Em Tel-Aviv, Israel, Oriente Médio

Israel I

A estilista Vanny de Freitas Cardoso foi quem levou itapetininganos para uma peregrinação religiosa para Israel (com Terra Santa) e Turquia numa excursão iniciada neste último setembro, no dia seis, num domingo, levados pela Turkish Airlines. Saindo do Aeroporto Internacional de Guarulhos, São Paulo, pontualmente às três horas da manhã e chegando em Istambul, principal cidade da Turquia, às três da tarde (horário brasileiro) correspondendo lá às nove e trinta e cinco da noite, totalizando doze horas de viagem. Depois, na conexão, já em horário oriental, partindo de Istambul às onze e vinte e cinco da noite chegando a Tel-Aviv, capital econômica de Israel a uma e quarenta e cinco minutos, já na madrugada do dia sete. O pessoal de Itapetininga, juntamente com peregrinos de Goiânia (Goiás), Três Corações (Minas Gerais), Campinas e da capital paulista ficaram hospedados no Marina Hotel Tel-Aviv, de frente ao Mar Mediterrâneo (sempre azul, azul). Depois de um providencial dia de descanso (sete), na manhã seguinte iniciaram-se as visitas, primeiramente em Jope, onde está localizada a Primeira Igreja de Pedro; Cesarea Marítima (anfiteatro romano) e Haifa (Gruta do profeta Elias). Depois, Nazareth. E nas próximas Agendas (ou edições) continuaremos o circuito.

 

Israel II

Tendo a incansável Vanny de Freitas Cardoso como coordenadora, a excursão contou ainda com a presença de “Junior”, da agência Cláudio Cardoso Peregrinações Viagens e Turismo Limitada, com sede em Campo Belo, bairro paulistano e que constantemente anuncia suas viagens na Rede Vida de Televisão. Os guias foram locais. Os itapetininganos participantes da viagem foram: Vanny de Freitas Cardoso (coordenadora), Daniela (Freitas Cardoso) – Emerson Cord, ambos bancários em São Paulo; Lúcia Ferraz e sua filha Daniela Ferraz (responsável pelo site “Bijoux e Balangandãs”, venda de bijuterias); Maria Luisa (Paiva Pereira de Almeida) – Ariovaldo de Almeida (Preto), ela funcionária aposentada da “Nossa Caixa, Nosso Banco” (hoje Banco do Brasil) e ele, dentista; Abigail Vieira de Souza Moraes, professora de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino, já aposentada; Vera Lúcia Abdala, supervisora estadual de ensino, aposentada; Luiz Lopes Vieira, militar reformado da Polícia Rodoviária Estadual; padre Renato Vieira (de São Miguel Arcanjo) Lívia e Alfredo de Vita, ela, dentista aposentada e ele, médico cirurgião (trabalhando em Capão Bonito). Maristela Izzo; Maria do Carmo Malavazzi e este colunista Ivan Barsanti Silveira.

 

Pouco caso

Segmentos do professorado do ensino fundamental e médio, diretores de escola e supervisores de ensino da rede estadual de ensino desta cidade estão indignados (a palavra é esta) com o governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB) pelo fato do mesmo não ter respeitado a data base para o aumento do pessoal do magistério paulista. Data-base, aliás, criada pelo próprio governador, ou seja, o primeiro dia de julho. A data em questão passou em “brancas nuvens” e não houve nenhuma justificativa do Governo. As entidades do Magistério: dos professores (CPP) diretores de escola (UDEMO) e supervisores de ensino (APASE) realizaram várias reuniões com as chamadas autoridades de ensino e os resultados foram nenhum. E a conclusão que ficou foi a seguinte –estas categorias profissionais não são levadas a sério. E não há desculpa para o não aumento.

 

 

Craque

Depois de uma bem sucedida operação médica, mas ainda convalescente Vancley Sacco, diretor de escola da rede estadual de ensino, não vê a hora de restabelecer-se por completo. Até para poder voltar aos gramados do Clube dos Veteranos para jogar seu futebol e poder exercitar de novo os seus incríveis chutes a gol.

 

 

Apetite I

Depois de uma bem sucedida viagem à Israel (entre cinco a quinze de setembro último) Vera Lúcia Abdala (ex-secretária da Educação deste munícipio, primeira gestão de Roberto Ramalho Tavares) gostou tanto da culinária de lá (afinal, ela é descendente de família libanesa) que, logo que voltou para cá foi provar as iguarias do restaurante “Árabe” na rua Fernando Prestes, especializada em comida libanesa. E Vera Abdala convidou a amiga Elenice Mendes Tarcia para o almoço dominical lá. Isto, no último dia vinte do mês que passou.

 

 

Apetite II

Professora de Inglês e bancária aposentada do Banespa a dinâmica Erna Irma Scheide tem uma bela missão a cumprir. Erna será responsável pelo almoço que será servido neste mês de outubro na “Associação do Bem Viver”, entidade situada próxima a Itauto, na avenida José de Almeida Carvalho. A comida será baseada na culinária alemã e Erna Irma é especialista nisso.

 

 

Birthday

Ontem, primeiro de outubro, quarta-feira, mudou de idade o dentista Roberto Lima de Lara, um dos grandes nomes da intelectualidade itapetiningana.

 

 

Fatal

Fans itapetininganos da cantora Gal Costa estão sintonizando o canal 474 na Sky (só na Sky, canal pago) o rádio que leva o nome da cantora e que apresenta gravações originais de Gal, em várias décadas dela.

 

 

Socorro
Filho de Maria Nazareth Rosa Rezende e do saudoso Antonio Belisandro Barbosa Rezende (que foi diretor do então Instituto de Educação “Peixoto Gomide”) o itapetiningano Marcelo Rosa Rezende, médico cirurgião do Hospital das Clínicas em São Paulo e especialista em mãos, foi entrevistado pelo “Jornal Nacional” da TV Globo na penúltima sexta-feira, dezoito (setembro). Assunto: acidente de moto.

Últimas

OAB contesta baixa vazão de água em barragem

OAB contesta baixa vazão de água em barragem

Um ofício da OAB de Itapetininga enviado para autoridades indica provável operação irregular das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) alimentadas pelas represas no curso do rio Turvo em Pilar do Sul....

Cidade registra 300 casos de Covid na semana

Casos de Covid desaceleram, mas UTI segue 70% ocupada

Itapetininga está há duas semanas sem registrar mortes em decorrência da Covid-19. O registro de novos casos também desacelerou, em uma semana foram confirmados 69 novos casos, uma média aproximada...

Escola Peixoto Gomide comemora 127 anos

Projeto “Falar é Bom” realiza palestras para jovens

O Projeto “Falar é Bom”, ação da Prefeitura de Itapetininga coordenada pela Secretaria Municipal de Promoção Social, retoma suas atividades presenciais, seguindo todas as medidas sanitárias, com foco no “Setembro...

Logística é aliada essencial do e-commerce

Logística é aliada essencial do e-commerce

O e-commerce é um setor que vem crescendo no Brasil e no mundo, principalmente em razão da pandemia de Covid-19, que impossibilitou a compra de produtos de forma presencial. Para...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga