Chegou o Fim

O conto tem início, meio e fim. A vida, que é um conto passageiro, tem começo, meio e fim. O salmista disse:- “Acabam-se os nossos anos como um conto ligeiro.” (Salmo 90: 9) As duas primeiras fases da vida são celebradas com festas. Como é bom ser criança! Como é bom ser jovem! Como é bom viver e gozar a vida. O cantor até diz: “Deixa a vida me levar.”
Tudo é belo na mocidade. O céu é mais azul e tem mais estrelas. Os campos são floridos. Tudo é prazer. Os sonhos satisfazem o corpo e a alma. Mais prazer é o desejo do que a concretização. O amor está na pele.
A mocidade é a primavera da vida. “É a estação dos risos.” “Tudo é viço e gala.” “Tudo é riso e festa.”O amor está na beleza do rosto, do corpo, dos olhos. Parafraseando Camões, “o amor é um fogo que arde sem se ver.”
Diante de tudo isso, Salomão exorta:-“Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento.” (Eclesiastes 12:1)
Depois o rei começa a dizer: “antes que se escureçam o sol e a luz e a lua, e as estrelas.” Fala, como afirmam os exegetas, da visão que vai desaparecendo com o tempo. “No dia em que tremerem os guardas da casa e se curvarem os homens fortes e se cessarem os moedores por serem poucos e se escurecerem os que olham pelas janelas.”
“Os guardas da casa” são as mãos.” “Os homens fortes” são as pernas. “Os moedores” são os dentes e “ os que olham pelas janelas” são os olhos. Como eram lindos os olhos verdes, castanhos, azuis! Todos, com o tempo, perdem o brilho e se escurecem.
No final, Salomão diz: “Lembra-te do teu Criador, antes que se quebre a cadeia de prata, e se despedace o copo de ouro e se despedace o cântaro junto a fonte e se despedace a roda junto ao poço.”
Fala sobre a coluna vertebral com as suas dores. A cabeça que já não consegue assimilar, gravar e memorizar. Fala sobre a circulação do sangue, o entupimento das veias, derrame cerebral, enfarte e tantas outras doenças da terceira idade que por brincadeira dos jovens, é denominada por melhor idade. Melhor para ter diabetes, catarata, pressão alta, enfarte, dores lombares. É o fim. Ninguém gosta de ouvir a palavra fim, embora seja o curso natural da vida.
Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade para que quando chegar o fim deste tabernáculo, que é o nosso corpo, possa cumprir o que o apóstolo disse:- “Porque sabemos que se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.” (II Cor. 5:1)

Últimas

Vitrine – Realismo

Vitrine – Realismo

A coluna Vitrine desta semana apresenta algumas produções dos alnos do Art Studio & Atelier Henrik Ribeiro.Henrik Ribeiro trabalha há dois anos e meio como tatuador. Ele sempre pensou em...

Confira a programação no aniversário de Alambari

Confira a programação no aniversário de Alambari

A prefeitura de Alambari preparou diversas atividades em comemoração ao 30° aniversário de emancipação político-administrativa. A agenda começou no último sábado, dia 14, com concurso da rainha do rodeio e...

Atletas participam de competições no Rio de Janeiro

Atletas participam de competições no Rio de Janeiro

A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude parabeniza a brilhante participação dos atletas Paulo Henrique Vieira Martins "PH", e Vinícius Proença, onde representaram Itapetininga,...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga