Deus é Pai

A palavra pai foi usada pela primeira vez numa cerimônia de casamento realizada pelo próprio Deus. Adão, o primeiro homem, quando viu aquela obra prima, que o Onipotente lhe trouxe, disse: -“Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne: esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher e serão ambos uma carne. ” (Gn. 2:23) Nota-se nas palavras inspiradas o que é um casamento segundo a vontade do Eterno. É uma união entre um homem e uma mulher. Não é uma união passageira, mas eterna, porque ambos se tornam uma carne só. É fruto do amor do Pai Eterno para com o ser humano, pois não é bom, disse o Criador, que o homem viva só.
(Eu, particularmente, não suportaria a solidão.) Na oração modelar, Jesus ensinou aos seus discípulos como se deve orar e assim se expressou: “Pai nosso que estás no céu…” Ensinou Cristo que a oração deve ser endereçada a Deus, que é o nosso Pai. É o nosso Pai porque nos criou, mas é nosso Pai, também, porque nos adotou, uma vez que Jesus é o seu único Filho. No Credo apostólico, lido pelos protestantes como uma declaração de fé e rezada pelos outros cristãos, afirma, na segunda declaração: “Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor…”
Jesus é o Filho unigênito de Deus e primogênito de Maria. João, o apóstolo amado, no seu evangelho afirma que os homens se tornam filhos de Deus, quando aceitam a Cristo como seu único e suficiente salvador. Eis as palavras de João: “Jesus veio para o que era seu, e os seus não o receberam, mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que creem no seu nome. ” (João 1:11) Paulo disse a mesma verdade, quando escreveu para os cristãos da Galácia, eis as suas palavras: “ Mas vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de receberem a adoção de filhos. ” (Gálatas 4:4) Deus é Pai e é o nosso Pai, porque nos criou e nos adotou em Cristo Jesus. Que maravilha!
Jesus não quer que chamemos de pai os religiosos e por isso disse: “A ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus: (Mat. 23:9) Para entender o texto exortativo de Cristo, basta ler o contexto. (Isso é cultura.) Cristo, numa de suas aulas, assim ensinou: “Honra teu pai e tua mãe…” (Mat. 19:19) Ele se referia ao pai terreno. Honrar é respeitar, reverenciar. O sábio Salomão, terceiro rei de Israel, inspirado por Deus, exortou: “Filho meu, guarda o mandamento de teu pai “. Prov. 6:20) Ele disse, depois: “ O filho sábio ouve a correção do pai; mas o escarnecedor não ouve a repreensão. ” (Prov. 13:1)
Estamos vivendo numa época difícil. Cremos que as profecias de Jesus, quanto à família, estão se cumprindo. Certa ocasião ele disse: -“E o irmão entregará à morte o irmão e o pai o filho; e os filhos se levantarão contra os pais, e os matarão. ” (Mat. 10:21) Salomão, filho de Davi, adverte aos filhos, nestes termos: “ O que a seu pai ou a sua mãe amaldiçoar, apagar-se-lhe-á a sua lâmpada e ficará em trevas densas. ” (Prov.20:20) Hoje, o pai é furtado pelo filho por causa das drogas e chega, às vezes, ao ponto de lhe tirar a vida. No dia dos pais é necessário que se reflita sobre os deveres dos filhos.

Últimas

Começou esta semana a vacinação contra a gripe em idosos e profissionais da saúde

Sábado é dia de vacinação contra a Covid e Gripe

Com a grande adesão da população às repescagens da vacinação contra Covid-19 realizadas aos sábados no shopping de Itapetininga, a Secretaria de Saúde do município decidiu incluir no esquema de...

Vitrine – Realismo

Vitrine – Realismo

A coluna Vitrine desta semana apresenta algumas produções dos alunos do Art Studio & Atelier Henrik Ribeiro.Henrik Ribeiro trabalha há dois anos e meio como tatuador. Ele sempre pensou em...

Confira a programação no aniversário de Alambari

Confira a programação no aniversário de Alambari

A prefeitura de Alambari preparou diversas atividades em comemoração ao 30° aniversário de emancipação político-administrativa. A agenda começou no último sábado, dia 14, com concurso da rainha do rodeio e...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga