IPTU

Apocalíptico suspense flutua sobre a Voçoroca do Sul! Como uma nuvem cinzenta e pesada, uma pergunta paira no ar: “pra quanto irá o valor do IPTU”? A fofoca corre à solta e o povaréu dá asas à imaginação… Há quem já pensa em vender seu “cafofo” construído a duras penas, botar a grana na poupança e se escafeder lá pras bandas de Iguape… “Pelo que ouço por aí, não vou mais poder pagar minha marmita”, brada um aposentado preparando o inventário! “E a escolinha da minha neta?”, choraminga uma vovó contando moedinhas. A apreensão é tanta que, talvez, quando chegar dezembro, ninguém monte árvore de Natal e nem prepare o tão esperado peru… Os voçoroquenses terão que se contentar com um frango assado e sem recheio, comprado à prestação no boteco da esquina… Champanhe? Ché, isso é coisa de gente finória, a solução é contentar-se com uma Tubaína, um Ki-Suco e olha lá!
Presente de Papai-Noel? Isso é coisa superada! O suspense criado pela prefeitura acabou com o sonho natalino de muita gente… Há quem diga que a imagem de Noel, com aquela pança enorme e sacola na cacunda será substituída pela figura de um cangaceiro vesgo, botinudo e armado de facão! Credo em cruz!
Festa de fim de ano também é coisa do passado… O povo anda tão apreensivo com o malvado do IPTU que nem quer saber de brincadeira. O negócio agora é economizar… Rojão, panetone, taças cheias… Babau! O jeito agora é aguardar a chegada do cafifento carnê que vem lá da prefeitura. Não se sabe ainda de quanto será a “facada”, mas que ela vem, ah, se vem!
A coisa tá, feia- minha gente- mas, tão feia, que já tem voçoroquense tomando apenas meia xícara de café pela manhã, metade de uma fatia de pão e, manteiga, nem em sonhos! Até papel higiênico passou a ser racionado: para se fazer “aquilo”, usa-se jornal velho! E o grande culpado de tudo é o saltitante IPTU que vem aí!
Porém, o mais grave ainda está por acontecer: corre um boato na querência que ninguém mais poderá pagar a conta de luz, da água, do telefone, da Net, da funerária… Sequer o dízimo escapará! Toda grana deste povo sofredor irá cair direto no “cofrão” da prefeitura!
Do jeito que a coisa vai, arrumarei as minhas malas e… “Vou me embora pra Pasárgada. Lá sou amigo do rei!”

Últimas

Começou esta semana a vacinação contra a gripe em idosos e profissionais da saúde

Sábado é dia de vacinação contra a Covid e Gripe

Com a grande adesão da população às repescagens da vacinação contra Covid-19 realizadas aos sábados no shopping de Itapetininga, a Secretaria de Saúde do município decidiu incluir no esquema de...

Vitrine – Realismo

Vitrine – Realismo

A coluna Vitrine desta semana apresenta algumas produções dos alunos do Art Studio & Atelier Henrik Ribeiro.Henrik Ribeiro trabalha há dois anos e meio como tatuador. Ele sempre pensou em...

Confira a programação no aniversário de Alambari

Confira a programação no aniversário de Alambari

A prefeitura de Alambari preparou diversas atividades em comemoração ao 30° aniversário de emancipação político-administrativa. A agenda começou no último sábado, dia 14, com concurso da rainha do rodeio e...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga