“Inspiração em tempos de crise”

Quem conhece o casal Roberto e Elza de Lara, sabe de sua atuação, na saúde, na educação, no posicionamento político progressista ou nos carnavais, onde todos esperavam, com grande expectativa, de que maneira iriam se fantasiar e encantar os foliões de nossa cidade com a delicadeza e simpatia de sempre. Charles Chaplin e Paulette Goddard, Pierrô e Colombina, Cleópatra e Marco Antônio, ou tantos outros personagens que interpretaram.
Há alguns anos atrás todos se surpreenderam com as pinturas a óleo do Dr Roberto Lara, reproduzindo casarões e prédios antigos de uma Itapetininga que já não existe mais, resgatando, com talento, nossa memória.
Mas agora, durante a pandemia, tempo de desespero e tristeza em todo o mundo, a professora Elza de Lara resolveu, para “manter mais leve esse período de crise moral, social e stress“, como diz ela, escrever crônicas que relatam fatos pitorescos do cotidiano que ficaram guardados em sua memória por muitos anos. Daí surgiu a ideia, com o incentivo da irmã Cecília (cátedra em literatura e língua), de publicá-las. A princípio, em uma tiragem reduzida, “para presentear familiares e amigos mais próximos, com a finalidade de alegrá-los um pouco”, conclui Dona Elza.
E surgiu o livro “Inspiração em Tempos de Crise”, um delicioso livro de crônicas, que realmente alcançou seu objetivo, nos faz rir, relaxar e identificar histórias do, também nosso, cotidiano.
Histórias de sua vida, com personagens reais, que fizeram e fazem parte de toda a trajetória dela e de seu querido esposo Roberto.
É necessário sorrir, completa Dona Elza que cita Henry Bérgson: É preciso que eu não me comova de tal modo que a situação, mesmo muito séria, não seja levada tão a sério”.
O livro tem 86 páginas e o leitor consegue enxergar, através das crônicas, as imagens do que está sendo contado. Sua infância, suas bonecas, seus amigos e parentes, sua cidade sua memória estão lá.
O problema é que a edição é muito pequena, mas pode ser ampliada. Seu marido, Dr Roberto Lara, escreve na contra capa: “…Desejo que ela continue com essa nova faceta de sua trajetória.

Últimas

Cidade registra nova morte por Covid após dois meses

Semana registra 810 novos casos de Covid

A confirmação de novos casos de COVID-19 segue alta em Itapetininga. Em um semana, foram registrados 810 novos casos da doença. O número de morte por coronavírus na cidade chegou...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga