Augusto César, o imperador romano, entregou para o rei Herodes, o grande, a cidade de Panias. Como gentileza se paga com gentileza, assim diz o povo, Herodes construiu um palácio para César. Quando Herodes, o grande, morreu, o seu filho Filipe, embelezou a cidade e converteu-a em sua capital, dando-lhe o nome de Cesaréia de Filipe. Foi nesse lugar que Jesus perguntou aos seus discípulos: “Quem diz o povo ser o Filho do homem? ” Mateus, o evangelista, ao narrar o fato, afirma que eles responderam: “Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou um dos profetas. ” Depois Cristo quis saber deles e indagou: “Mas vós, quem dizeis que eu sou? Simão Pedro disse: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo. ”
Diante da resposta de Pedro, Jesus afirmou: “Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi a carne e sangue que te revelaram, mas meu Pai que está nos céus. Também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. ” Pedro e os discípulos entenderam o linguajar de Cristo, mas muitos teólogos não entenderam até hoje. (Mateus 16)
Pedro entendeu que a pedra que Cristo se referiu era a declaração que ele, Jesus, fez: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo. ” Em outro linguajar: Jesus Cristo é a pedra fundamental da igreja. Depois, no Sinédrio, logo após o Pentecoste, Pedro afirmou: “Este Jesus é a pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular. E não há salvação em nenhum outro…” (Atos 4:11)
Deixemos o assunto para os teólogos.
Quem é Jesus?
Jesus é a escada para o céu. Cristo é a escada do sonho de Jacó, quando ia para Padã Arã. Cristo retira a escada do sonho mais lindo que Jacó teve e se põe ele mesmo em lugar dela, ao dizer para Natanael: “Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem. ” (João 2:33)
Jesus é o Verbo de Deus, isto é, a Palavra de Deus que criou o Universo.
Jesus é o bom pastor que dá a sua vida pelas suas ovelhas.
Jesus é o Redentor dos escolhidos de Deus, pois não há salvação em nenhum outro, porque abaixo do céu, como afirmou Pedro, o apóstolo, não existe nenhum outro nome, dado entre os homens pelo qual possamos ser salvos. (Atos 4:12)
Falecidos da Semana
05 DE DEZEMBRO DE 2024 THERESA DE JESUS PROENÇA DE MOURA DATA/LOCAL DO FALECIMENTO: 05/12/2024 ÀS 20:00 HS EM ITAPETININGA-SP IDADE: 83 ANOS PROFISSÃO: APOSENTADA ESTADO CIVIL: VIÚVA DO SR....