Moisés, quando conduzia o povo de Israel para Canaã, exerceu várias funções, tais como: comandante-chefe, governador, juiz e sacerdote. Tudo girava em torno dele e para ele. Será que ele era egoísta ou egocêntrico?
Jetro, sogro de Moisés, sacerdote de Midiã e descendente de Abraão, através de Quetura, concubina do patriarca, ficou admirado com o serviço que ele realizava. Não tinha, o libertador do povo de Israel, tempo para si e para os seus familiares. Quando se assentava para julgar as questões jurídicas ou religiosas, o povo ficava em pé diante dele horas e horas, isto é, desde a manhã até ao pôr-do-sol.
Jetro, homem prático e experiente, disse ao seu genro: “Que é isto que fazes ao povo? Por que te assentas e todo povo fica em pé diante de ti, desde a manhã até ao pôr-do-sol”? Moisés, assim, respondeu: “Porque o povo me vem a mim para consultar a Deus. Além disso, quando eles têm alguma questão, vem a mim para que eu julgue entre um e outro e lhes declare os estatutos de Deus e as suas leis”.
Observe, caro leitor, que Moisés exercia as funções de governador, juiz e sacerdote. Jetro, diante da resposta, disse: “sem dúvida, desfalecerás, tanto tu, como este povo que está contigo, uma vez que isto é pesado para ti; tu, sozinho, não podes fazer”.
Depois, de ouvir a resposta de Moisés, deu-lhe o seguinte conselho: “Representa tu o povo perante Deus, leva as suas causas ao Eterno, ensina-lhes os estatutos e as leis e faze-lhes saber o caminho em que devem andar e a obra que devem fazer. Procura dentre o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade que aborreçam a avareza; põe-nos sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez; para que julguem este povo em todo tempo. Só a causa grave o povo trará a ti, mas toda causa pequena, eles mesmos julgarão, será assim mais fácil para ti, e eles levarão a carga contigo”.
O líder cristão não pode ser egoísta ou egocêntrico. Não deve fazer tudo, mas deve dividir as tarefas. Não deve ter medo de perder o cargo que Deus lhe concedeu. Deus controla tudo e nada acontece sem a vontade Divina. A História afirma que “no ano terceiro do reinado de Jeoaquim, rei de Judá, veio Nabucodonosor, rei da Babilônia, a Jerusalém e a sitiou. O Senhor lhe entregou nas mãos a Jeoaquim , rei de Judá e alguns dos utensílios da Casa de Deus; a estes, levou-os para a terra de Sinear, para a casa de seu deus, e os pôs na casa do tesouro do seu deus”. Nabucodonosor, rei da Babilônia, pensava que era ele quem fazia, mas quem agia, na verdade, era Deus, o Criador dos céus e da terra. A Bíblia afirma que foi Deus quem lhe entregou nas mãos a Jeoquim, rei de Judá.
Paulo, o apóstolo, asseverou, na sua carta aos efésios, que é Deus quem nos abençoa, nos escolhe, nos predestina para louvor da glória de sua graça. Deus está no controle de tudo.
Parte de casarão histórico desmorona e rua Quintino Bocaiúva está parcialmente interditada
Em meio a obras de remoção do telhado parte do histórico Solar dos Rezende desmoronou. Na tarde do último sábado, uma das paredes do casarão desabou. De acordo com a...