Dois assuntos

Confusão:
Totalmente confuso (a palavra é esta, de novo) e uma enorme falta de comunicação da SEPREV (órgão pagador dos salários do magistério paulista) sobre o recente aumento salarial que foi depositado (para alguns!) no último vinte e dois, pelo menos para os servidores da educação já aposentados e pensionistas. Nem as entidades que defendem o magistério paulista estão sabendo ao certo se, o que foi depositado (para alguns, repito) é o mísero aumento de dez porcento dado pelo agora ex-governador João Doria (PSDB) ou outra coisa. Por que a maioria dos diretores de escola aposentados da rede (estadual) não receberam nada? Parece que nem os da ativa. Ou mesmo, alguns professores (já aposentados) receberam cem reais em média e outros, trezentos reais, por aí. Ninguém entendeu ao certo!
Recorremos então ao jornal “A Tribuna” da cidade de Amparo, interior paulista, que citou a fala do terceiro vice-presidente do Centro do Professorado Paulista Azuaite Martins e França que se pronunciou sobre o anúncio do atual governador do Estado de São Paulo Rodrigo Garcia (PSDB) em relação ao Piso Nacional do Magistério Paulista (ou seja, o mínimo que um professor deve ganhar mensalmente daí o nome de “piso”). Portando, segundo a declaração do atual governador, houve a autorização do pagamento (do piso) retroativo a primeiro de janeiro e será pago em 14/04/2022 (depois alterado para 22/04), segundo o Decreto n° 66.623 de 07/04/2022.
Então, o que foi pago em 22/04 foi este piso ou o aumento (salarial) de dez porcento? Poucos sabem. Daí também a pergunta: “se foi o Piso Nacional que foi pago, por que em forma de abono complementar?” Este tal abono não é incorporado no salário base e não incide sobre as vantagens conquistadas durante a carreira. Abono, não é fixo. Passa como “uma nuvem”.
É sabido que São Paulo considerado o Estado mais rico do país paga o menor piso que a lei federal estabelece (este ano: 33%). O Centro do Professorado Paulista sede central, por meio do seu Departamento Jurídico vai ingressar com ação coletiva para defender os professores da ativa e aposentados, a fim de que o Governo de São Paulo (PSDB) seja obrigado a pagar o Piso Nacional, não como abono complementar mas com salário incidindo sobre todas as vantagens conquistadas sobre as carreiras e que são os quinquênios, sexta parte e outras devoluções.
Mas, fica a pergunta (de novo): o pagamento efetuado no último 22/04 foi o mísero aumento (só dez porcento) ou foi o do Piso Nacional, como abono, não incorporativo.
Nem todos os inativos pensionistas receberam. Somente saberemos no próximo “hollerith” de maio. Pobre comunicação!

Direitos humanos:
A notícia veio já pela manhã do último vinte e nove, ou seja, o Comitê da Organização das Nações Unidas (ONU) sediada em New York, USA (que trata dos direitos dos cidadãos em qualquer lugar do mundo) considerou que o julgamento que condenou Luiz Inácio Lula da Silva a prisão foi totalmente parcial. O principal protagonista de tal ação prisional foi Sergio Moro, ex-juiz e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, referendados por juízes de uma vara de Porto Alegre, Rio Grande do Sul e pelo Supremo Tribunal Federal (em uma votação apertada), na época. Pois é, isto impediu que Luiz Inácio fosse candidato a Presidência da República em 2018. Deu no que deu…

Últimas

Começou esta semana a vacinação contra a gripe em idosos e profissionais da saúde

Sábado é dia de vacinação contra a Covid e Gripe

Com a grande adesão da população às repescagens da vacinação contra Covid-19 realizadas aos sábados no shopping de Itapetininga, a Secretaria de Saúde do município decidiu incluir no esquema de...

Vitrine – Realismo

Vitrine – Realismo

A coluna Vitrine desta semana apresenta algumas produções dos alunos do Art Studio & Atelier Henrik Ribeiro.Henrik Ribeiro trabalha há dois anos e meio como tatuador. Ele sempre pensou em...

Confira a programação no aniversário de Alambari

Confira a programação no aniversário de Alambari

A prefeitura de Alambari preparou diversas atividades em comemoração ao 30° aniversário de emancipação político-administrativa. A agenda começou no último sábado, dia 14, com concurso da rainha do rodeio e...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga