Culto Reformado

Geralmente as pessoas perguntam: O que é culto? O cristão reformado explica que cultuar é louvar, glorificar, homenagear, reverenciar aquele que é o Criador dos céus e da terra, autor da salvação, o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Deus é soberano e merece o culto de todos aqueles que são seus escolhidos e foram salvos por Cristo Jesus na cruz do Calvário.
O salmista diz: “Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor, todas as terras. Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome, proclamai a sua salvação, dia após dia. Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos, as suas maravilhas. Porque grande é o Senhor, e mui digno de ser louvado, temível mais que todos os deuses. Porque todos os deuses dos povos não passam de ídolos, o Senhor, porém, fez os céus.”
O cristão deve render graças ao Senhor, porque ele é bom e a sua misericórdia dura para sempre. O cristão reformado tem a Bíblia como única regra de fé e prática. Como sistema expositivo de doutrina e prática tem a sua Confissão de Fé e o Catecismo Maior e o Breve. Rege-se pela Constituição e nela tem a definição de culto, que assim reza: “ O culto público é um ato religioso, através do qual o povo de Deus adora o Senhor, entrando em comunhão com ele, fazendo-lhe confissão de pecados e buscando, pela mediação de Jesus Cristo, o perdão, a santificação da vida e o crescimento espiritual. É ocasião oportuna para proclamação da mensagem redentora do Evangelho de Cristo e para doutrinação e congraçamento dos crentes. Logo em seguida expõe as divisões do culto, nestes termos: O culto público consta, ordinariamente, de leitura da Palavra de Deus, pregação, cânticos sagrados, orações e ofertas. A ministração dos sacramentos, quando realizada no culto público, faz parte dele. No parágrafo único diz: Não se realizarão cultos em memória de pessoas falecidas.
Tem havido algumas mudanças através dos anos. Alguns cultos não são tão solenes, como deveriam ser. Deus é soberano, Rei dos reis, portanto merece todo respeito. Os que dirigem o culto devem se comportar como tal e exigir dos demais membros o mesmo comportamento. Nada deve ser feito relaxadamente. Tudo deve ser preparado com antecedência.
Um dos cânticos de romagem diz: “Bendizei ao Senhor, vós todos, servos do Senhor, que assistis na Casa do Senhor, nas horas da noite; erguei as mãos para o santuário e bendizei ao Senhor. De Sião te abençoe, o Senhor Criador do céu e da terra”.
Que Deus tenha piedade, se o culto não está sendo feito com reverência, respeito e consideração. Há muitos templos que se tornaram teatro-igreja. Que pena!

Últimas

Usuários aprovam transporte coletivo gratuito

Após 100 dias população aprova ônibus gratuito

Com avaliação positiva da maioria da população, o transporte público gratuito em Itapetininga fez cem dias no início do mês de abril. A medida foi implementada pelo prefeito Jeferson Brun...

Cidade confirma primeiro caso de varíola dos macacos

Itapetininga registra novo caso de Chikungunya

Itapetininga registrou um novo caso de Chikungunya nesta quinta-feira, o paciente é uma mulher de 25 anos, que já está recuperada. O caso é autóctone, ou seja, que se origina...

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

O Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes, sob gestão da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), abriu ontem (17/04), de forma emergencial, o Pronto Socorro 2, devido à alta demanda de...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.