Dois assuntos

Carla
Jornalista e editora chefe deste “Correio de Itapetininga” Carla Flávia Pires Monteiro formada pela Uniso (Sorocaba) é, mais que merecidamente uma nova integrante da Academia Itapetiningana de Letras em solenidade ocorrida na última sexta-feira, primeiro de março. Carla escolheu uma profissão, a de jornalista, numa cidade como Itapetininga onde a mídia é restrita e está cumprindo acertadamente sua missão. E com muita certeza que Carla Monteiro enriquecerá com suas observações na Academia.
E não é só isso Carla também está ministrando aulas na rede estadual de ensino. Admiro muito a Carla, minha colega de redação. A única (e pequena) desavença que tenho com ela é em relação a música popular brasileira. Acontece que Carla insiste em levar-me na próxima Expo-Agro para assistir aos shows de música “country” que desfilaram por lá. Acontece também (e ela sabe disso!) que tenho aversão a este tipo de canção (nada contra a sertaneja raiz). Mas é o ritmo que predomina nestas Agros. Já disse a querida amiga que quando for uma apresentação de um bom samba e pagode, talvez eu vá.
Mas, obrigado pelo convite, Carla.

Merli
Imperdível para os professores que já lecionaram Filosofia, ou que estão lecionando no ensino médio, a serie de mesmo nome escrito acima “Merli”. É uma série que acontece aos domingos, às 10 horas da noite, na TV Cultura, São Paulo. Uma produção da televisão da região da Catalunha basca, portanto espanhola, cuja ação se passa na cidade de Barcelona. Cada capítulo é fechado com início, meio e fim e mesmo que não tiver seguindo, assistindo, entende toda a situação.
É uma história de ficção (não documentário). Merli é o primeiro nome do professor que ministra aula de filosofia. A classe focada é do terceiro ano colegial. Merli tem uma relação de amizade com todos os seus alunos (mas nem sempre), fala palavrões em sala de aula, discute abertamente sobre sexo entre adolescentes. Muitas vezes xinga seus alunos, mas é quase venerado por eles. A escola é pública e Merli inicia suas aulas falando de um filosofo ou uma corrente filosófica, de uma maneira bem didática. E procura aplicar na vida pratica com seus alunos o que os filósofos escreveram. A classe não é fácil, todos tem problemas e Merli tenta resolve-los. Como a produção é basca (Catalunha) há muitas críticas ao governo espanhol sediado em Madrid. Como vocês sabem a região quer politicamente ser uma nova Espanha. Não a oficial.

Se fato é foto…

O casal Itapetiningano Fatima Cardoso Paulino (dentista) e Mário Genaro Paulino Filho (dentista e presidente do Clube Venâncio Ayres de Itapetininga)

Últimas

Itapetininga tem quase 300 casos de dengue confirmados

Cidade registra 450 casos de Dengue em uma semana

Itapetininga registrou 450 novos casos de Dengue em uma semana. Ao todo, a cidade confirmou neste ano 1.531 casos positivos da doença. Um único caso de Chikungunya foi identificado em...

Queimadas aumentam em mais de 30% em 2024

Queimadas aumentam em mais de 30% em 2024

Em Itapetininga, nos primeiros quatro meses do ano, houve um aumento de 30% nos registros de queimadas em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com os...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.