Em Tel-Aviv, Israel, Oriente Médio

Israel I

A estilista Vanny de Freitas Cardoso foi quem levou itapetininganos para uma peregrinação religiosa para Israel (com Terra Santa) e Turquia numa excursão iniciada neste último setembro, no dia seis, num domingo, levados pela Turkish Airlines. Saindo do Aeroporto Internacional de Guarulhos, São Paulo, pontualmente às três horas da manhã e chegando em Istambul, principal cidade da Turquia, às três da tarde (horário brasileiro) correspondendo lá às nove e trinta e cinco da noite, totalizando doze horas de viagem. Depois, na conexão, já em horário oriental, partindo de Istambul às onze e vinte e cinco da noite chegando a Tel-Aviv, capital econômica de Israel a uma e quarenta e cinco minutos, já na madrugada do dia sete. O pessoal de Itapetininga, juntamente com peregrinos de Goiânia (Goiás), Três Corações (Minas Gerais), Campinas e da capital paulista ficaram hospedados no Marina Hotel Tel-Aviv, de frente ao Mar Mediterrâneo (sempre azul, azul). Depois de um providencial dia de descanso (sete), na manhã seguinte iniciaram-se as visitas, primeiramente em Jope, onde está localizada a Primeira Igreja de Pedro; Cesarea Marítima (anfiteatro romano) e Haifa (Gruta do profeta Elias). Depois, Nazareth. E nas próximas Agendas (ou edições) continuaremos o circuito.

 

Israel II

Tendo a incansável Vanny de Freitas Cardoso como coordenadora, a excursão contou ainda com a presença de “Junior”, da agência Cláudio Cardoso Peregrinações Viagens e Turismo Limitada, com sede em Campo Belo, bairro paulistano e que constantemente anuncia suas viagens na Rede Vida de Televisão. Os guias foram locais. Os itapetininganos participantes da viagem foram: Vanny de Freitas Cardoso (coordenadora), Daniela (Freitas Cardoso) – Emerson Cord, ambos bancários em São Paulo; Lúcia Ferraz e sua filha Daniela Ferraz (responsável pelo site “Bijoux e Balangandãs”, venda de bijuterias); Maria Luisa (Paiva Pereira de Almeida) – Ariovaldo de Almeida (Preto), ela funcionária aposentada da “Nossa Caixa, Nosso Banco” (hoje Banco do Brasil) e ele, dentista; Abigail Vieira de Souza Moraes, professora de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino, já aposentada; Vera Lúcia Abdala, supervisora estadual de ensino, aposentada; Luiz Lopes Vieira, militar reformado da Polícia Rodoviária Estadual; padre Renato Vieira (de São Miguel Arcanjo) Lívia e Alfredo de Vita, ela, dentista aposentada e ele, médico cirurgião (trabalhando em Capão Bonito). Maristela Izzo; Maria do Carmo Malavazzi e este colunista Ivan Barsanti Silveira.

 

Pouco caso

Segmentos do professorado do ensino fundamental e médio, diretores de escola e supervisores de ensino da rede estadual de ensino desta cidade estão indignados (a palavra é esta) com o governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB) pelo fato do mesmo não ter respeitado a data base para o aumento do pessoal do magistério paulista. Data-base, aliás, criada pelo próprio governador, ou seja, o primeiro dia de julho. A data em questão passou em “brancas nuvens” e não houve nenhuma justificativa do Governo. As entidades do Magistério: dos professores (CPP) diretores de escola (UDEMO) e supervisores de ensino (APASE) realizaram várias reuniões com as chamadas autoridades de ensino e os resultados foram nenhum. E a conclusão que ficou foi a seguinte –estas categorias profissionais não são levadas a sério. E não há desculpa para o não aumento.

 

 

Craque

Depois de uma bem sucedida operação médica, mas ainda convalescente Vancley Sacco, diretor de escola da rede estadual de ensino, não vê a hora de restabelecer-se por completo. Até para poder voltar aos gramados do Clube dos Veteranos para jogar seu futebol e poder exercitar de novo os seus incríveis chutes a gol.

 

 

Apetite I

Depois de uma bem sucedida viagem à Israel (entre cinco a quinze de setembro último) Vera Lúcia Abdala (ex-secretária da Educação deste munícipio, primeira gestão de Roberto Ramalho Tavares) gostou tanto da culinária de lá (afinal, ela é descendente de família libanesa) que, logo que voltou para cá foi provar as iguarias do restaurante “Árabe” na rua Fernando Prestes, especializada em comida libanesa. E Vera Abdala convidou a amiga Elenice Mendes Tarcia para o almoço dominical lá. Isto, no último dia vinte do mês que passou.

 

 

Apetite II

Professora de Inglês e bancária aposentada do Banespa a dinâmica Erna Irma Scheide tem uma bela missão a cumprir. Erna será responsável pelo almoço que será servido neste mês de outubro na “Associação do Bem Viver”, entidade situada próxima a Itauto, na avenida José de Almeida Carvalho. A comida será baseada na culinária alemã e Erna Irma é especialista nisso.

 

 

Birthday

Ontem, primeiro de outubro, quarta-feira, mudou de idade o dentista Roberto Lima de Lara, um dos grandes nomes da intelectualidade itapetiningana.

 

 

Fatal

Fans itapetininganos da cantora Gal Costa estão sintonizando o canal 474 na Sky (só na Sky, canal pago) o rádio que leva o nome da cantora e que apresenta gravações originais de Gal, em várias décadas dela.

 

 

Socorro
Filho de Maria Nazareth Rosa Rezende e do saudoso Antonio Belisandro Barbosa Rezende (que foi diretor do então Instituto de Educação “Peixoto Gomide”) o itapetiningano Marcelo Rosa Rezende, médico cirurgião do Hospital das Clínicas em São Paulo e especialista em mãos, foi entrevistado pelo “Jornal Nacional” da TV Globo na penúltima sexta-feira, dezoito (setembro). Assunto: acidente de moto.

Últimas

Operação detém suspeito com droga na Vila Mazzei

Operação detém suspeito com droga na Vila Mazzei

Nesta quarta-feira, dia 16, durante patrulhamento da Operação Itapê + Segura, equipes da Guarda Civil Municipal de Itapetininga prenderam um suspeito nas proximidades de uma escola municipal na Vila Mazzei....

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga