II – A Igreja e a Sociologia

Augusto Comte foi o criador e fundador da Sociologia. Foi ele quem usou pela primeira vez, em 1838, a palavra sociologia a fim de designar uma divisão de sua obra, intitulada “Cours de Philosophie Positive”. Os estudiosos do assunto afirmam que é a ciência que trata da origem e da evolução da sociedade humana e dos fenômenos sociais do progresso da civilização e das leis que controlam as instituições e funções humanas. Ela estuda os fatos sociais, em última palavra.
Os reformados usam a Bíblia Sagrada como única regra de fé e prática. A prática, às vezes, é descurada, principalmente com respeito ao comportamento social no templo. O culto, por exemplo, é uma cerimônia religiosa, onde o fiel louva e glorifica o Criador dos céus e da Terra, o Rei dos reis e o Juiz supremo.
Sempre o dirigente, como ensina o manual de culto, começa com uma oração e diz: “Senhor, Deus Todo Poderoso, auxilia-nos pela tua graça para que possamos adorar-te em espírito e verdade e tributar-te o culto que te devemos. Canta-se um hino e o Ministro diz: Cantemos em louvor a Deus o hino de número quatro, que é um Culto a Trindade. Depois, o pregador diz: Vou ler para nossa instrução a Palavra de Deus como se acha escrita na Primeira Carta aos Coríntios, capítulo quinze. Depois o povo é convidado a orar, canta-se mais um hino, depois o pastor apresenta a homília. Findo o sermão, o dirigente dirá: Oremos. Canta-se mais um hino e por fim rende-se glória a Deus em oração e a bênção apostólica é invocada sobre o povo do Senhor”.
A Bíblia, já no Velho Testamento, ensina que o dirigente precisa usar vestes sagradas para glória e ornamento. (Êxodo 28:2) tudo deve ser feito com ordem e decência. A Igreja, no entanto, através dos tempos, querendo aumentar o número de fiéis, tem-se transformado. Já vi pastores pregando como se fossem animadores de auditórios, com camisa florida e fora da calça, indo e voltando de um lado para o outro. Vi jovem cantando, aliás com uma boa voz, mas com calça jeans rasgada na coxa, exibindo a pele branca do corpo. Vi presbítero de bermuda, distribuindo a santa ceia do Senhor. Vi jovens namorando na hora do culto. Vi muita falta de respeito no templo, isto é, num entra e sai e conversas paralelas, durante a oração. Onde está a santidade e o respeito. Lucas, o médico, narra um fato interessante: Paulo estendeu a sua prédica até à meia noite. Um jovem, chamado Êutico, que estava assentado numa janela, adormeceu profundamente e, vencido pelo sono, caiu do terceiro andar, morrendo. Paulo, com o dom que possuía, ressuscitou-o. Cito Êutico, o dorminhoco, desejando, como Paulo, despertar os irmãos de todas as igrejas, influenciados, talvez, pelos hippies a despertarem da madorna e serem santos como Deus é santo. Com Deus e com as coisas santas não devemos brincar. Deus é santo e é com santidade e amor que devemos cultuá-lo.
Somos o sal da terra e devemos exercer a nossa influência no mundo e não deixar que o mundo com a sua concupiscência invada a igreja.
São Judas, o apóstolo, irmão de Tiago, disse: “ Tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos. ”

Últimas

Vitrine – Arte por toda parte

Cidade tem obras atrasadas, aponta TCE

Itapetininga conta com obras atrasadas. A apuração é do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que indicou que havia, no primeiro trimestre, nove construções com problemas no cronograma. Conforme a...

Correio Político

Correio Político

Convenções As convenções para formação definitiva das coligações dos partidos e definições das candidaturas de prefeito, vice e vereadores devem acontecer no próximo final de semana, prazo final do calendário...

Itapetininga desponta na produção de lúpulo

Itapetininga desponta na produção de lúpulo

Itapetininga é conhecida por sua agricultura diversificada e agora se destaca na produção de lúpulo, um ingrediente indispensável para a fabricação de cerveja. A iniciativa, liderada pelo produtor Fernando Gonçalves,...

Prefeitura divulga balanço de adesões do Refis 2021

Projeto do aeroporto é retomado; agora é municipal

Após 10 anos, o projeto de aeroporto é retomado em Itapetininga. Agora, foi reformulado e será municipal. Em tese, significa que a prefeitura desenvolverá e executará o projeto com recursos...

Itapetininga está em 3º lugar nos Jogos Regionais

Itapetininga está em 3º lugar nos Jogos Regionais

Nos últimos dias dos 66º Jogos Regionais em Itapetininga, a cidade está em terceiro lugar na classificação parcial, até o momento. O destaque foi o Tênis feminino, Badminton Feminino e...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.