Baleia ou Peixe

Quando era menino, vi o Sr. Pedroso discutir com o Sr. Vilela sobre o livro de Jonas. É um livro da Bíblia que faz parte dos Profetas Menores, como os livros de Oséias, Joel, Amós, Obadias, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. Dizia o Sr. Pedroso que não era possível uma baleia engolir um homem, uma vez que que a goela do cetáceo é incapaz de admitir qualquer objeto grande. Ouvi aquela discussão calorosa. O Sr. Pedroso até escumava os cantos da boca. O Sr. Vilela era mais calmo e apenas argumentava com um sorriso nos lábios, como se não fosse crédulo. Era um tanto indiferente. Entrara na questão de gaiato. Era pacato e homem de poucos estudos e conhecimentos, principalmente de monstros marinhos.
Naquele tempo eu já tinha as minhas opiniões e sabia discernir o certo do errado. É por isso que os adolescentes que cometem crimes devem ser penalizados. Eles sabem o que fazem. Deus criou o ser humano com personalidade: tem consciência própria e determinação. Tem consciência própria porque se distingue de tudo mais e nada faz sem saber o que está fazendo. Tem, também, determinação, desde a mais tenra idade, porque tem a faculdade de obedecer ou não, conforme queira. Como professor aposentado pude observar tudo isso “in loco” Só não sabe disso quem vive em gabinetes e escritórios e não lida com adolescentes. Já fui vítima de roubos e de furtos e todos eles praticados por adolescentes e diziam, na hora do crime: -“Calma, tio, só queremos o dinheiro e o carro. Nós somos de menor.” O “de menor” feria o ouvido e mostrava que eles tinham consciência do que estavam fazendo.
Mas o assunto é outro, só me referi ao fato, pois alguém já afirmou que os teólogos são contra a penalidade dos adolescentes. Eu sou a favor da punição e que sejam colocados em lugar próprio para eles, longe dos adultos. O país tem dinheiro para fazer campanhas eleitorais caríssimas e por que não tem dinheiro para construir escolas e presídios específicos? Deus é amor, mas é justiça.
De fato, voltando ao assunto, a Bíblia diz que foi um grande peixe. Talvez em alguma versão o tradutor tenha usado a palavra baleia, mas no hebraico, língua original do Velho Testamento, diz “dag gadol”, grande peixe, e, além disso, que foi preparado por Deus. (Jonas 1:17) O Eterno, que criou este mundo para habitação do homem com todos os recursos necessários, pode criar um grande peixe para engolir um profeta desobediente.Eis aí uma das razões do erro humano: ignorar o poder de Deus. Foi por isso que Jesus disse:- “Errais não conhecendo as Escrituras e nem o poder de Deus.”(Mat. 22:29) Deus é onipotente. Ele criou este mundo e sustenta-o pelo seu poder ilimitado. A vida de cada ser humano é dirigida por Deus. A Bíblia diz que é o Eterno quem tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz subir. O Senhor empobrece e enriquece, abaixa e também exalta. (Samuel 2:6,7)

Últimas

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Na última quinta-feira, dia 22, em Sessão Extraordinária realizada na Câmara Municipal de Itapetininga (CMI), 15 dos 19 vereadores votaram pela cassação do mandato do parlamentar de oposição Eduardo Codorna...

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

No mês em que é celebrado o “Dia Internacional do Combate às Hepatites Virais”, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica promovem...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga