Cesaréia de Filipe

Augusto César, o imperador romano, entregou para o rei Herodes, o grande, a cidade de Panias. Como gentileza se paga com gentileza, assim diz o povo, Herodes construiu um palácio para César. Quando Herodes, o grande, morreu, o seu filho Filipe, embelezou a cidade e converteu-a em sua capital, dando-lhe o nome de Cesaréia de Filipe. Foi nesse lugar que Jesus perguntou aos seus discípulos: “Quem diz o povo ser o Filho do homem? ” Mateus, o evangelista, ao narrar o fato, afirma que eles responderam: “Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou um dos profetas. ” Depois Cristo quis saber deles e indagou: “Mas vós, quem dizeis que eu sou? Simão Pedro disse: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo. ”
Diante da resposta de Pedro, Jesus afirmou: “Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi a carne e sangue que te revelaram, mas meu Pai que está nos céus. Também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. ” Pedro e os discípulos entenderam o linguajar de Cristo, mas muitos teólogos não entenderam até hoje. (Mateus 16)
Pedro entendeu que a pedra que Cristo se referiu era a declaração que ele, Jesus, fez: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo. ” Em outro linguajar: Jesus Cristo é a pedra fundamental da igreja. Depois, no Sinédrio, logo após o Pentecoste, Pedro afirmou: “Este Jesus é a pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular. E não há salvação em nenhum outro…” (Atos 4:11)
Deixemos o assunto para os teólogos.
Quem é Jesus?
Jesus é a escada para o céu. Cristo é a escada do sonho de Jacó, quando ia para Padã Arã. Cristo retira a escada do sonho mais lindo que Jacó teve e se põe ele mesmo em lugar dela, ao dizer para Natanael: “Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem. ” (João 2:33)
Jesus é o Verbo de Deus, isto é, a Palavra de Deus que criou o Universo.
Jesus é o bom pastor que dá a sua vida pelas suas ovelhas.
Jesus é o Redentor dos escolhidos de Deus, pois não há salvação em nenhum outro, porque abaixo do céu, como afirmou Pedro, o apóstolo, não existe nenhum outro nome, dado entre os homens pelo qual possamos ser salvos. (Atos 4:12)

Últimas

Peça “Os malandros” estreia nesta segunda-feira

Espetáculos teatrais retornam com sucesso

Nesse final de semana, dois grupos teatrais da cidade estarão em cartaz. No Jardim Marabá, o auditório Municipal apresenta “Os Malandros”, produzido pela cia Tapanaraca Mutatis Mutandis. O musical será...

Professores dão dicas para segundo dia de provas

Professores dão dicas para segundo dia de provas

No próximo domingo (28), os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 farão as provas de matemática e ciências da natureza. Para se sair bem, professores entrevistados recomendam...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga