CARNAVAL INGÊNUO

Outrora, a maior diversão das crianças, no carnaval, era a guerra de água.
O líquido podia ser usado à vontade, pois vinha do rio, que nunca secava, e estava sempre disponível, na torneira mais próxima. Havia uma infinidade de bisnagas à venda, e caminhonetes saiam lotadas, molhando quem estava no percurso.
Políticos e corruptos notórios não eram retratados pelas máscaras da época, embora servissem de tema para uma ou outra marchinha. As máscaras, em sua maioria eram feitas em papel, retratando mais monstros que donzelas.
No interior, o carnaval de rua era pequeno, e a maioria das festas acontecia nos clubes. Havia o clube rico, onde aconteciam muitas brigas e poucas facadas.
Na periferia, nos clubes apelidados de “pega cria”, o ambiente variava de violento, por meia hora, a calmo, por cinco minutos. Para conversar com alguma moça, o cidadão forçosamente passava pela reação enciumada e vigilância do ex-namorado, atual namorado, irmãos e parentes próximos da pretendida.
Pobres ou ricos, todos buscavam a maneira mais econômica e rápida de embriaguez. As bebidas mais consumidas eram o Fogo Paulista e a Farmácia, misturas explosivas.
Nos salões, as mulheres dançavam sobre a mesa, enquanto o marido roncava em uma cadeira. Com extrema coragem, as moças pulavam descalças, e conseguiam o milagre de poucos pisões.
Bêbados dividiam-se quanto ao comportamento. Uns ficavam valentes, outros chorosos, enquanto alguns dormiam ou faziam juras de amor e pedidos insanos de casamento.
Antes da Aids, os preservativos visavam evitar outras doenças e, principalmente, casamentos, na delegacia ou igreja. Não existiam motéis, mas sobravam matos, veículos e casas em construção.
A polícia era mais informal, e a pena começava a ser aplicada já na entrada do camburão. Parentes e amigos corriam, tentando reaver os restos do conduzido.
Confetes e serpentinas animavam e embelezavam o ambiente, e borrifar alguém com lança-perfume era um ato de cortesia. Blocos e conjuntos saiam pelas ruas e salões, entoando as marchas da época.
Muitos aproveitavam o período para viagens, enquanto outros reuniam-se em retiros. A maioria passava o carnaval churrascando, e eram raros e magérrimos os vegetarianos.
Eram poucas as vítimas de acidentes, pois era reduzido o número de veículos, e quase impossível a velocidade, em meio a tantos fenemês e carroças.
Com o auxílio de bambus e palhas de aço, era possível entender a imagem e som dos televisores, que não transmitiam carnavais em tempo integral. No mister, retrocedemos.
É difícil evitar uma pontinha de saudade, dos carnavais de outrora, nas pequenas cidades do interior. Mais difícil ainda é chegar ao fim do texto, sem um tema a explorar. Desculpem !

Últimas

Vitrine – Arte por toda parte

Cidade tem obras atrasadas, aponta TCE

Itapetininga conta com obras atrasadas. A apuração é do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que indicou que havia, no primeiro trimestre, nove construções com problemas no cronograma. Conforme a...

Correio Político

Correio Político

Convenções As convenções para formação definitiva das coligações dos partidos e definições das candidaturas de prefeito, vice e vereadores devem acontecer no próximo final de semana, prazo final do calendário...

Itapetininga desponta na produção de lúpulo

Itapetininga desponta na produção de lúpulo

Itapetininga é conhecida por sua agricultura diversificada e agora se destaca na produção de lúpulo, um ingrediente indispensável para a fabricação de cerveja. A iniciativa, liderada pelo produtor Fernando Gonçalves,...

Prefeitura divulga balanço de adesões do Refis 2021

Projeto do aeroporto é retomado; agora é municipal

Após 10 anos, o projeto de aeroporto é retomado em Itapetininga. Agora, foi reformulado e será municipal. Em tese, significa que a prefeitura desenvolverá e executará o projeto com recursos...

Itapetininga está em 3º lugar nos Jogos Regionais

Itapetininga está em 3º lugar nos Jogos Regionais

Nos últimos dias dos 66º Jogos Regionais em Itapetininga, a cidade está em terceiro lugar na classificação parcial, até o momento. O destaque foi o Tênis feminino, Badminton Feminino e...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.