Do Cachorro Louco … Do Desgosto …

As duas frases acima são usadas pela crendice popular para designar o mês de agosto, que realmente em termos meteorológicos é um período cinzento com muito vento, frio com pouquíssimas chuvas, tempo seco. Mas em relação a ser uma época que devemos nos precaver, que coisas ruins poderão acontecer, para quem tem fé como tenho, não acredito muito nestas superstições. Por ser o “mês do cachorro louco” existe uma explicação cientifica para o tal fenômeno. Segundo os médicos veterinários as condições climáticas – temperatura, incidência de chuvas, ar podem auxiliar no cio das cadelas, fazendo com que elas sincronizem o cio.    Por causa das fêmeas férteis, os machos começam a disputar entre si para decidir quem vai acasalar.

Mas por um outro lado, por ironia do destino talvez, a história nos relata acontecimentos trágicos e que mudaram o rumo de toda uma sociedade e história na época, e aqui vou relatar as principais, vamos lá.

O fato mais chocante ocorreu no dia 24 de agosto de 1954. Naquela data o presidente Getúlio Dorneles Vargas emocionou o País ao praticar o suicídio em pleno exercício do cargo.

No campo artístico, nunca é demais lembrar a morte súbita da intérprete brasileira mais conhecida no exterior, Carmen Miranda que tinha 46 anos de idade, ocorrida no dia 5 agosto de 1955.

No domingo de 14 de agosto de 1955, à tarde, a boate Vogue um dos grandes templos da noite carioca, foi, até o seu final, o mais importante e refinado nigth club da cidade. pegou fogo. Dois homens, em desespero, atiraram-se do prédio onde funcionava a boate.

No dia 25 de agosto de 1961, o presidente Jânio Quadros renunciou à presidência da República mergulhando o País numa das mais graves crises institucionais de sua história no que resultaria 3 anos depois nos tempos mais sombrios, nefastos e obscuros da nossa história que foi o Golpe Militar de 1 de Abril 1964 que perdurou por 21 anos com censuras, torturas e mortes praticadas pelos oficiais do exército, marinha e aeronáutica. Foi o chamado “O Terror no Poder. “

Foi também no mês de agosto, no dia 9 de 1976 que o ex-presidente Juscelino Kubitscheck de Oliveira morreu num trágico acidente na via Dutra. Há fortes indícios que o acidente foi criminoso, causado também pelos militares, pois Juscelino lutava pela redemocratização do Brasil.

Na manhã 3 de agosto de 2014, o então candidato à presidência da República embarcou com mais 6 pessoas (contando o piloto) em um avião modelo Cessna Citation 560XLS+ de prefixo PR-AFA, cujo primeiro voo havia se realizado em 2011. O avião saiu do Aeroporto Santos Dumont, na cidade do Rio de Janeiro, por volta das 9h, com destino ao município de Guarujá, para cumprir agenda de campanha.

Por volta das 10h, o avião caiu sobre uma área residencial do bairro do Boqueirão, no município de Santos, Estado de São Paulo, sem deixar sobreviventes.

Realmente são fatos trágicos que envolve o nebuloso mês de agosto, mas não devemos nos apegar a determinadas crendices como está e seguir sempre as letras dos gênios Zeca Pagodinho e Gilberto Gil. “Deixa a vida me levar… Vida eu.” “Andar com fé eu vou, que a fé não costuma falhar.

E feliz Dia dos Pais a todos, muita luz, boas energias, sucesso e realizações…

Até a próxima…

Últimas

Correio Politico – Edição 1010

Experiência e Renovação A Federação Brasil Esperança (PV, PT e Pc do B) está com uma chapa forte de pré-candidatos a vereador. Unindo experiência e renovação, a chapa de pré-candidatos...

Câmara aprova projeto de substituição de sacos plásticos convencionais por ecológicos

Prefeitura e Câmara suspendem publicações em sites

Devido à lei eleitoral, a Prefeitura e a Câmara de Itapetininga suspenderam, temporariamente, a exibição de notícias no site e no semanário oficial que impliquem em publicidade institucional. A medida...

Confira as principais notícias de 2022

Jeferson Brun lança pré-candidatura

O atual prefeito de Itapetininga, Jeferson Brun, atualmente filiado ao Republicanos, lançou oficialmente sua pré-candidatura a prefeito de Itapetininga. Caso se confirme o apoio oficial, Brun terá a companhia de...

Novos nomes surgem para  vice-prefeito

Novos nomes surgem para vice-prefeito

Na edição passada, o Jornal Correio publicou seis nomes que estão na disputa para entrar de vice-prefeito em Itapetininga. Mais duas pessoas estão ainda no jogo como ex-secretário municipal de...

Clima desfavorável afeta produção de figo na cidade

Clima desfavorável afeta produção de figo na cidade

No município de Itapetininga, o clima desfavorável marcou a temporada de colheita de figos neste ano, conforme relata Daniel Nache, produtor local. “Este ano foi desafiador desde o início, com...

Rodovias registram 12 mortos em acidentes

Rodovias registram 12 mortos em acidentes

Durante o feriado prolongado de 9 de julho, as rodovias administradas pela CCR SPVias em Itapetininga e região registraram um saldo de 12 mortos e 51 feridos em 22 acidentes....

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.