As chagas de Cristo

Jesus morreu com ladrões e como ladrão. Morreu pregado para pregar ao mundo inteiro que só ele e ninguém mais pode salvar o homem da perdição eterna. Foi o sacerdote e a oferta. Como sacerdote iniciou a cerimônia com uma oração: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” Como oferta foi afixado no altar, que é a cruz, não com cordas, como se fazia com o cordeiro, mas com cravos. As cordas amarram, mas os cravos pregam, seguram, afixam e martirizam. As cordas deixam o sinal, enquanto dura o sacrifício, porém os cravos deixam-no para sempre. Só há, no céu, um sinal humano, em forma de cruz, que é o sinal dos cravos, os outros desapareceram no tempo e no espaço, mas o dos cravos perduram pelos séculos e séculos sem fim para mostrar a eternidade do sacrifício do amor divino. Se olharmos para a cruz, vamos ver que Cristo foi pregado com três cravos.
Jesus teve as mãos e os pés cravejados, produzindo três chagas: a do amor, do perdão e da humildade. Três cravos e apenas três foram suficientes para prender o corpo de Cristo na cruz: cravo da inveja, calúnia e da ingratidão.
Pilatos, diante do silêncio de Cristo, ficou num dilema: queria soltar a Cristo, mas queria agradar aos homens. Pilatos não sabia o que fazer: servia a Cristo, a pedido de sua mulher, todavia servia aos judeus para se manter no poder passageiro deste mundo. Lembrou-se, neste momento, de Barrabás, criminoso confesso, e disse ao povo, perguntando: “Qual quereis que vos solte? ” Mateus, o evangelista, afirma que ele fez tal pergunta porque sabia que por inveja o havia entregado. Os sacerdotes tinham inveja por causa da popularidade de Cristo. Inveja dos milagres que fazia. Inveja, porque ele pregava com autoridade e argumentava com sabedoria. Um cravo foi de inveja.
A calunia foi o segundo cravo. Quando Jesus foi preso, uma falsa testemunha dissera: “Esse disse: Eu posso derrubar o templo de Deus e reedificá-lo em três dias” Cristo não dissera: “Eu posso derrubar o templo de Deus” Falara do templo do seu corpo e não do templo feito pelas mãos humanas. O homem torcera, mentindo, mudando, totalmente, o significado das palavras de Cristo, caluniando o mais santo dos santos.
O cravo da ingratidão foi o último que eles usaram para pregar o nosso Senhor Jesus Cristo. Foi o mais comprido, pois com ele atravessaram os artelhos dos dois pés de Cristo. Passara Cristo curando os enfermos, ressuscitando os mortos, dando vista aos cegos e alimentando a multidão que o seguia, agora, como recompensa, é pregado na cruz. É o cravo da ingratidão.
Três cravos serviram para crucificar o nosso Senhor. Com o cravo da inveja, prenderam a mão direita que abençoava. Com o cravo da calúnia, a mão esquerda que multiplicava os pães e, com o cravo da ingratidão, os pés que subjugavam o inimigo espiritual do povo, pois andando pregava e pregando libertava os cativos das mãos de Satanás. Três cravos e três chagas, mas a pior foi a quarta, provocada pelo soldado que, com desprezo e desrespeito, transpassou o coração sagrado do divino Mestre, vertendo sangue e água, numa prova cabal que Cristo morrera e morrera por mim, por ti e por vós.
Jesus morreu pelos nossos pecados, mas ressuscitou para nossa justificação, tornando-se a garantia da nossa ressurreição. “Está Consumado”.

Últimas

Correio Político 1000

Correio Político 1000

  Everthon Juliano Quem surge como uma nova alternativa para a Câmara Municipal é o educador Everton Juliano, pré-candidato a vereador pelo PSOL. Professor de educação infantil, Everthon produz conteúdo...

Apadrinhamento Solidário, um olhar de inclusão

Apadrinhamento Solidário, um olhar de inclusão

Com o objetivo de proporcionar convivência familiar, apoio financeiro e de serviços a crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional e com poucas perspectivas de retorno a família de...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.