Itaboraí – Um Cidadão Incomum

Neste passado 5 de dezembro completaria 91 anos de existência, um nome que percorreu os caminhos da vida de forma marcante, pela paixão e impetuosidade, inserindo-o na história de Itapetininga.
Paixão pela Pátria, família, política e seu semelhante, filho deste município que adotou aos 5 anos, originário da progressista Ribeirão Preto. Veemência pela vontade ardorosa em servir a cidade que defendia e amava, e seu país “varonil”.
Por essa razão, quando jovem não se furtou e tampouco se acovardou em integrar a gloriosa Força Expedicionária Brasileira (FEB), lutando estoicamente nas batalhas travadas contra o Eixo (Alemanha, Itália e Japão), países que pretendiam dominar o Universo, sob as rédeas do ditador alemão Adolfo Hitler. Um herói que anteriormente havia servido o 5º Batalhão de Caçadores, unidade do exército brasileiro sediado em Itapetininga, extraindo desta temporada grande experiência de vida.
Ocupou o cargo de vereador na década de 1960 desenvolvendo papel relevante na defesa dos interesses dos mais necessitados e sempre apoiando as causas justas de seus colegas de legislativo.
Ligado, por razões afetivas e políticas, a Faria Lima, prefeito da capital paulista, de quem, efetivo assessor. Amigo incondicional do político – governador, prefeito, vereador e até presidente da República – Jânio Quadros. Correligionário e também amigo íntimo de José Ozi -ex-prefeito e ex-deputado estadual- auxiliou-o grandemente na sua administração. Sua colaboração foi substancial quando a concessionária Empresa Elétrica Sul Paulista foi queimada e depredada pela população (1958) e a cidade sofreu amargamente. Neste episódio o município ficou totalmente sem luz por algum tempo e com prejuízo elevado em todos setores de produção, além da paralisação total das atividades. José Ozi e Itaboraí conseguiram de Faria Lima geradores de grande potência, para a imediata restauração da energia e retorno das atividades normais da população.
Funcionário do Departamento de Estrada de Rodagem, e logo depois assessorando Faria Lima, como comissionado no gabinete, nunca deixou de praticar esporte, treinando constantemente com Ary Pena, Virgilião, Darci Pereira, Argemiro e outros, a popular luta de Box, em ringue existente na rua Aristides Lobo, próximo à Padaria São João.
Casado por duas vezes, foram seus pais Hildebrando Machado e D. Alice Machado, conhecida parteira da cidade, educando os filhos dentro de rígidos princípios da educação e cristãos. Seu nome encontra-se perpetuado em uma placa indicativa, na Vila Baltazar.

 

Virando a mesa

O empresário paulista Ricardo Semler, em um de seus livros “Virando a própria mesa”, falava do novo método introduzido em suas indústrias, com ótimo resultado. Com esse pitoresco título, um jornal itapetiningano da época, narrou o episódio em que Itaboraí Marcondes ao chegar à Câmara Municipal, no Largo dos Amores, se surpreendeu com a mesa devidamente preparada para uma confraternização de final de ano. Indagou porque os colegas vereadores não o chamaram para colaborar com o evento. Ouvida a resposta que não havia necessidade, pois o mantimento foi retirado de um caminhão estacionado na garagem da Prefeitura, na Vila Orestes ou Olho D’água. Itaboraí, enraivecido, em fúria, derrubou a mesa, espalhando pelo chão toda iguaria preparada, acrescentando: se os coletores de lixo e os humildes servidores da Prefeitura não comerem, ninguém vai se refastelar com esse banquete.
O caminhão, em questão, carregado de mantimento era o coletado por Itaboraí e destinado à festa natalina daqueles simples operários.

Últimas

Correio Político 1003

Correio Político 1003

Pai da Criança Já começou o “vale tudo” na política de Itapetininga. Osmar Thibes, pré-candidato a prefeito pelo PSDB, começou mal a sua campanha. Declarou a um portal de notícias...

Justiça proíbe eventos com maus tratos animais

Justiça proíbe eventos com maus tratos animais

Uma Ação Civil Pública feita pela advogada Maria Leticia Benassi Filpi na 2ª Vara Cível do Foro de Itapetininga, foi julgada parcialmente procedente pelo Juiz Aparecido César Machado No ano...

Recusas ao bafômetro crescem em Itapetininga

Recusas ao bafômetro crescem em Itapetininga

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) realizou quatro operações de Direção Segura Integrada no município de Itapetininga entre 2022 e 2024. Durante essas ações, foram abordados 2.367...

Professores criticam o Programa Escola Cívico-Militar

Professores criticam o Programa Escola Cívico-Militar

Em uma sessão marcada pelo confronto de estudantes com policiais militares, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou o projeto enviado pelo governador Tarcísio de Freitas sobre o Programa...

Prefeitura entrega 164 lotes do Programa Lote Social

Prefeitura entrega 164 lotes do Programa Lote Social

A data 17 de maio consolida, definitivamente, o maior programa de habitação popular já realizado pela Prefeitura de Itapetininga com a entrega oficial dos 164 terrenos do Programa Lote Social,...

Lei antifumo completa 15 anos no estado

Lei antifumo completa 15 anos no estado

A Lei Estadual nº 13.541 de 7 de maio de 2009, também conhecida como lei antifumo, completa 15 anos neste mês de maio. Ela foi proposta e aprovada para preservar...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.