As Tempestades da Vida

Lucas, o primeiro historiador da igreja, narra um fato curioso, que se deu com Cristo e os seus discípulos no mar da Galileia. (Lucas 8:22 a 25) Afirma o evangelista que Jesus disse aos seus discípulos: Passemos para a outra banda do lago. O mar da Galileia na verdade é um lago de água doce que fica 216 metros abaixo do nível do mar. Tem 8 quilômetros de comprimento e 5 quilômetros de largura, chegando a 50 metros de profundidade. Cobre, portanto, uma área de 165 km.quadrados. Há, no entanto, tempestades violentas, talvez provocadas pela topografia. Pois bem, navegando Jesus com os seus discípulos numa pequena embarcação, sobreveio uma tempestade de vento. Lucas diz que Cristo, logo que entrou na embarcação, adormeceu. Diante dos uivos do vento e das águas revoltas que invadiam a embarcação, despertaram Jesus e disseram: – Mestre, Mestre, perecemos.
Jesus, colocando-se em pé, repreendeu o vento e a fúria da água. Depois dirigindo-se aos discípulos, perguntou-lhes: – Onde está a vossa fé? Não diz o texto se a pergunta que Cristo fez foi respondida. O texto apenas afirma que os discípulos temerosos e espantados, maravilharam-se e diziam uns aos outros: Quem é este, que até aos ventos e a água manda e lhe obedecem.
Três lições podemos extrair da narrativa: A primeira com referência a tempestade. As tempestades fazem parte da vida. São indesejáveis, imprevisíveis e inevitáveis. Cristo, no entanto, fora quem ordenara a viagem e com ele venceremos, pois sempre estará conosco em meio as grandes adversidades
A segunda lição é que Jesus possui duas naturezas: divina e humana. Ele estava como ser humano cansado e dormia. Era filho do homem e compartilhava da natureza humana. Quanto à sua natureza divina ele estava tranquilo e descansava na Soberania de Deus. Ele, como já disse alguém, fazia a vontade do Pai, portanto a criação jamais poderia matar o Criador.
A terceira lição provém da própria tempestade. As tempestades da vida são oportunidades de milagres, uma vez que elas revelam a qualidade da nossa fé. Por outro lado as tempestades são importantes para conhecermos e aprendermos algo novo de Jesus. Depois que acalmou a tempestade, os discípulos perguntaram entre si: Quem é este, que até aos ventos e a água manda e lhe obedecem.
Eles estavam diante do Criador e não sabiam.

Últimas

Itapetininga tem 112.264 eleitores

Itapetininga tem 112.264 eleitores

Itapetininga tem 112.264 eleitores aptos a votar, segundo dados apurados pelo Cartório Eleitoral de Itapetininga. Os dados dizem respeito até a data de 24 de abril de 2024. O cadastro...

CORREIO POLÍTICO

CORREIO POLÍTICO

Partido Novo Pela primeira vez com um diretório em Itapetininga, o partido Novo vem com uma chapa de 20 pré-candidatos a vereador. E já começou demonstrando força política: filiou os...

Defesa Civil do Estado emite alerta de calor intenso

Quarta onda de calor atinge Itapetininga e região

Itapetininga e região estão enfrentando a quarta onda de calor durante deste ano, caracterizada por temperaturas elevadas durante o dia e noites mais frescas. A onda de calor é causada...

Mulher morre em grave acidente de moto

Mulher morre em grave acidente de moto

Uma mulher de 36 anos, identificada como Tarciana Teixeira de Deus, morreu na madrugada desta quarta-feira, dia 28 num grave acidente de moto. A vítima pilotava uma motocicleta quando colidiu...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.