Creio e Confesso

O Credo Apostólico não é uma reza. Não é uma oração. É uma declaração de fé e, ao mesmo tempo, “uma afirmação tradicional das crenças fundamentais aceitas por muitas igrejas cristãs, entre elas a Romana, e muitas Protestantes, destacando, de um modo particular, a Presbiteriana, que é fruto da Reforma do Século XVI. Aliás, Lutero e Calvino só queriam reformar. O fundador da igreja continua sendo Cristo. É um assunto para outra crônica. Pois bem, voltemos ao assunto.
O Credo possui, fazendo uma análise do texto, sete declarações de fé. Na segunda, que se refere a Cristo e é a mais extensa, afirma que Jesus “está assentado à mão direita de Deus-Pai Todo Poderoso…”
Após a sua morte e ressurreição, Jesus Cristo, nosso único Redentor, foi entronizado nos céus. A palavra “direita” significa poder, autoridade e honra.
Jesus e só Jesus tem o poder para salvar o pecador. São Pedro, no Sinédrio, demonstrando coragem que lhe faltou no dia do julgamento de Cristo, disse num discurso inflamado, pois estava cheio do Espírito Santo: “Este Jesus é a pedra rejeitada por vós os edificadores, a qual se tornou a pedra angular. E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” (Atos 4:11 e 12) Note, caro leitor, que nenhum discípulo de Cristo pode salvar o pecador. Só Cristo e ninguém mais.
Jesus tem autoridade e sem ele as orações humanas não podem ser atendidas. Paulo, o apóstolo, escrevendo para Timóteo, declarou: “Porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.” (I Tim. 2:5) No Latim está assim: “Unus enim Deus, unus et mediator Dei et hominum homo Christus Iesus.” “Unus” é o numeral “um”. Não há dois mediadores, porém um só e este é Jesus.
Jesus tem honra e, como tal, deve ser adorado. Os magos presentearam-no e o adoraram. Mateus, o evangelista, narrou tal fato no seu evangelho. (Mat. 2:11). Jesus é o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso. São Paulo, referindo-se a exaltação de Cristo, na sua entronização, escreveu que Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho nos céus, na terra e debaixo da terra e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus-Pai. (Filipenses 2: 9)
Eu creio e confesso que só Jesus é o único mediador e salvador do homem perdido e ninguém mais. Está no Credo Apostólico.

Últimas

Itapetininga tem quase 300 casos de dengue confirmados

Cidade registra 450 casos de Dengue em uma semana

Itapetininga registrou 450 novos casos de Dengue em uma semana. Ao todo, a cidade confirmou neste ano 1.531 casos positivos da doença. Um único caso de Chikungunya foi identificado em...

Queimadas aumentam em mais de 30% em 2024

Queimadas aumentam em mais de 30% em 2024

Em Itapetininga, nos primeiros quatro meses do ano, houve um aumento de 30% nos registros de queimadas em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com os...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.