Dois assuntos

Confusão:
Totalmente confuso (a palavra é esta, de novo) e uma enorme falta de comunicação da SEPREV (órgão pagador dos salários do magistério paulista) sobre o recente aumento salarial que foi depositado (para alguns!) no último vinte e dois, pelo menos para os servidores da educação já aposentados e pensionistas. Nem as entidades que defendem o magistério paulista estão sabendo ao certo se, o que foi depositado (para alguns, repito) é o mísero aumento de dez porcento dado pelo agora ex-governador João Doria (PSDB) ou outra coisa. Por que a maioria dos diretores de escola aposentados da rede (estadual) não receberam nada? Parece que nem os da ativa. Ou mesmo, alguns professores (já aposentados) receberam cem reais em média e outros, trezentos reais, por aí. Ninguém entendeu ao certo!
Recorremos então ao jornal “A Tribuna” da cidade de Amparo, interior paulista, que citou a fala do terceiro vice-presidente do Centro do Professorado Paulista Azuaite Martins e França que se pronunciou sobre o anúncio do atual governador do Estado de São Paulo Rodrigo Garcia (PSDB) em relação ao Piso Nacional do Magistério Paulista (ou seja, o mínimo que um professor deve ganhar mensalmente daí o nome de “piso”). Portando, segundo a declaração do atual governador, houve a autorização do pagamento (do piso) retroativo a primeiro de janeiro e será pago em 14/04/2022 (depois alterado para 22/04), segundo o Decreto n° 66.623 de 07/04/2022.
Então, o que foi pago em 22/04 foi este piso ou o aumento (salarial) de dez porcento? Poucos sabem. Daí também a pergunta: “se foi o Piso Nacional que foi pago, por que em forma de abono complementar?” Este tal abono não é incorporado no salário base e não incide sobre as vantagens conquistadas durante a carreira. Abono, não é fixo. Passa como “uma nuvem”.
É sabido que São Paulo considerado o Estado mais rico do país paga o menor piso que a lei federal estabelece (este ano: 33%). O Centro do Professorado Paulista sede central, por meio do seu Departamento Jurídico vai ingressar com ação coletiva para defender os professores da ativa e aposentados, a fim de que o Governo de São Paulo (PSDB) seja obrigado a pagar o Piso Nacional, não como abono complementar mas com salário incidindo sobre todas as vantagens conquistadas sobre as carreiras e que são os quinquênios, sexta parte e outras devoluções.
Mas, fica a pergunta (de novo): o pagamento efetuado no último 22/04 foi o mísero aumento (só dez porcento) ou foi o do Piso Nacional, como abono, não incorporativo.
Nem todos os inativos pensionistas receberam. Somente saberemos no próximo “hollerith” de maio. Pobre comunicação!

Direitos humanos:
A notícia veio já pela manhã do último vinte e nove, ou seja, o Comitê da Organização das Nações Unidas (ONU) sediada em New York, USA (que trata dos direitos dos cidadãos em qualquer lugar do mundo) considerou que o julgamento que condenou Luiz Inácio Lula da Silva a prisão foi totalmente parcial. O principal protagonista de tal ação prisional foi Sergio Moro, ex-juiz e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, referendados por juízes de uma vara de Porto Alegre, Rio Grande do Sul e pelo Supremo Tribunal Federal (em uma votação apertada), na época. Pois é, isto impediu que Luiz Inácio fosse candidato a Presidência da República em 2018. Deu no que deu…

Últimas

Usuários aprovam transporte coletivo gratuito

Após 100 dias população aprova ônibus gratuito

Com avaliação positiva da maioria da população, o transporte público gratuito em Itapetininga fez cem dias no início do mês de abril. A medida foi implementada pelo prefeito Jeferson Brun...

Cidade confirma primeiro caso de varíola dos macacos

Itapetininga registra novo caso de Chikungunya

Itapetininga registrou um novo caso de Chikungunya nesta quinta-feira, o paciente é uma mulher de 25 anos, que já está recuperada. O caso é autóctone, ou seja, que se origina...

Correio Político 998

Correio Político 998

Sueli Marquetto Presente no leilão durante a abertura da 51ª EXPOAGRO 2024, a deputada federal (PMDB) Simone Marquetto, circulou entre os convidados nas diversas mesas, conversando bastante com estes, sempre...

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

O Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes, sob gestão da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), abriu ontem (17/04), de forma emergencial, o Pronto Socorro 2, devido à alta demanda de...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.