Não me lembro do dia, do ano, e do palestrante. Lembro-me de uma frase dita por ele que calou profundamente no meu cérebro juvenil. Era jovem, aliás, adolescente, quando as ideias se firmam e o caráter é solidificado. A pequenez, na adolescência, encabula. Disse ele, exortando ou advertindo: “Não desprezeis as coisas pequenas.” Naquele tempo se empregava nos discursos e nas palestras a segunda pessoa do plural. Hoje, assassinando a Língua Portuguesa, troca-se o tu por você e vocês por vós. Na mesma hora que se usa o tu, usa o pronome pessoal você e, assim por diante.
Salomão, o terceiro rei de Israel, no seu livro de Provérbios, afirma: “ Há quatro coisas mui pequenas na terra que porém são mais sábias que os sábios: as formigas, povo sem força, todavia, no verão, preparam a sua comida; os coelhos, povo não poderoso, contudo fazem a sua casa nas rochas; os gafanhotos não têm rei; contudo marcham todos em bandos; a aranha, que se apanha com as mãos, contudo está nos palácios dos reis.”
O gigante Golias, comandante do exército filisteu, quando viu o jovem Davi, com a sua funda na mão, vindo para lutar com ele, desprezou-o, dizendo: “Sou eu algum cão para vires a mim com paus.” Disse mais: “Vem a mim e darei a tua carne às aves do céu e às bestas – feras do campo”. O escritor sacro assevera que o filisteu o desprezou, porque Davi era pequeno, isto é, de baixa estatura, ruivo e de boa aparência.
O futuro rei de Israel, no entanto, embora tivesse sido desprezado, respondeu ao gigante filisteu: “Tu vens a mim com espada e com lança, e com escudo; eu vou contra ti em nome do Senhor dos exércitos de Israel a quem tens afrontado. Hoje mesmo, o Senhor te entregará nas minhas mãos; ferir-te-ei, tirar-te-ei a cabeça e os cadáveres do arraial dos filisteus darei, hoje mesmo, às aves dos céus e às bestas-feras da terra e toda terra saberá que há Deus em Israel. Saberá toda esta multidão que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra e ele vos entregará na nossa mão”
O historiador conclui, afirmando, que o jovem Davi enfiou a mão no alforje, tomou dali uma pedrinha, e, com a funda, lha atirou e feriu o filisteu na testa. A pedra encravou-lhe na testa do gigante que caiu com o rosto em terra. Davi correu, lançou-se sobre o filisteu, tomou-lhe a espada e desembainhando-a o matou. (II Sam. 17)
“Não desprezeis as coisas pequenas”, disse o conferencista nos tempos idos da minha juventude.`
É verdade! Não se deve desprezar as coisas pequenas, portanto, cuidado com o “aedes aegypti”, os vírus e as bactérias nocivas.
Falecidos da Semana
05 DE DEZEMBRO DE 2024 THERESA DE JESUS PROENÇA DE MOURA DATA/LOCAL DO FALECIMENTO: 05/12/2024 ÀS 20:00 HS EM ITAPETININGA-SP IDADE: 83 ANOS PROFISSÃO: APOSENTADA ESTADO CIVIL: VIÚVA DO SR....