Creio e Confesso

O Credo Apostólico não é uma reza. Não é uma oração. É uma declaração de fé e, ao mesmo tempo, “uma afirmação tradicional das crenças fundamentais aceitas por muitas igrejas cristãs, entre elas a Romana, e muitas Protestantes, destacando, de um modo particular, a Presbiteriana, que é fruto da Reforma do Século XVI. Aliás, Lutero e Calvino só queriam reformar. O fundador da igreja continua sendo Cristo. É um assunto para outra crônica. Pois bem, voltemos ao assunto.
O Credo possui, fazendo uma análise do texto, sete declarações de fé. Na segunda, que se refere a Cristo e é a mais extensa, afirma que Jesus “está assentado à mão direita de Deus-Pai Todo Poderoso…”
Após a sua morte e ressurreição, Jesus Cristo, nosso único Redentor, foi entronizado nos céus. A palavra “direita” significa poder, autoridade e honra.
Jesus e só Jesus tem o poder para salvar o pecador. São Pedro, no Sinédrio, demonstrando coragem que lhe faltou no dia do julgamento de Cristo, disse num discurso inflamado, pois estava cheio do Espírito Santo: “Este Jesus é a pedra rejeitada por vós os edificadores, a qual se tornou a pedra angular. E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” (Atos 4:11 e 12) Note, caro leitor, que nenhum discípulo de Cristo pode salvar o pecador. Só Cristo e ninguém mais.
Jesus tem autoridade e sem ele as orações humanas não podem ser atendidas. Paulo, o apóstolo, escrevendo para Timóteo, declarou: “Porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.” (I Tim. 2:5) No Latim está assim: “Unus enim Deus, unus et mediator Dei et hominum homo Christus Iesus.” “Unus” é o numeral “um”. Não há dois mediadores, porém um só e este é Jesus.
Jesus tem honra e, como tal, deve ser adorado. Os magos presentearam-no e o adoraram. Mateus, o evangelista, narrou tal fato no seu evangelho. (Mat. 2:11). Jesus é o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso. São Paulo, referindo-se a exaltação de Cristo, na sua entronização, escreveu que Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho nos céus, na terra e debaixo da terra e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus-Pai. (Filipenses 2: 9)
Eu creio e confesso que só Jesus é o único mediador e salvador do homem perdido e ninguém mais. Está no Credo Apostólico.

Últimas

Vitrine – Arte por toda parte

Cidade tem obras atrasadas, aponta TCE

Itapetininga conta com obras atrasadas. A apuração é do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que indicou que havia, no primeiro trimestre, nove construções com problemas no cronograma. Conforme a...

Correio Político

Correio Político

Convenções As convenções para formação definitiva das coligações dos partidos e definições das candidaturas de prefeito, vice e vereadores devem acontecer no próximo final de semana, prazo final do calendário...

Itapetininga desponta na produção de lúpulo

Itapetininga desponta na produção de lúpulo

Itapetininga é conhecida por sua agricultura diversificada e agora se destaca na produção de lúpulo, um ingrediente indispensável para a fabricação de cerveja. A iniciativa, liderada pelo produtor Fernando Gonçalves,...

Prefeitura divulga balanço de adesões do Refis 2021

Projeto do aeroporto é retomado; agora é municipal

Após 10 anos, o projeto de aeroporto é retomado em Itapetininga. Agora, foi reformulado e será municipal. Em tese, significa que a prefeitura desenvolverá e executará o projeto com recursos...

Itapetininga está em 3º lugar nos Jogos Regionais

Itapetininga está em 3º lugar nos Jogos Regionais

Nos últimos dias dos 66º Jogos Regionais em Itapetininga, a cidade está em terceiro lugar na classificação parcial, até o momento. O destaque foi o Tênis feminino, Badminton Feminino e...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.