Moisés, quando conduzia o povo de Israel para Canaã, exerceu várias funções, tais como: comandante-chefe, governador, juiz e sacerdote. Tudo girava em torno dele e para ele. Será que ele era egoísta ou egocêntrico?
Jetro, sogro de Moisés, sacerdote de Midiã e descendente de Abraão, através de Quetura, concubina do patriarca, ficou admirado com o serviço que ele realizava. Não tinha, o libertador do povo de Israel, tempo para si e para os seus familiares. Quando se assentava para julgar as questões jurídicas ou religiosas, o povo ficava em pé diante dele horas e horas, isto é, desde a manhã até ao pôr-do-sol.
Jetro, homem prático e experiente, disse ao seu genro: “Que é isto que fazes ao povo? Por que te assentas e todo povo fica em pé diante de ti, desde a manhã até ao pôr-do-sol”? Moisés, assim, respondeu: “Porque o povo me vem a mim para consultar a Deus. Além disso, quando eles têm alguma questão, vem a mim para que eu julgue entre um e outro e lhes declare os estatutos de Deus e as suas leis”.
Observe, caro leitor, que Moisés exercia as funções de governador, juiz e sacerdote. Jetro, diante da resposta, disse: “sem dúvida, desfalecerás, tanto tu, como este povo que está contigo, uma vez que isto é pesado para ti; tu, sozinho, não podes fazer”.
Depois, de ouvir a resposta de Moisés, deu-lhe o seguinte conselho: “Representa tu o povo perante Deus, leva as suas causas ao Eterno, ensina-lhes os estatutos e as leis e faze-lhes saber o caminho em que devem andar e a obra que devem fazer. Procura dentre o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade que aborreçam a avareza; põe-nos sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez; para que julguem este povo em todo tempo. Só a causa grave o povo trará a ti, mas toda causa pequena, eles mesmos julgarão, será assim mais fácil para ti, e eles levarão a carga contigo”.
O líder cristão não pode ser egoísta ou egocêntrico. Não deve fazer tudo, mas deve dividir as tarefas. Não deve ter medo de perder o cargo que Deus lhe concedeu. Deus controla tudo e nada acontece sem a vontade Divina. A História afirma que “no ano terceiro do reinado de Jeoaquim, rei de Judá, veio Nabucodonosor, rei da Babilônia, a Jerusalém e a sitiou. O Senhor lhe entregou nas mãos a Jeoaquim , rei de Judá e alguns dos utensílios da Casa de Deus; a estes, levou-os para a terra de Sinear, para a casa de seu deus, e os pôs na casa do tesouro do seu deus”. Nabucodonosor, rei da Babilônia, pensava que era ele quem fazia, mas quem agia, na verdade, era Deus, o Criador dos céus e da terra. A Bíblia afirma que foi Deus quem lhe entregou nas mãos a Jeoquim, rei de Judá.
Paulo, o apóstolo, asseverou, na sua carta aos efésios, que é Deus quem nos abençoa, nos escolhe, nos predestina para louvor da glória de sua graça. Deus está no controle de tudo.
Falecidos da Semana
05 DE DEZEMBRO DE 2024 THERESA DE JESUS PROENÇA DE MOURA DATA/LOCAL DO FALECIMENTO: 05/12/2024 ÀS 20:00 HS EM ITAPETININGA-SP IDADE: 83 ANOS PROFISSÃO: APOSENTADA ESTADO CIVIL: VIÚVA DO SR....