Fonte de todo bem

Há, no hinário presbiteriano, um cântico que assim começa: “A terra semeamos a fim de nos dar pão, mas Deus é quem a nutre com benfazeja mão. É Deus quem manda o frio, o inverno e o verão, a chuva, o doce orvalho e a fresca viração.

Para o cristão reformado nada acontece por acaso. Não há, em outras palavras, lugar para o “azar”, “sorte” ou “Acaso”. Deus dirige todas as coisas de um modo sábio, pessoal e amoroso.

Na Teologia, esse cuidado divino recebe o nome de providência. No Catecismo Maior de Westminster, diz: “Deus executa os seus decretos nas obras da criação e da providência, segundo a sua presciência infalível e o livre e imutável conselho da sua vontade. ” Deus é soberano.

Deus criou o mundo, preserva-o, mantendo-o debaixo de leis que ele mesmo criou para a realização do seu propósito eterno.

Os homens simples acham que São Pedro, um dos apóstolos de Cristo, é quem controla a meteorologia, no entanto a Bíblia, que é e deve ser a única regra de fé e prática do cristão, afirma que é o Onipotente, o Eterno. O salmista, inspirado pelo Criador, disse: “ Tudo quanto aprouve ao Senhor, ele o fez, nos céus e na terra, no mar e em todos os abismos. Faz subir as nuvens dos confins da terra, faz os relâmpagos para a chuva, faz sair o vento dos seus reservatórios. ” (Salmo. 135:6)

Deus não deixou o mundo a sua própria sorte, mas sustenta e governa toda criação. Há a providência geral e a especial. Quanto à providência geral, a Bíblia afirma: “Nos céus, estabelece o Senhor o seu trono e o seu reino domina sobre tudo. “Salmo. 103:19) Jesus, que é a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, discorrendo sobre o amor, ordenou: “Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai Celeste, porque ele faz nascer o seu Sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. ” (Mat. 5:45) Na última parte do seu mandamento, ele destaca a providência geral de Deus-Pai. O Criador não faz acepção de pessoas.

Há, no entanto, a providência especial de Deus. Deus trata os seus filhos de um modo diferente. Paulo, o apóstolo, asseverou “que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus. ” Deus tem um cuidado amoroso com o seu povo. Todos os cristãos aceitam de um modo ou de outro a eleição divina. Michael Quoist disse: “O homem foi eleito por amor e para o amor. ” Paulo, o apóstolo, afirmou “ que Deus nos predestinou para ele, para adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade. ” Beneplácito é consentimento, aprovação. Deus é soberano e faz o que bem entende. A eleição significa a preferência divina. Eleição é Deus escolher alguém que não merece. Paulo, escrevendo aos romanos disse: “Quem és tu, ó homem para discutires com Deus? Porventura pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? ” (Rom. 9:19)

Quem é de Deus, ouve a Palavra de Deus, como disse Jesus, isto é, gosta de ouvir e praticar a Palavra Divina. Você, portanto, se é assim, faz parte dos eleitos e da providência especial do Criador, uma vez que conseguiu ler até o fim esta crônica que só fala do Onipotente. (João 8:47) Deus é a fonte de todo bem.

Últimas

Cidade registra 66 furtos de veículos no ano

Cidade registra 66 furtos de veículos no ano

Os itapetininganos têm convivido com uma realidade preocupante, o aumento dos casos de furto de veículos e as ocorrências de roubo de veículos. Dados estatísticos da Secretaria de Segurança Pública...

Comércio começa atender com horário estendido

Comércio começa atender com horário estendido

Se preparando para a melhor data para o comércio do ano, as lojas de Itapetininga começaram a atender em horário especial a partir desta semana. De segunda-feira a sexta-feira, as...

Junta Militar de Itapetininga realiza o EXAR

Junta Militar de Itapetininga realiza o EXAR

O Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR) é realizado anualmente no período de 09 a 16 de dezembro, e tem como principais finalidades: praticar o mecanismo de convocação, atualizar dados,...

Mutirão retira 147 toneladas de resíduos

Mutirão retira 147 toneladas de resíduos

A Prefeitura de Itapetininga realizou mais um “Mutirão contra a Dengue” que retirou 147 toneladas de resíduos nas vilas Arruda e Paulo Ayres, neste final de semana. Junto com as...

Cidade recebe Campanha Natal Literário

Cidade recebe Campanha Natal Literário

A Biblioteca Municipal “Dr. Júlio Prestes de Albuquerque” lançou mais uma campanha para que os usuários com livros em atraso possam resolver suas pendências.É a Campanha Natal Literário que acontece...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga