Batismo não Salva

Karla estava freqüentando a Igreja Presbiteriana. Estava muito contente, porque o Pastor lia um texto bíblico e explicava palavra por palavra, citando o grego e o hebraico, dando mais vivacidade ao texto. Quando ela estava na igreja, viajava pela Palestina, Nordeste da África, Grécia, Mesopotâmia e até a Itália. Via, com os olhos espirituais, as regiões, onde Jesus havia realizado os seus prodígios. No domingo passado, o pregador lera no evangelho de Marcos, onde se encontra, no texto, o versículo: “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.” Apresentou um sermão sobre a Ressurreição de Cristo, deixando de comentar o versículo, pois o tema era outro.
Ela, chegando a casa, ficou pensando e indagando para si mesma: Quem não é batizado não será salvo?
Procurou, no dia seguinte, o Ministro do Evangelho e este respondeu da seguinte forma:
“Batismo é o sacramento no qual o lavar com água em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo significa e sela a nossa união com Cristo, a participação das bênçãos do pacto da graça. Mat. 28:19; João 3:5. Gal. 3:27. Depois disse a quem o batismo deve e não deve ser administrado: “Não deve ser administrado àqueles que estão fora da igreja visível, enquanto não professarem sua fé em Cristo e obediência a ele; mas os filhos daqueles que são membros da igreja visível devem ser batizados. Citou Atos 18:8, Gên. 7,14 Atos 2:38, I Cor 7:14. Versículos que foram lidos e explicados.
Quando Jesus disse que aquele que não cresse e fosse batizado seria salvo, apenas quis dizer que a demonstração da fé seria por meio do batismo. Quem salva é Cristo e foi por isso que já na segunda oração diz: “Mas quem não crer será condenado.” Os apóstolos foram comissionados a pregar, portanto deveriam arrolar como membros da igreja, apenas aqueles que cressem e demonstrassem a sua fé pelo batismo. O batismo apenas substituiu a circuncisão, uma vez que Cristo colocou no mesmo pé de igualdade o homem e a mulher como eram no jardim do Éden,
Só Jesus pode salvar o mais vil dos pecadores. É por isso que os presbiterianos cantam no dia do batismo; “Confirma, ó Salvador,/ a decisão feliz/ de quem, por teu amor,/ deixar o mundo quis,/ E agora vem se batizar,/ Submisso e humilde ao teu mandar/.
Karla entendeu, pois disse, no final: – Ah, agora entendi.
Os presbiterianos batizam por aspersão, uma vez que no grego, tanto faz “com” ou “em”. O texto pode ser traduzido com água ou na água. Depende do lugar e da circunstância. Qual é o mais cômodo?

Últimas

Usuários aprovam transporte coletivo gratuito

Após 100 dias população aprova ônibus gratuito

Com avaliação positiva da maioria da população, o transporte público gratuito em Itapetininga fez cem dias no início do mês de abril. A medida foi implementada pelo prefeito Jeferson Brun...

Cidade confirma primeiro caso de varíola dos macacos

Itapetininga registra novo caso de Chikungunya

Itapetininga registrou um novo caso de Chikungunya nesta quinta-feira, o paciente é uma mulher de 25 anos, que já está recuperada. O caso é autóctone, ou seja, que se origina...

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

O Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes, sob gestão da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), abriu ontem (17/04), de forma emergencial, o Pronto Socorro 2, devido à alta demanda de...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.