Augusto Comte foi o criador e fundador da Sociologia. Foi ele quem usou pela primeira vez, em 1838, a palavra sociologia a fim de designar uma divisão de sua obra, intitulada “Cours de Philosophie Positive”. Os estudiosos do assunto afirmam que é a ciência que trata da origem e da evolução da sociedade humana e dos fenômenos sociais do progresso da civilização e das leis que controlam as instituições e funções humanas. Ela estuda os fatos sociais, em última palavra.
Os reformados usam a Bíblia Sagrada como única regra de fé e prática. A prática, às vezes, é descurada, principalmente com respeito ao comportamento social no templo. O culto, por exemplo, é uma cerimônia religiosa, onde o fiel louva e glorifica o Criador dos céus e da Terra, o Rei dos reis e o Juiz supremo.
Sempre o dirigente, como ensina o manual de culto, começa com uma oração e diz: “Senhor, Deus Todo Poderoso, auxilia-nos pela tua graça para que possamos adorar-te em espírito e verdade e tributar-te o culto que te devemos. Canta-se um hino e o Ministro diz: Cantemos em louvor a Deus o hino de número quatro, que é um Culto a Trindade. Depois, o pregador diz: Vou ler para nossa instrução a Palavra de Deus como se acha escrita na Primeira Carta aos Coríntios, capítulo quinze. Depois o povo é convidado a orar, canta-se mais um hino, depois o pastor apresenta a homília. Findo o sermão, o dirigente dirá: Oremos. Canta-se mais um hino e por fim rende-se glória a Deus em oração e a bênção apostólica é invocada sobre o povo do Senhor”.
A Bíblia, já no Velho Testamento, ensina que o dirigente precisa usar vestes sagradas para glória e ornamento. (Êxodo 28:2) tudo deve ser feito com ordem e decência. A Igreja, no entanto, através dos tempos, querendo aumentar o número de fiéis, tem-se transformado. Já vi pastores pregando como se fossem animadores de auditórios, com camisa florida e fora da calça, indo e voltando de um lado para o outro. Vi jovem cantando, aliás com uma boa voz, mas com calça jeans rasgada na coxa, exibindo a pele branca do corpo. Vi presbítero de bermuda, distribuindo a santa ceia do Senhor. Vi jovens namorando na hora do culto. Vi muita falta de respeito no templo, isto é, num entra e sai e conversas paralelas, durante a oração. Onde está a santidade e o respeito. Lucas, o médico, narra um fato interessante: Paulo estendeu a sua prédica até à meia noite. Um jovem, chamado Êutico, que estava assentado numa janela, adormeceu profundamente e, vencido pelo sono, caiu do terceiro andar, morrendo. Paulo, com o dom que possuía, ressuscitou-o. Cito Êutico, o dorminhoco, desejando, como Paulo, despertar os irmãos de todas as igrejas, influenciados, talvez, pelos hippies a despertarem da madorna e serem santos como Deus é santo. Com Deus e com as coisas santas não devemos brincar. Deus é santo e é com santidade e amor que devemos cultuá-lo.
Somos o sal da terra e devemos exercer a nossa influência no mundo e não deixar que o mundo com a sua concupiscência invada a igreja.
São Judas, o apóstolo, irmão de Tiago, disse: “ Tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos. ”
Falecidos da Semana
05 DE DEZEMBRO DE 2024 THERESA DE JESUS PROENÇA DE MOURA DATA/LOCAL DO FALECIMENTO: 05/12/2024 ÀS 20:00 HS EM ITAPETININGA-SP IDADE: 83 ANOS PROFISSÃO: APOSENTADA ESTADO CIVIL: VIÚVA DO SR....