Chegou o Fim

O conto tem início, meio e fim. A vida, que é um conto passageiro, tem começo, meio e fim. O salmista disse:- “Acabam-se os nossos anos como um conto ligeiro.” (Salmo 90: 9) As duas primeiras fases da vida são celebradas com festas. Como é bom ser criança! Como é bom ser jovem! Como é bom viver e gozar a vida. O cantor até diz: “Deixa a vida me levar.”
Tudo é belo na mocidade. O céu é mais azul e tem mais estrelas. Os campos são floridos. Tudo é prazer. Os sonhos satisfazem o corpo e a alma. Mais prazer é o desejo do que a concretização. O amor está na pele.
A mocidade é a primavera da vida. “É a estação dos risos.” “Tudo é viço e gala.” “Tudo é riso e festa.”O amor está na beleza do rosto, do corpo, dos olhos. Parafraseando Camões, “o amor é um fogo que arde sem se ver.”
Diante de tudo isso, Salomão exorta:-“Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento.” (Eclesiastes 12:1)
Depois o rei começa a dizer: “antes que se escureçam o sol e a luz e a lua, e as estrelas.” Fala, como afirmam os exegetas, da visão que vai desaparecendo com o tempo. “No dia em que tremerem os guardas da casa e se curvarem os homens fortes e se cessarem os moedores por serem poucos e se escurecerem os que olham pelas janelas.”
“Os guardas da casa” são as mãos.” “Os homens fortes” são as pernas. “Os moedores” são os dentes e “ os que olham pelas janelas” são os olhos. Como eram lindos os olhos verdes, castanhos, azuis! Todos, com o tempo, perdem o brilho e se escurecem.
No final, Salomão diz: “Lembra-te do teu Criador, antes que se quebre a cadeia de prata, e se despedace o copo de ouro e se despedace o cântaro junto a fonte e se despedace a roda junto ao poço.”
Fala sobre a coluna vertebral com as suas dores. A cabeça que já não consegue assimilar, gravar e memorizar. Fala sobre a circulação do sangue, o entupimento das veias, derrame cerebral, enfarte e tantas outras doenças da terceira idade que por brincadeira dos jovens, é denominada por melhor idade. Melhor para ter diabetes, catarata, pressão alta, enfarte, dores lombares. É o fim. Ninguém gosta de ouvir a palavra fim, embora seja o curso natural da vida.
Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade para que quando chegar o fim deste tabernáculo, que é o nosso corpo, possa cumprir o que o apóstolo disse:- “Porque sabemos que se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.” (II Cor. 5:1)

Últimas

Memórias de uma geração marcada pelos cinemas

Bancos funcionam normalmente hoje

As agências bancárias funcionam normalmente nesta sexta-feira, dia 13. As unidades bancárias não tiveram atividade presencial no feriado de 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida. De acordo com...

Vitrine – Celebração e encontros

Vitrine – Celebração e encontros

Travessa 81 Juliane Hooper é cantora, compositora, letrista, musicista e intérprete. Escolheu o sobrenome “Hooper” como stage name quando se viu artista pela primeira vez. Paranaense, a artista tem com...

SP solicita urgência na aprovação da vacinação para crianças entre 5 e 11 anos de idade

Campanha de Multivacinação segue até dia 31

Itapetininga segue com a Campanha de Multivacinação. A intenção é promover a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos ( 14 anos, 11 meses...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.