Itapetininga no tempo da Grande Guerra

…E atenção senhores ouvintes do Repórter Esso: “Acabou a guerra”. Estávamos em pleno mês de maio de 1945, no dia 08 de maio e o famoso Heron Domingues, com sua potente voz, anunciava na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, o fim da Conflagração, iniciada em 1939.
Diversas pessoas encontravam-se, naquela manhã ensolarada, no denominado Bar São Paulo, no Largo dos Amores, de propriedade da progenitora do conhecido jornalista Carlos José de Oliveira, saboreando os deliciosos pastéis, alguns tomando cerveja e outros bebendo a famosa gasosa fabricada por Eugenio Ventura, da rua Aristides Lobo.
Não só fregueses se rejubilavam com a grata notícia, como toda a população comemorava o acontecimento, alguns lançando rojões e outros se confraternizando com o auspicioso fato. Itapetininga, na época, acompanhava a 2ª Guerra com a ansiedade e temor pela tragédia que ocorria nos campos de batalha na longínqua Europa. Tudo causado pela sanha do ditador alemão, chegado à beira da loucura em dominar o mundo. Com a Alemanha encontravam-se a Itália de Mussolini e o Japão, formando o temível Eixo, combatido então pelos Estados unidos, França, Inglaterra, Rússia e outros países, incluindo o Brasil. Esses formavam o grupo dos “Aliados”.
Nosso país colaborou heroicamente enviando centenas de soldados, denominados “pracinhas”, na Itália para combater o nazi-fascismo, inimigos tenazes.
Foram centenas de soldados brasileiros que se destacaram sobremaneira nos campos de batalha, havendo, no entanto, a morte de muitos de nossos combatentes.
Itapetininga não fugiu à regra e mais de uma dezena de jovens integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB). Desse contingente, mais de 40, incluindo muitos da região destacaram Itaboraí Marcondes, Domingos Barreira, Davino Palhares (os três in memoriam) e Argemiro Toledo e Vitório Nalesso, testemunhas oculares da história, vivendo, felizmente, para nossa alegria, plenamente saudáveis na cidade.
Durante o transcurso da guerra de 6 anos, é bem provável que ainda muitos se lembrem: Itapetininga sofreu rigoroso racionamento de produtos alimentícios, destacando-se o limite da quantidade de açúcar, controlado por cartões, fornecido então pela prefeitura, através do saudoso Humberto Pellegrini, responsável por este setor.
A vigilância da cidade era realizada pela polícia militar e pelo exército aqui aquartelado 5º BC, a fim de evitar qualquer turbulência. “Nos carnavais, o horário permitido aos bailes não ultrapassavam a meia noite”, como bem lembra Oswaldo Piedade, hoje centenário. Também durante as festas momísticas foram proibidos o uso de máscaras ou qualquer outro artifício que ocultasse a face do folião.
As colônias italiana, alemã e japonesa, com grande quantidade de pessoas, “jamais foram molestadas ou agredidas verbalmente por cidadãos itapetininganos. “Havia respeito com os estrangeiros aqui residentes”, afirma Waldomiro de Carvalho, o Xuca, conhecido advogado local, ex-vereador e ex-presidente do Clube Venâncio Ayres. Neste passado 8 de maio comemorou-se o 72º Aniversário do final da guerra. Nesta cidade uma rua leva o nome de “Expedicionários” e uma praça no início da Vila Rio Branco denomina-se ”Expedicionário Sebastião Garcia”, falecido em pleno combate nos campos da Itália.

Últimas

Vitrine – Arte por toda parte

Cidade tem obras atrasadas, aponta TCE

Itapetininga conta com obras atrasadas. A apuração é do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que indicou que havia, no primeiro trimestre, nove construções com problemas no cronograma. Conforme a...

Correio Político

Correio Político

Convenções As convenções para formação definitiva das coligações dos partidos e definições das candidaturas de prefeito, vice e vereadores devem acontecer no próximo final de semana, prazo final do calendário...

Itapetininga desponta na produção de lúpulo

Itapetininga desponta na produção de lúpulo

Itapetininga é conhecida por sua agricultura diversificada e agora se destaca na produção de lúpulo, um ingrediente indispensável para a fabricação de cerveja. A iniciativa, liderada pelo produtor Fernando Gonçalves,...

Prefeitura divulga balanço de adesões do Refis 2021

Projeto do aeroporto é retomado; agora é municipal

Após 10 anos, o projeto de aeroporto é retomado em Itapetininga. Agora, foi reformulado e será municipal. Em tese, significa que a prefeitura desenvolverá e executará o projeto com recursos...

Itapetininga está em 3º lugar nos Jogos Regionais

Itapetininga está em 3º lugar nos Jogos Regionais

Nos últimos dias dos 66º Jogos Regionais em Itapetininga, a cidade está em terceiro lugar na classificação parcial, até o momento. O destaque foi o Tênis feminino, Badminton Feminino e...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.