As duas frases acima são usadas pela crendice popular para designar o mês de agosto, que realmente em termos meteorológicos é um período cinzento com muito vento, frio com pouquíssimas chuvas, tempo seco. Mas em relação a ser uma época que devemos nos precaver, que coisas ruins poderão acontecer, para quem tem fé como tenho, não acredito muito nestas superstições. Por ser o “mês do cachorro louco” existe uma explicação cientifica para o tal fenômeno. Segundo os médicos veterinários as condições climáticas – temperatura, incidência de chuvas, ar podem auxiliar no cio das cadelas, fazendo com que elas sincronizem o cio. Por causa das fêmeas férteis, os machos começam a disputar entre si para decidir quem vai acasalar.
Mas por um outro lado, por ironia do destino talvez, a história nos relata acontecimentos trágicos e que mudaram o rumo de toda uma sociedade e história na época, e aqui vou relatar as principais, vamos lá.
O fato mais chocante ocorreu no dia 24 de agosto de 1954. Naquela data o presidente Getúlio Dorneles Vargas emocionou o País ao praticar o suicídio em pleno exercício do cargo.
No campo artístico, nunca é demais lembrar a morte súbita da intérprete brasileira mais conhecida no exterior, Carmen Miranda que tinha 46 anos de idade, ocorrida no dia 5 agosto de 1955.
No domingo de 14 de agosto de 1955, à tarde, a boate Vogue um dos grandes templos da noite carioca, foi, até o seu final, o mais importante e refinado nigth club da cidade. pegou fogo. Dois homens, em desespero, atiraram-se do prédio onde funcionava a boate.
No dia 25 de agosto de 1961, o presidente Jânio Quadros renunciou à presidência da República mergulhando o País numa das mais graves crises institucionais de sua história no que resultaria 3 anos depois nos tempos mais sombrios, nefastos e obscuros da nossa história que foi o Golpe Militar de 1 de Abril 1964 que perdurou por 21 anos com censuras, torturas e mortes praticadas pelos oficiais do exército, marinha e aeronáutica. Foi o chamado “O Terror no Poder. “
Foi também no mês de agosto, no dia 9 de 1976 que o ex-presidente Juscelino Kubitscheck de Oliveira morreu num trágico acidente na via Dutra. Há fortes indícios que o acidente foi criminoso, causado também pelos militares, pois Juscelino lutava pela redemocratização do Brasil.
Na manhã 3 de agosto de 2014, o então candidato à presidência da República embarcou com mais 6 pessoas (contando o piloto) em um avião modelo Cessna Citation 560XLS+ de prefixo PR-AFA, cujo primeiro voo havia se realizado em 2011. O avião saiu do Aeroporto Santos Dumont, na cidade do Rio de Janeiro, por volta das 9h, com destino ao município de Guarujá, para cumprir agenda de campanha.
Por volta das 10h, o avião caiu sobre uma área residencial do bairro do Boqueirão, no município de Santos, Estado de São Paulo, sem deixar sobreviventes.
Realmente são fatos trágicos que envolve o nebuloso mês de agosto, mas não devemos nos apegar a determinadas crendices como está e seguir sempre as letras dos gênios Zeca Pagodinho e Gilberto Gil. “Deixa a vida me levar… Vida eu.” “Andar com fé eu vou, que a fé não costuma falhar.
E feliz Dia dos Pais a todos, muita luz, boas energias, sucesso e realizações…
Até a próxima…