Desço na Rodoviária de São Paulo e noto que a maioria das pessoas está com fone de ouvido… Caminhando pelas ruas da Capital, de Salto, Sorocaba, Tatuí é a mesma coisa: todo mundo está com um fiozinho que desce do pavilhão auditivo e conecta-se a um celular guardado no bolso, nalgum lugar da anatomia… Ao que parece, tá todo mundo plugado!
Enquanto aguardo um coletivo num ponto de ônibus, presto bem atenção: velhos, senhoras, jovens, todos têm um fiozinho descendo da orelha! Parecem ETs! Senti vontade de perguntar: o que o distinto está ouvindo aí, tão compenetrado? Mas, eu poderia ser mal interpretado e arrumar encrenca à toa… Ninguém gosta de ser interrogado por um estranho… Então, resolvi ficar em silêncio e apenas observando… Tá ligado?
Noite dessas, num restaurante, de repente, entra um grupo de pessoas tagarelas, alegres, rindo não sei de quê… Na horinha pensei: que legal, são amigos marcaram um encontro, vão prosear, relembrar seu passado, contar piadas, fofocas, mas, que nada! Como se fossem robôs, todos eles enfiaram o maldito fone de ouvido no orifício escutador e ficaram alí: um olhando para o outro, como se o cidadão à sua frente fosse de outro planeta!
Na minha solidão, eu me perguntava: então agora, ninguém mais deseja ouvir o som natural da vida ao derredor? As vozes das pessoas vivas, o ruído dos automóveis, a melodia do vento, o ruflar de asas de uma pomba, o riso de uma criança?
Sei lá o que tantos filhos de Deus ouvem conectados aos seus celulares! Mas, do jeito que a coisa vai, o ser humano corre o risco de, no futuro, passar a nascer com estranha metamorfose: uma veia estará ligada do ouvido a algum lugar do organismo… E, se estiver ligada ao fiofó, azar do homo sapiens: a espécie será obrigada a curtir, querendo ou não, o som do próprio pum!
A Era do Homo sapiens-plug já chegou!
Falecidos da Semana
05 DE DEZEMBRO DE 2024 THERESA DE JESUS PROENÇA DE MOURA DATA/LOCAL DO FALECIMENTO: 05/12/2024 ÀS 20:00 HS EM ITAPETININGA-SP IDADE: 83 ANOS PROFISSÃO: APOSENTADA ESTADO CIVIL: VIÚVA DO SR....