“Inspiração em tempos de crise”

Quem conhece o casal Roberto e Elza de Lara, sabe de sua atuação, na saúde, na educação, no posicionamento político progressista ou nos carnavais, onde todos esperavam, com grande expectativa, de que maneira iriam se fantasiar e encantar os foliões de nossa cidade com a delicadeza e simpatia de sempre. Charles Chaplin e Paulette Goddard, Pierrô e Colombina, Cleópatra e Marco Antônio, ou tantos outros personagens que interpretaram.
Há alguns anos atrás todos se surpreenderam com as pinturas a óleo do Dr Roberto Lara, reproduzindo casarões e prédios antigos de uma Itapetininga que já não existe mais, resgatando, com talento, nossa memória.
Mas agora, durante a pandemia, tempo de desespero e tristeza em todo o mundo, a professora Elza de Lara resolveu, para “manter mais leve esse período de crise moral, social e stress“, como diz ela, escrever crônicas que relatam fatos pitorescos do cotidiano que ficaram guardados em sua memória por muitos anos. Daí surgiu a ideia, com o incentivo da irmã Cecília (cátedra em literatura e língua), de publicá-las. A princípio, em uma tiragem reduzida, “para presentear familiares e amigos mais próximos, com a finalidade de alegrá-los um pouco”, conclui Dona Elza.
E surgiu o livro “Inspiração em Tempos de Crise”, um delicioso livro de crônicas, que realmente alcançou seu objetivo, nos faz rir, relaxar e identificar histórias do, também nosso, cotidiano.
Histórias de sua vida, com personagens reais, que fizeram e fazem parte de toda a trajetória dela e de seu querido esposo Roberto.
É necessário sorrir, completa Dona Elza que cita Henry Bérgson: É preciso que eu não me comova de tal modo que a situação, mesmo muito séria, não seja levada tão a sério”.
O livro tem 86 páginas e o leitor consegue enxergar, através das crônicas, as imagens do que está sendo contado. Sua infância, suas bonecas, seus amigos e parentes, sua cidade sua memória estão lá.
O problema é que a edição é muito pequena, mas pode ser ampliada. Seu marido, Dr Roberto Lara, escreve na contra capa: “…Desejo que ela continue com essa nova faceta de sua trajetória.

Últimas

Memórias de uma geração marcada pelos cinemas

Bancos funcionam normalmente hoje

As agências bancárias funcionam normalmente nesta sexta-feira, dia 13. As unidades bancárias não tiveram atividade presencial no feriado de 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida. De acordo com...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.