ESQUERDA OU DIREITA

Houve um tempo em que a humanidade estava encurralada pelo embate entre o comunismo opressor e o capitalismo selvagem, sofrendo as agruras da guerra fria.
Muitas economias socialistas sucumbiram, enquanto outras cuidam de minorar o conceito de igualdade, permitindo a valorização de méritos individuais, crescentes patrimônios privados e liberdade de expressão. Comunistas, muitos, perceberam que o tolhimento de liberdades e a centralização do poder conduzem ao fracasso econômico e insatisfação social.
O capitalismo também sofreu profundas mudanças, instituindo limites ao poder do capital, criando políticas sociais de inclusão e a primazia dos interesses coletivos. Até a propriedade privada, altar e sustentáculo do sistema, passou a ter sua autonomia condicionada ao cumprimento de ditâmes legais.
Enquanto o capitalismo gerava mais ricos que riquezas, e o comunismo transformava países em prisões, foram criados guetos políticos, raciais, sociais e culturais. O desmanche de tais guetos, e a geração de bem estar social, preocupa e obriga, governantes de todos os espectros políticos, a ações de inclusão, a maioria baseada na educação e geração de rede pública de assistência e amparo.
Cada povo cuida de aperfeiçoar seu sistema, sob o peso de ranços políticos e partidários, e a limitação de possuir grandes contingentes, social, cultural e econômicos, dependentes da ação oficial. Tal dependência, se atendida de maneira partidária e clientelista, tende a perpetuar poderes e prostituir contextos.
A integração dos mercados e a crescente instituição de organismos internacionais, buscando normas globais de convivência entre os países e um mínimo de respeito aos indivíduos, tem gerado sucessivos incômodos a tiranos e déspotas ainda empoderados. A própria existência de paraísos fiscais, relacionados ao acolhimento de capitais surrupiados e impunidade, tem sido condenada e desestimulada.
Aos poucos, a humanidade caminha para a desconsideração da autonomia dos povos, quando submetidos a mandos cruéis e desrespeitosos. A autonomia formal nem sempre é sinônimo de liberdade, e as intervenções de órgãos internacionais serão crescentes.
Países em desenvolvimento ainda sofrem a ação de atividades e mandos políticos primários, tão corruptos quanto clientelistas. Em tais contextos, governos acabam endeusados e Estados esfacelados.
Entre nós, partidos não refletem ideologias, e vivemos, da federação ao município, administrações mais voltadas à próxima eleição que ao atendimento das necessidades coletivas. O PT admite qualquer desvio ou erro, se encontrar ou julgar haver encontrado algo similar, na história do PSDB.
Merecemos bem mais que o cínico embate entre os partidos, pois ambos já não guardam características ideológicas definidas, e sequer exigem de seus eleitos um mínimo de compostura. PT e PSDB são grupamentos estranhos, repletos de incoerências e compartimentos inconciliáveis.

Últimas

Vitrine – Arte por toda parte

Cidade tem obras atrasadas, aponta TCE

Itapetininga conta com obras atrasadas. A apuração é do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que indicou que havia, no primeiro trimestre, nove construções com problemas no cronograma. Conforme a...

Correio Político

Correio Político

Convenções As convenções para formação definitiva das coligações dos partidos e definições das candidaturas de prefeito, vice e vereadores devem acontecer no próximo final de semana, prazo final do calendário...

Itapetininga desponta na produção de lúpulo

Itapetininga desponta na produção de lúpulo

Itapetininga é conhecida por sua agricultura diversificada e agora se destaca na produção de lúpulo, um ingrediente indispensável para a fabricação de cerveja. A iniciativa, liderada pelo produtor Fernando Gonçalves,...

Prefeitura divulga balanço de adesões do Refis 2021

Projeto do aeroporto é retomado; agora é municipal

Após 10 anos, o projeto de aeroporto é retomado em Itapetininga. Agora, foi reformulado e será municipal. Em tese, significa que a prefeitura desenvolverá e executará o projeto com recursos...

Itapetininga está em 3º lugar nos Jogos Regionais

Itapetininga está em 3º lugar nos Jogos Regionais

Nos últimos dias dos 66º Jogos Regionais em Itapetininga, a cidade está em terceiro lugar na classificação parcial, até o momento. O destaque foi o Tênis feminino, Badminton Feminino e...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.