Gol contra

Inconcebível o que aconteceu com o jogador brasileiro Vinícius Junior do poderoso Real Madrid por segmentos de torcedores do time adversário, ou seja, do Valencia numa partida de futebol da Grande Liga Espanhola, semana retrasada. O que aconteceu não, o que já vinha acontecendo em outros estádios com torcedores de outros times espanhóis.
Tudo por causa da cor da pele do Vinícius Junior, negro sim, com muita honra. Mas nesta partida o moço não aguentou e resolveu bravamente enfrentar os torcedores racistas. A cena foi vista por nós pela televisão. Imaginem um terço dos torcedores (ou mais) vaiando e gritando contra Vinícius Junior principalmente por ser negro. Isto já havia acontecido dezenas de vezes sem que a direção da Liga tomasse providências.
Vinícius Junior, vinte e dois anos, dono de um futebol vistoso, artilheiro, quando marca um gol, vibra, dança, faz brincadeiras, mas sempre com os companheiros da equipe, e as torcidas contrárias acham que é uma provocação. Mas a beleza do futebol não é isto? O drible, a velocidade, a astúcia, esperteza, a inteligência dos jogadores com os pés. Queriam o quê? Aquele futebol morno, quadrado, monótono, sem vida e vibração.
Naquela tarde, mesmo sem saber, o brasileiro Vinícius (ou até sabendo) mostrou ao mundo o racismo por parte de torcedores contrários (nem todos!). E logo com a Espanha, um país que, na segunda metade da década de 1930, enfrentou a ditadura que o general Franco queria impor ao país, ocasionando o episódio da Guerra Civil Espanhola. Milhares de adeptos espanhóis morreram enfrentando as tropas fascistas de Franco (contrário as livres eleições republicanas). Guerra esta que ultrapassou as fronteiras do país atraindo milhares de europeus (e americanos) democratas a lutar contra o regime franquista.
Agora, com este acontecimento de Vini Junior, dá uma marcha ré e atrai críticas pesadas do mundo ocidental. Parece que agora as autoridades de lá irão tomar providências. Mas já é um pouco tarde. Mas as pressões dos patrocinadores (quando entra o dinheiro as coisas mudam), da mídia internacional, dos próprios torcedores (racionais) e do próprio protagonismo do futebol como o esporte mais popular do mundo podem mudar isto. Graças também ao jovem Vini.

 

Se fato é foto…

Foto – Reprodução/Arquivo pessoal

Casamento do casal Itapetiningano, Geovana Rosa (empresária) e Felipe Siqueira (empresário) que aconteceu no dia 20 de maio com cerimônia religiosa na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres e festa no Viernes Club.

Últimas

CORREIO POLÍTICO 997

CORREIO POLÍTICO 997

Exército Após o final do prazo para a filiação de possíveis candidatos, continua a corrida atrás de partidos políticos. Um número maior de partidos traz mais candidatos a vereador e...

Itapetininga tem quase 300 casos de dengue confirmados

Cidade registra 450 casos de Dengue em uma semana

Itapetininga registrou 450 novos casos de Dengue em uma semana. Ao todo, a cidade confirmou neste ano 1.531 casos positivos da doença. Um único caso de Chikungunya foi identificado em...

Queimadas aumentam em mais de 30% em 2024

Queimadas aumentam em mais de 30% em 2024

Em Itapetininga, nos primeiros quatro meses do ano, houve um aumento de 30% nos registros de queimadas em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com os...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.