Cesaréia de Filipe

Augusto César, o imperador romano, entregou para o rei Herodes, o grande, a cidade de Panias. Como gentileza se paga com gentileza, assim diz o povo, Herodes construiu um palácio para César. Quando Herodes, o grande, morreu, o seu filho Filipe, embelezou a cidade e converteu-a em sua capital, dando-lhe o nome de Cesaréia de Filipe. Foi nesse lugar que Jesus perguntou aos seus discípulos: “Quem diz o povo ser o Filho do homem? ” Mateus, o evangelista, ao narrar o fato, afirma que eles responderam: “Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou um dos profetas. ” Depois Cristo quis saber deles e indagou: “Mas vós, quem dizeis que eu sou? Simão Pedro disse: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo. ”
Diante da resposta de Pedro, Jesus afirmou: “Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi a carne e sangue que te revelaram, mas meu Pai que está nos céus. Também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. ” Pedro e os discípulos entenderam o linguajar de Cristo, mas muitos teólogos não entenderam até hoje. (Mateus 16)
Pedro entendeu que a pedra que Cristo se referiu era a declaração que ele, Jesus, fez: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo. ” Em outro linguajar: Jesus Cristo é a pedra fundamental da igreja. Depois, no Sinédrio, logo após o Pentecoste, Pedro afirmou: “Este Jesus é a pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular. E não há salvação em nenhum outro…” (Atos 4:11)
Deixemos o assunto para os teólogos.
Quem é Jesus?
Jesus é a escada para o céu. Cristo é a escada do sonho de Jacó, quando ia para Padã Arã. Cristo retira a escada do sonho mais lindo que Jacó teve e se põe ele mesmo em lugar dela, ao dizer para Natanael: “Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem. ” (João 2:33)
Jesus é o Verbo de Deus, isto é, a Palavra de Deus que criou o Universo.
Jesus é o bom pastor que dá a sua vida pelas suas ovelhas.
Jesus é o Redentor dos escolhidos de Deus, pois não há salvação em nenhum outro, porque abaixo do céu, como afirmou Pedro, o apóstolo, não existe nenhum outro nome, dado entre os homens pelo qual possamos ser salvos. (Atos 4:12)

Últimas

Mais de 20 mil pessoas vivem na linha da pobreza

Mais de 20 mil pessoas vivem na linha da pobreza

Em Itapetininga, 20.814 pessoas vivem na linha da pobreza, ou seja, aquelas cuja renda per capita mensal familiar não ultrapassa o valor de R$ 706, metade de um salário mínimo,...

Itapetininga tem 112.264 eleitores

Itapetininga tem 112.264 eleitores

Itapetininga tem 112.264 eleitores aptos a votar, segundo dados apurados pelo Cartório Eleitoral de Itapetininga. Os dados dizem respeito até a data de 24 de abril de 2024. O cadastro...

CORREIO POLÍTICO 999

CORREIO POLÍTICO 999

Partido Novo Pela primeira vez com um diretório em Itapetininga, o partido Novo vem com uma chapa de 20 pré-candidatos a vereador. E já começou demonstrando força política: filiou os...

Cidade ultrapassa 2100 casos de dengue em 2024

Cidade ultrapassa 2100 casos de dengue em 2024

Itapetininga, registrou 2.122 casos de dengue até o momento. Os números são preocupantes, considerando que 1.793 desses casos foram registrados apenas neste ano. A situação tem se agravado nas últimas...

Defesa Civil do Estado emite alerta de calor intenso

Quarta onda de calor atinge Itapetininga e região

Itapetininga e região estão enfrentando a quarta onda de calor durante deste ano, caracterizada por temperaturas elevadas durante o dia e noites mais frescas. A onda de calor é causada...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.