Assassinato na Região

Eram irmãos. Os dois eram religiosos. Cada um queria adorar a Deus de seu modo. O ensino era prático. Aprendia-se fazendo e vendo fazer. Era oral e demonstrava–se pelas obras manuais.
Os dois aprenderam com os seus pais, uma vez que na região não havia escola regular. Caim era o nome do mais velho e Abel o nome do segundo. Com o tempo, cada um passou a trabalhar, segundo o seu tino ou intuição. Caim tornou-se agricultor e Abel cuidava de ovelhas.
Certo dia, Caim sentiu no seu coração o desejo de cultuar a Deus. Fez um altar de pedras, pois na época não havia templos, Colocou sobre ele o fruto da terra. Eram muitos frutos, porém não se sabe o nome deles.
Abel fez o mesmo, só que colocou sobre o altar, sacrificando, um dos primogênitos do seu rebanho de ovelhas. Note, caro leitor, que era um primogênito saudável e vistoso.
Deus havia ensinado aos seus pais, fazendo túnicas, tanto para Adão como para Eva de peles. Como já afirmei o ensino não era teórico, mas prático. Os dois haviam notado que estavam nus, logo depois, da transgressão da lei divina. Tinham pecado e Deus, como é amor, bondade e misericordioso, cobriu-os de vestes de salvação. Isaías, inspirado por Deus, muitos séculos depois, lembrando-se do fato, disse: – “Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegra em Deus: porque me vestiu de vestidos de salvação, me cobriu com o manto de justiça…” (Isaías 61:10)
Tanto Caim como Abel já sabiam que sem derramamento de sangue não havia salvação. Jesus, quando instituiu o sacramento da eucaristia, disse:- “Isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que por muitos é derramado.” Jesus é o cordeiro de Deus, primogênito de Maria. Observe que o sangue é derramado para muitos e não para todos, visto que nem todos crêem.
Deus, como já havia ensinado, aceitou o sacrifício de Abel, porém rejeitou o de Caim. Um oferecera, obedecendo, o outro de acordo com a sua vontade, pensando que a beleza dos frutos agradaria a Deus.
Caim, depois disso, deixou cair o seu semblante, tornando-se triste e irascível e mais irado ficou, conversando com o seu irmão. No campo, usando uma arma branca, derramou o sangue de Abel.
Tudo isso aconteceu na região do Éden. Foi o primeiro assassinato que depois recebeu o nome de fratricídio pelos juristas. “Não matarás” é o mandamento de Deus que “exige todos os esforços lícitos para conservar a nossa vida e a dos nossos semelhantes.”

Últimas

Começou esta semana a vacinação contra a gripe em idosos e profissionais da saúde

Sábado é dia de vacinação contra a Covid e Gripe

Com a grande adesão da população às repescagens da vacinação contra Covid-19 realizadas aos sábados no shopping de Itapetininga, a Secretaria de Saúde do município decidiu incluir no esquema de...

Vitrine – Realismo

Vitrine – Realismo

A coluna Vitrine desta semana apresenta algumas produções dos alunos do Art Studio & Atelier Henrik Ribeiro.Henrik Ribeiro trabalha há dois anos e meio como tatuador. Ele sempre pensou em...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga