Irai-vos

Lendo o título imperativo sem o texto e o contexto, a impressão que se dá é que o autor está incentivando à luta e a queda do regime democrático. Não, caro leitor, o autor não é subversivo, nem político, porém um simples religioso, servo de Jesus Cristo, e um humilde professor que sabe e não sabe tudo, pois só o Onisciente conhece os mistérios do saber. Aliás, não é do autor o imperativo, mas do apóstolo dos gentios. Não há mais tal ofício, uma vez que só recebia o título de apóstolo aquele que tivesse vivido e convivido com Jesus Cristo e, além disso, fosse testemunha ocular de sua ressurreição. (Leia Atos dos Apóstolos 1:21 e 22 e 3:15, Paulo foi escolhido pelo próprio Cristo, como narra Lucas em Atos 9:15)
“Irai-vos, ” disse Paulo aos efésios, discorrendo sobre a santificação. A cláusula completa é: “Irai-vos e não pequeis. ”Como pode irar e não pecar? Respondo, como bacharel em Teologia, fazendo a exegese do texto sagrado: Irai-vos como Cristo ficou e não pecou, derrubando e expulsando todos os que vendiam e compravam nas dependências do templo. Ao derrubar, demonstrando ira, dizia: “A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a transformastes em covil de salteadores. ” A ira era santa, uma vez que exigia santidade e respeito no templo, porém, por outro lado, demonstrava amor a Deus e ao próximo. Os membros da sinagoga estavam sendo furtados pelos vendedores, e Deus, desrespeitado pelos vendilhões. Emprego o substantivo “vendilhões” no sentido daquele que explora a fé religiosa de modo fraudulento e clandestino.
Irai-vos, como Cristo, uma vez que essa cólera é santa e divina. Só ela pode exterminar da ciência teológica o apedeuta, o plagiário e o charlatão. Só ela pode banir os religiosos que transformam o templo num salão de festas, onde o púlpito vira palco de imitadores do mundo, na roupa, no comportamento e nas atitudes. Só ela pode banir da sociedade religiosa os deturpadores da Bíblia que acrescentam palavras significativas no livro sagrado ou tiram vocábulos importantes para uma fiel interpretação. Só ela para varrer dos serviços pastorais todos aqueles que mentem, conduzindo as ovelhas de Cristo ao erro e a blasfêmia. Só ela pode arrancar todos aqueles que não respeitam o templo, mas são hipócritas e deturpadores da Bíblia e dos bons costumes. Só ela pode moralizar a Igreja, expulsando aqueles que adentram como eram no mundo e continuam a ser na Igreja o que eram sem arrependimento e conversão. Só ela, mais uma vez o digo, há de expulsar do templo, casa de oração, o renegado, o blasfemo, o profanador e o simoníaco.
Irai-vos, pois essa ira e só ela, se praticardes, não pecareis e quem a pratica glorifica a Deus, o Criador dos céus e da Terra.
Irai-vos e não pequeis. (Efésios 2:26)

Últimas

Itapetininga tem quase 300 casos de dengue confirmados

Cidade registra 450 casos de Dengue em uma semana

Itapetininga registrou 450 novos casos de Dengue em uma semana. Ao todo, a cidade confirmou neste ano 1.531 casos positivos da doença. Um único caso de Chikungunya foi identificado em...

Queimadas aumentam em mais de 30% em 2024

Queimadas aumentam em mais de 30% em 2024

Em Itapetininga, nos primeiros quatro meses do ano, houve um aumento de 30% nos registros de queimadas em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com os...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.