Jesus e a grafia dos porquês

Depois do célebre sermão da montanha, Jesus foi em direção a Cafarnaum. Diz Mateus que veio um leproso e o adorou, dizendo: “Senhor, se quiseres podes tornar-me limpo”.

Por que o leproso agiu assim? Porque ele reconheceu, na sua humildade, que Jesus era Deus. O evangelista afirma que o leproso adorou o nosso Senhor Jesus Cristo, chamando-o de Senhor. Depois fez um pedido, que é uma oração: “Senhor, se quiseres podes tornar-me limpo.” Ele agiu assim. Por quê?

Porque reconheceu que Jesus era Onipotente. Para o Senhor dos senhores não há problema insolúvel. Para o Médico dos médicos não há doença incurável. Para o Advogado dos advogados não há causa impossível. Para o Doador da Vida, a morte não tem aguilhão. Jesus é o Senhor, é o Médico, é o Advogado, é a Vida.

O evangelista afirma que Jesus estendeu a mão e tocou-o, dizendo: “Quero. Sê limpo.”

Você, caro leitor, saberia explicar o porquê da atitude de Jesus.  Cristo tocou no corpo doente e o doente ficou são. Você notou quantas palavras Jesus pronunciou?  Mestre, dono da oratória e exímio pregador disse: “quero”, “sê limpo”, e depois, vendo-o curado, deu-lhe esta ordem: “Não o digas a alguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho”.

Alguém poderia dizer, diante do mistério da cura do leproso: Não sei por que isso aconteceu. Tudo isso aconteceu, pois Cristo veio para cumprir a lei. Tudo isso aconteceu, porque Cristo disse no sermão: “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas. Não vim para revogar, vim para cumprir”. (Mat. 5:17)

Jesus ensinou que as autoridades devem ser respeitadas. Jesus ensinou que os milagres não devem ser motivo para atrair pessoas para o seu redil. Jesus ensinou que vale muito mais o testemunho e o cumprimento das Escrituras do que a obra em si.

Se você ficou em dúvida, quanto ao emprego do porquê, consulte o  Faraco ou o Moura.

 

Últimas

Peça “Os malandros” estreia nesta segunda-feira

Espetáculos teatrais retornam com sucesso

Nesse final de semana, dois grupos teatrais da cidade estarão em cartaz. No Jardim Marabá, o auditório Municipal apresenta “Os Malandros”, produzido pela cia Tapanaraca Mutatis Mutandis. O musical será...

Professores dão dicas para segundo dia de provas

Professores dão dicas para segundo dia de provas

No próximo domingo (28), os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 farão as provas de matemática e ciências da natureza. Para se sair bem, professores entrevistados recomendam...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga