Deus é Pai

A palavra pai foi usada pela primeira vez numa cerimônia de casamento realizada pelo próprio Deus. Adão, o primeiro homem, quando viu aquela obra prima, que o Onipotente lhe trouxe, disse: -“Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne: esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher e serão ambos uma carne. ” (Gn. 2:23) Nota-se nas palavras inspiradas o que é um casamento segundo a vontade do Eterno. É uma união entre um homem e uma mulher. Não é uma união passageira, mas eterna, porque ambos se tornam uma carne só. É fruto do amor do Pai Eterno para com o ser humano, pois não é bom, disse o Criador, que o homem viva só.
(Eu, particularmente, não suportaria a solidão.) Na oração modelar, Jesus ensinou aos seus discípulos como se deve orar e assim se expressou: “Pai nosso que estás no céu…” Ensinou Cristo que a oração deve ser endereçada a Deus, que é o nosso Pai. É o nosso Pai porque nos criou, mas é nosso Pai, também, porque nos adotou, uma vez que Jesus é o seu único Filho. No Credo apostólico, lido pelos protestantes como uma declaração de fé e rezada pelos outros cristãos, afirma, na segunda declaração: “Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor…”
Jesus é o Filho unigênito de Deus e primogênito de Maria. João, o apóstolo amado, no seu evangelho afirma que os homens se tornam filhos de Deus, quando aceitam a Cristo como seu único e suficiente salvador. Eis as palavras de João: “Jesus veio para o que era seu, e os seus não o receberam, mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que creem no seu nome. ” (João 1:11) Paulo disse a mesma verdade, quando escreveu para os cristãos da Galácia, eis as suas palavras: “ Mas vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de receberem a adoção de filhos. ” (Gálatas 4:4) Deus é Pai e é o nosso Pai, porque nos criou e nos adotou em Cristo Jesus. Que maravilha!
Jesus não quer que chamemos de pai os religiosos e por isso disse: “A ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus: (Mat. 23:9) Para entender o texto exortativo de Cristo, basta ler o contexto. (Isso é cultura.) Cristo, numa de suas aulas, assim ensinou: “Honra teu pai e tua mãe…” (Mat. 19:19) Ele se referia ao pai terreno. Honrar é respeitar, reverenciar. O sábio Salomão, terceiro rei de Israel, inspirado por Deus, exortou: “Filho meu, guarda o mandamento de teu pai “. Prov. 6:20) Ele disse, depois: “ O filho sábio ouve a correção do pai; mas o escarnecedor não ouve a repreensão. ” (Prov. 13:1)
Estamos vivendo numa época difícil. Cremos que as profecias de Jesus, quanto à família, estão se cumprindo. Certa ocasião ele disse: -“E o irmão entregará à morte o irmão e o pai o filho; e os filhos se levantarão contra os pais, e os matarão. ” (Mat. 10:21) Salomão, filho de Davi, adverte aos filhos, nestes termos: “ O que a seu pai ou a sua mãe amaldiçoar, apagar-se-lhe-á a sua lâmpada e ficará em trevas densas. ” (Prov.20:20) Hoje, o pai é furtado pelo filho por causa das drogas e chega, às vezes, ao ponto de lhe tirar a vida. No dia dos pais é necessário que se reflita sobre os deveres dos filhos.

Últimas

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Na última quinta-feira, dia 22, em Sessão Extraordinária realizada na Câmara Municipal de Itapetininga (CMI), 15 dos 19 vereadores votaram pela cassação do mandato do parlamentar de oposição Eduardo Codorna...

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

No mês em que é celebrado o “Dia Internacional do Combate às Hepatites Virais”, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica promovem...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga