[adning id="30977"]

Falando sério

É preocupante a crise brasileira.
Diminuem os empregos, cai a produção, experimentamos de novo o amargo sabor da inflação, sucateiam os serviços públicos e rareiam os investimentos, fábricas de riquezas e empregos futuros. Estamos empobrecendo.
A crise econômica, por si só, acaba sendo contornável, e já o fizemos uma dezena de vezes, desde 1.500. Contudo, a crise econômica, e todas as outras que com ela convivem, é consequência, e não causa de nosso desastre.
Nossa crise é política e moral. Vivemos sob o constante impacto da descoberta de novos e intermináveis antros de corrupção, agora bilionários.
Instituições são maculadas em nome da governabilidade, com nomeações barganhadas por apoios legislativos. O legislativo, já pouco prestigiado no entendimento popular, entrega-se de corpo e alma ao fisiologismo e vazio ideológico.
Altas personalidades da república encontram-se sob suspeição, dividindo cárceres com antigos ícones da iniciativa privada. Grandes empreiteiras aliam-se a políticos pequenos, assaltando bens públicos.
Existe um vazio de lideranças, e um contínuo esforço para ridicularizar a imprensa livre e plural, quando impossível colonizá-la. Legiões de militantes assumem ares de radicais religiosos, negando o óbvio e pregando providências desastrosas.
Andamos, pobres que somos, prestigiando e financiando obras e obras em países cujos governantes apresentam alguma familiaridade ideológica. Tentamos apagar a história, censurando até Monteiro Lobato, com seu Sítio da Pica Pau Amarelo.
Nossas grandes obras, lançadas com forte impacto midiático, como milagreiras, jazem inacabadas ou escandalosas. O paraíso, na visão simplista e eleitoreira de nossos dias, repousa no consumo sem estrutura e sem alicerce no aumento da produção e capacidade de adquirir via ganhos pessoais, não benesses oficiais.
Governantes sem credibilidade e sem qualquer liderança fora dos locais de culto partidário, revelam-se incapazes de remediar a crise por eles criada, e seguem aos soquinhos, buscando preservar o mando conquistado sabe-se lá como. A ordem não é corrigir rumos, mas desacreditar os que ousam apontar as distorções e desonestidades do poder.
O país vem sendo dividido, mas não está sendo fácil incutir o ódio racial, econômico, ideológico e até religioso, entre os brasileiros. Como em toda crise, líderes natos começam a sair das sombras, e culturas e tradições revivem, como que buscando a sobrevivência.
O governo já não governa, e aumenta a cada dia o fosso que separa os palácios da população. A última batalha será impedir o aparelhamento de nossa Justiça e o sufocamento da Polícia Federal e Ministério Público. Aí será o caos !

Últimas

Falecidos da Semana

13 DE DEZEMBRO DE 2024 ESTELA DE ALMEIDA ESPOLAOR DATA/LOCAL DO FALECIMENTO: 13/12/2024 ÀS 00:38 HS EM ITAPETININGA-SP IDADE: 100 ANOS PROFISSÃO: APOSENTADA ESTADO CIVIL: VIUVA DO SR. MARIO ESPOLAOR...

Prefeitura deve construir duas novas UBSs

Prefeitura deve construir duas novas UBSs

A Prefeitura também pontou que ambas as unidades fazem parte do Programa de Aceleração ao Crescimento (novo PAC). O processo de inserção de dados no Sistema de Obras do Governo...

Cresce número de academias em Itapetininga

Cresce número de academias em Itapetininga

Nos últimos anos, Itapetininga tem registrado um crescimento expressivo no número de academias, refletindo uma tendência em busca de saúde, bem-estar e socialização. A prática de atividades físicas, antes associada...

Novembro bate recorde de chuvas em 2024

Novembro bate recorde de chuvas em 2024

Itapetininga registou em novembro, 159.1 milímetros de chuva, o volume é o maior do mês anterior, em outubro, quando choveu na cidade cerca de 153.2 mm. A quantidade de chuva...

Artista promove oficina e exposição de carvão

Banda de rock itapetiningana celebra 10 anos

Com uma trajetória marcada pela autenticidade e paixão pela música alternativa, a banda Tempos de Morte celebra seus 10 anos de existência com uma festa especial em Itapetininga. O evento,...

Artista promove oficina e exposição de carvão

Artista promove oficina e exposição de carvão

A oficina e exposição de carvão conduzida pela artista plástica, restauradora e curadora Walkiria Paunovic, é uma iniciativa que tem como foco jovens de escolas da periferia de Itapetininga, oferecendo...

Comdema autoriza erradicação da leucena na cidade

Comdema autoriza erradicação da leucena na cidade

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) publicou uma resolução em que autoriza a erradicação da espécie arbórea leucena (Leucaena leucocephala) a medida visa controlar a proliferação dessa...

[adning id=”30959″]
[adning id=”30959″]

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

[adning id=”30961″]

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.