Eu Respeito os Ateus

José Silvério é ateu. Não é ateu prático, isto é, aquele que vive como se Deus não existisse. Há muitos na igreja. É dogmático, pois procura argumentos na Filosofia e Ciência para afirmar que Deus não existe. Aprendi com o meu pai a respeitar as ideias dos outros, porém, quando ele veio conversar comigo, usei os argumentos tomistas para defender a tese de que Deus existe e ele, Deus, é a necessidade das necessidades, como disse Rui Barbosa.
A Bíblia não procura provar a existência de Deus e trata do assunto como se o ateismo não existisse. Moisés, o cronista da criação, inicia o seu livro, dizendo: -“No princípio criou Deus os céus e a terra”. “No princípio” é um adjunto adverbial de tempo. O tempo existe para nós, mas não para Deus. Ele é eterno. O verbo criar no hebraico é “bará” e só é aplicado a Deus, uma vez que o homem não tem o poder de criar. O ser humano transforma a matéria em objetos úteis, porém não cria. Só o Eterno tem esse poder.
– Há, no entanto, provas metafísicas e morais da existência de Deus, disse eu para o José. As provas metafísicas são: A existência da vida. Como explicar a existência da vida sem a intervenção de um poder superior às forças da matéria? A existência da ordem. Há, no universo, quer no seu conjunto ou nas suas fontes uma coordenação harmoniosa e perfeita de meios e de fins, logo é necessário que haja um ordenador perfeito e de uma causa infinitamente sábia que é Deus; A existência do movimento supõe um impulso inicial que só poderia ter sido dado por Deus. A Terra, por exemplo, tem dois movimentos: translação e rotação; A existência do mundo. O mundo é contingente e não pode por si mesmo existir, logo só existe pela ação de um Criador incriado, eterno e necessário, que é Deus.
Além de tudo isso, há as provas morais, tais como: As aspirações da alma humana, isto é, o sentimento religioso que existe em todas as criaturas humanas e aparece com um relevo mais acentuado nas almas mais puras, inteligentes, livre; O princípio do mérito e do demérito existe e o nosso espírito o concebe como complemento necessário do princípio do dever que não constitui apenas num fato intelectual, mas a garantia absoluta duma sanção perfeita, adequada à lei moral, isto é, de Deus.
Citei outras provas, mas ele se mostrou tão incrédulo a tudo e a todos que resolvi me calar. Depois que ele foi embora, tomei a Bíblia e li: “Disse o………..no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras, não há ninguém que faça o bem. O Senhor olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia alguém que tivesse entendimento e buscasse a Deus. Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos: Não há quem faça o bem, não há sequer um.( Sal.14) (Complete o espaço acima.) Será que há muitos ateus, como o José?
Será que há muitos ateus, como o José, na nossa terra?

Últimas

Falecidos da Semana

04 DE DEZEMBRO DE 2024 IZIDORA DE PAULA DATA/LOCAL DO FALECIMENTO: 04/12/2024 ÀS 06:30HS EM ITAPETININGA-SP IDADE: 88 ANOS PROFISSÃO: APOSENTADA ESTADO CIVIL: CASADA COM O SR. NAPOLEÃO CORRÊA AIRES...

Lombadas eletrônicas começam a multar após 60 dias

Lombadas eletrônicas começam a multar após 60 dias

As lombadas eletrônicas recentemente instaladas em Itapetininga começarão a aplicar de multas após aproximadamente 60 dias. A informação foi fornecida pela Prefeitura de Itapetininga, que destacou que o período inicial...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.