Culto Reformado

Geralmente as pessoas perguntam: O que é culto? O cristão reformado explica que cultuar é louvar, glorificar, homenagear, reverenciar aquele que é o Criador dos céus e da terra, autor da salvação, o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Deus é soberano e merece o culto de todos aqueles que são seus escolhidos e foram salvos por Cristo Jesus na cruz do Calvário.
O salmista diz: “Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor, todas as terras. Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome, proclamai a sua salvação, dia após dia. Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos, as suas maravilhas. Porque grande é o Senhor, e mui digno de ser louvado, temível mais que todos os deuses. Porque todos os deuses dos povos não passam de ídolos, o Senhor, porém, fez os céus.”
O cristão deve render graças ao Senhor, porque ele é bom e a sua misericórdia dura para sempre. O cristão reformado tem a Bíblia como única regra de fé e prática. Como sistema expositivo de doutrina e prática tem a sua Confissão de Fé e o Catecismo Maior e o Breve. Rege-se pela Constituição e nela tem a definição de culto, que assim reza: “ O culto público é um ato religioso, através do qual o povo de Deus adora o Senhor, entrando em comunhão com ele, fazendo-lhe confissão de pecados e buscando, pela mediação de Jesus Cristo, o perdão, a santificação da vida e o crescimento espiritual. É ocasião oportuna para proclamação da mensagem redentora do Evangelho de Cristo e para doutrinação e congraçamento dos crentes. Logo em seguida expõe as divisões do culto, nestes termos: O culto público consta, ordinariamente, de leitura da Palavra de Deus, pregação, cânticos sagrados, orações e ofertas. A ministração dos sacramentos, quando realizada no culto público, faz parte dele. No parágrafo único diz: Não se realizarão cultos em memória de pessoas falecidas.
Tem havido algumas mudanças através dos anos. Alguns cultos não são tão solenes, como deveriam ser. Deus é soberano, Rei dos reis, portanto merece todo respeito. Os que dirigem o culto devem se comportar como tal e exigir dos demais membros o mesmo comportamento. Nada deve ser feito relaxadamente. Tudo deve ser preparado com antecedência.
Um dos cânticos de romagem diz: “Bendizei ao Senhor, vós todos, servos do Senhor, que assistis na Casa do Senhor, nas horas da noite; erguei as mãos para o santuário e bendizei ao Senhor. De Sião te abençoe, o Senhor Criador do céu e da terra”.
Que Deus tenha piedade, se o culto não está sendo feito com reverência, respeito e consideração. Há muitos templos que se tornaram teatro-igreja. Que pena!

Últimas

Vitrine – Arte por toda parte

Cidade tem obras atrasadas, aponta TCE

Itapetininga conta com obras atrasadas. A apuração é do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que indicou que havia, no primeiro trimestre, nove construções com problemas no cronograma. Conforme a...

Correio Político

Correio Político

Convenções As convenções para formação definitiva das coligações dos partidos e definições das candidaturas de prefeito, vice e vereadores devem acontecer no próximo final de semana, prazo final do calendário...

Itapetininga desponta na produção de lúpulo

Itapetininga desponta na produção de lúpulo

Itapetininga é conhecida por sua agricultura diversificada e agora se destaca na produção de lúpulo, um ingrediente indispensável para a fabricação de cerveja. A iniciativa, liderada pelo produtor Fernando Gonçalves,...

Prefeitura divulga balanço de adesões do Refis 2021

Projeto do aeroporto é retomado; agora é municipal

Após 10 anos, o projeto de aeroporto é retomado em Itapetininga. Agora, foi reformulado e será municipal. Em tese, significa que a prefeitura desenvolverá e executará o projeto com recursos...

Itapetininga está em 3º lugar nos Jogos Regionais

Itapetininga está em 3º lugar nos Jogos Regionais

Nos últimos dias dos 66º Jogos Regionais em Itapetininga, a cidade está em terceiro lugar na classificação parcial, até o momento. O destaque foi o Tênis feminino, Badminton Feminino e...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.