Homo sapiens plug

Desço na Rodoviária de São Paulo e noto que a maioria das pessoas está com fone de ouvido… Caminhando pelas ruas da Capital, de Salto, Sorocaba, Tatuí é a mesma coisa: todo mundo está com um fiozinho que desce do pavilhão auditivo e conecta-se a um celular guardado no bolso, nalgum lugar da anatomia… Ao que parece, tá todo mundo plugado!
Enquanto aguardo um coletivo num ponto de ônibus, presto bem atenção: velhos, senhoras, jovens, todos têm um fiozinho descendo da orelha! Parecem ETs! Senti vontade de perguntar: o que o distinto está ouvindo aí, tão compenetrado? Mas, eu poderia ser mal interpretado e arrumar encrenca à toa… Ninguém gosta de ser interrogado por um estranho… Então, resolvi ficar em silêncio e apenas observando… Tá ligado?
Noite dessas, num restaurante, de repente, entra um grupo de pessoas tagarelas, alegres, rindo não sei de quê… Na horinha pensei: que legal, são amigos marcaram um encontro, vão prosear, relembrar seu passado, contar piadas, fofocas, mas, que nada! Como se fossem robôs, todos eles enfiaram o maldito fone de ouvido no orifício escutador e ficaram alí: um olhando para o outro, como se o cidadão à sua frente fosse de outro planeta!
Na minha solidão, eu me perguntava: então agora, ninguém mais deseja ouvir o som natural da vida ao derredor? As vozes das pessoas vivas, o ruído dos automóveis, a melodia do vento, o ruflar de asas de uma pomba, o riso de uma criança?
Sei lá o que tantos filhos de Deus ouvem conectados aos seus celulares! Mas, do jeito que a coisa vai, o ser humano corre o risco de, no futuro, passar a nascer com estranha metamorfose: uma veia estará ligada do ouvido a algum lugar do organismo… E, se estiver ligada ao fiofó, azar do homo sapiens: a espécie será obrigada a curtir, querendo ou não, o som do próprio pum!
A Era do Homo sapiens-plug já chegou!

Últimas

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Na última quinta-feira, dia 22, em Sessão Extraordinária realizada na Câmara Municipal de Itapetininga (CMI), 15 dos 19 vereadores votaram pela cassação do mandato do parlamentar de oposição Eduardo Codorna...

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

No mês em que é celebrado o “Dia Internacional do Combate às Hepatites Virais”, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica promovem...

Filmes para quem gosta de comer… e cozinhar

Filmes para quem gosta de comer… e cozinhar

BAO (2018). O curta-metragem dirigido por Domee Shi fala de amor, e usa comida para representar uma mãe cuidando e acompanhando o crescimento do filho. Tem um viés bastante simbólico,...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga