Fonte de todo bem

Há, no hinário presbiteriano, um cântico que assim começa: “A terra semeamos a fim de nos dar pão, mas Deus é quem a nutre com benfazeja mão. É Deus quem manda o frio, o inverno e o verão, a chuva, o doce orvalho e a fresca viração.

Para o cristão reformado nada acontece por acaso. Não há, em outras palavras, lugar para o “azar”, “sorte” ou “Acaso”. Deus dirige todas as coisas de um modo sábio, pessoal e amoroso.

Na Teologia, esse cuidado divino recebe o nome de providência. No Catecismo Maior de Westminster, diz: “Deus executa os seus decretos nas obras da criação e da providência, segundo a sua presciência infalível e o livre e imutável conselho da sua vontade. ” Deus é soberano.

Deus criou o mundo, preserva-o, mantendo-o debaixo de leis que ele mesmo criou para a realização do seu propósito eterno.

Os homens simples acham que São Pedro, um dos apóstolos de Cristo, é quem controla a meteorologia, no entanto a Bíblia, que é e deve ser a única regra de fé e prática do cristão, afirma que é o Onipotente, o Eterno. O salmista, inspirado pelo Criador, disse: “ Tudo quanto aprouve ao Senhor, ele o fez, nos céus e na terra, no mar e em todos os abismos. Faz subir as nuvens dos confins da terra, faz os relâmpagos para a chuva, faz sair o vento dos seus reservatórios. ” (Salmo. 135:6)

Deus não deixou o mundo a sua própria sorte, mas sustenta e governa toda criação. Há a providência geral e a especial. Quanto à providência geral, a Bíblia afirma: “Nos céus, estabelece o Senhor o seu trono e o seu reino domina sobre tudo. “Salmo. 103:19) Jesus, que é a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, discorrendo sobre o amor, ordenou: “Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai Celeste, porque ele faz nascer o seu Sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. ” (Mat. 5:45) Na última parte do seu mandamento, ele destaca a providência geral de Deus-Pai. O Criador não faz acepção de pessoas.

Há, no entanto, a providência especial de Deus. Deus trata os seus filhos de um modo diferente. Paulo, o apóstolo, asseverou “que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus. ” Deus tem um cuidado amoroso com o seu povo. Todos os cristãos aceitam de um modo ou de outro a eleição divina. Michael Quoist disse: “O homem foi eleito por amor e para o amor. ” Paulo, o apóstolo, afirmou “ que Deus nos predestinou para ele, para adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade. ” Beneplácito é consentimento, aprovação. Deus é soberano e faz o que bem entende. A eleição significa a preferência divina. Eleição é Deus escolher alguém que não merece. Paulo, escrevendo aos romanos disse: “Quem és tu, ó homem para discutires com Deus? Porventura pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? ” (Rom. 9:19)

Quem é de Deus, ouve a Palavra de Deus, como disse Jesus, isto é, gosta de ouvir e praticar a Palavra Divina. Você, portanto, se é assim, faz parte dos eleitos e da providência especial do Criador, uma vez que conseguiu ler até o fim esta crônica que só fala do Onipotente. (João 8:47) Deus é a fonte de todo bem.

Últimas

Correio Politico – Edição 1010

Experiência e Renovação A Federação Brasil Esperança (PV, PT e Pc do B) está com uma chapa forte de pré-candidatos a vereador. Unindo experiência e renovação, a chapa de pré-candidatos...

Câmara aprova projeto de substituição de sacos plásticos convencionais por ecológicos

Prefeitura e Câmara suspendem publicações em sites

Devido à lei eleitoral, a Prefeitura e a Câmara de Itapetininga suspenderam, temporariamente, a exibição de notícias no site e no semanário oficial que impliquem em publicidade institucional. A medida...

Confira as principais notícias de 2022

Jeferson Brun lança pré-candidatura

O atual prefeito de Itapetininga, Jeferson Brun, atualmente filiado ao Republicanos, lançou oficialmente sua pré-candidatura a prefeito de Itapetininga. Caso se confirme o apoio oficial, Brun terá a companhia de...

Novos nomes surgem para  vice-prefeito

Novos nomes surgem para vice-prefeito

Na edição passada, o Jornal Correio publicou seis nomes que estão na disputa para entrar de vice-prefeito em Itapetininga. Mais duas pessoas estão ainda no jogo como ex-secretário municipal de...

Clima desfavorável afeta produção de figo na cidade

Clima desfavorável afeta produção de figo na cidade

No município de Itapetininga, o clima desfavorável marcou a temporada de colheita de figos neste ano, conforme relata Daniel Nache, produtor local. “Este ano foi desafiador desde o início, com...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.