Dois assuntos

Crise
A recente prisão do ex-deputado federal e ex-presidente do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) pelos motins que vocês devem ter visto na mídia nacional. O político (ou agora ex) condenado a voltar ao presídio (depois de ter uma prisão domiciliar desde janeiro) certamente irá mudar o cenário político deste país. E com isto, o velho PTB vai aos poucos se esfarelando. Segundo o comentarista Otávio Guedes (da Globonews), há muito tempo virou um Partido denominado “barriga de aluguel”, ou seja, sem um propósito definido, sem um planejamento, entregando-se a outros (partidos) que lhe derem mais vantagens. Existem vários assim no cenário brasileiro. Mas, tratando-se do PTB (que sempre teve uma enorme repercussão nesta cidade), é algo muito triste.
Para lembrar: tal agremiação política teve em Getúlio Vargas como um dos seus fundadores. E foi o grande apoio de Getúlio Dornelles Vargas nas eleições democráticas de 1950 para presidente da república. Democráticas porque depois de quinze anos tal eleição voltava a acontecer no solo brasileiro. Com a vitória das Tropas Aliadas (Estados Unidos, Rússia e a maioria dos países europeus, também o Brasil). Não cabia mais em si, os países vitoriosos, não realizassem eleições livres. Daí que Getúlio deixa o seu posto em 1945 para voltar eleito pelo povo em 1950.
E durante anos, o Partido Trabalhista Brasileiro esteve na berlinda como a União Democrática Nacional, Partido Social Progressista, Partido Social Democrático, entre outros. Basta dizer que o próprio Roberto Jefferson (que jogou granadas e atirou em dois policiais federais) seria candidato à presidência da república. Foi impedido por ser um preso domiciliar. Daí, em seu lugar entrou aquele sinistro padre Kelmon, de uma igreja que ninguém conhecia aqui (peruana?) no debate político da TV Globo e que tentou a todo tempo agredir Luiz Inácio Lula da Silva…

Novela das nove – da TV Globo, evidentemente
Estreou “Travessia”, de autoria de Gloria Perez e que pretende transmitir emoções como a recém terminada “Pantanal”. Não é fácil (aliás, nada é fácil) substituir uma novela que alavancou a audiência da TV Globo (como nos velhos tempos!). “Pantanal” paralisou o Brasil.
“Travessia, de início mostra uma história bastante movimentada com muitos personagens circulando (muitos deles) entre São Luís do Maranhão, Rio de Janeiro, Lisboa (Portugual). A autora Glória mostra detalhes de danças, cantorias, artesanato, vestimentas, linguajar, comida e as belezas dos Lençóis Maranhenses, saindo um pouco do eixo Rio-São Paulo e mostrando um pouco do Nordeste. Por enquanto, a história está interessante, intrigante e emocionante. Boa para assistir!

Últimas

CORREIO POLÍTICO 997

CORREIO POLÍTICO 997

Exército Após o final do prazo para a filiação de possíveis candidatos, continua a corrida atrás de partidos políticos. Um número maior de partidos traz mais candidatos a vereador e...

Itapetininga tem quase 300 casos de dengue confirmados

Cidade registra 450 casos de Dengue em uma semana

Itapetininga registrou 450 novos casos de Dengue em uma semana. Ao todo, a cidade confirmou neste ano 1.531 casos positivos da doença. Um único caso de Chikungunya foi identificado em...

Queimadas aumentam em mais de 30% em 2024

Queimadas aumentam em mais de 30% em 2024

Em Itapetininga, nos primeiros quatro meses do ano, houve um aumento de 30% nos registros de queimadas em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com os...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.