritura Sagrada.
Portanto são três as características da Igreja verdadeira: Pregar a Palavra de Deus com fidelidade, administrar corretamente os sacramentos e disciplinar os faltosos.
Gratia Domini nostri Iesu Christi cum omnibus vobis. (A graça do nosso Senhor Jesus Cristo seja com todas vós.)
Falecidos da Semana
05 DE DEZEMBRO DE 2024 THERESA DE JESUS PROENÇA DE MOURA DATA/LOCAL DO FALECIMENTO: 05/12/2024 ÀS 20:00 HS EM ITAPETININGA-SP IDADE: 83 ANOS PROFISSÃO: APOSENTADA ESTADO CIVIL: VIÚVA DO SR....