O Credo Apostólico não é uma reza. Não é uma oração. É uma declaração de fé e, ao mesmo tempo, “uma afirmação tradicional das crenças fundamentais aceitas por muitas igrejas cristãs, entre elas a Romana, e muitas Protestantes, destacando, de um modo particular, a Presbiteriana, que é fruto da Reforma do Século XVI. Aliás, Lutero e Calvino só queriam reformar. O fundador da igreja continua sendo Cristo. É um assunto para outra crônica. Pois bem, voltemos ao assunto.
O Credo possui, fazendo uma análise do texto, sete declarações de fé. Na segunda, que se refere a Cristo e é a mais extensa, afirma que Jesus “está assentado à mão direita de Deus-Pai Todo Poderoso…”
Após a sua morte e ressurreição, Jesus Cristo, nosso único Redentor, foi entronizado nos céus. A palavra “direita” significa poder, autoridade e honra.
Jesus e só Jesus tem o poder para salvar o pecador. São Pedro, no Sinédrio, demonstrando coragem que lhe faltou no dia do julgamento de Cristo, disse num discurso inflamado, pois estava cheio do Espírito Santo: “Este Jesus é a pedra rejeitada por vós os edificadores, a qual se tornou a pedra angular. E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” (Atos 4:11 e 12) Note, caro leitor, que nenhum discípulo de Cristo pode salvar o pecador. Só Cristo e ninguém mais.
Jesus tem autoridade e sem ele as orações humanas não podem ser atendidas. Paulo, o apóstolo, escrevendo para Timóteo, declarou: “Porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.” (I Tim. 2:5) No Latim está assim: “Unus enim Deus, unus et mediator Dei et hominum homo Christus Iesus.” “Unus” é o numeral “um”. Não há dois mediadores, porém um só e este é Jesus.
Jesus tem honra e, como tal, deve ser adorado. Os magos presentearam-no e o adoraram. Mateus, o evangelista, narrou tal fato no seu evangelho. (Mat. 2:11). Jesus é o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso. São Paulo, referindo-se a exaltação de Cristo, na sua entronização, escreveu que Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho nos céus, na terra e debaixo da terra e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus-Pai. (Filipenses 2: 9)
Eu creio e confesso que só Jesus é o único mediador e salvador do homem perdido e ninguém mais. Está no Credo Apostólico.
Falecidos da Semana
05 DE DEZEMBRO DE 2024 THERESA DE JESUS PROENÇA DE MOURA DATA/LOCAL DO FALECIMENTO: 05/12/2024 ÀS 20:00 HS EM ITAPETININGA-SP IDADE: 83 ANOS PROFISSÃO: APOSENTADA ESTADO CIVIL: VIÚVA DO SR....