Lições de São Pedro

Estive por duas vezes na casa de Pedro, em Cafarnaum. Ela está em ruínas. Os cômodos são bem visíveis. O sítio arqueológico foi adquirido pelos franciscanos em 1891 e, com o patrocínio do governo italiano, foi construído um templo sobre colunas, exibindo na parte debaixo a casa do famoso pescador.

Em ruínas, do lado esquerdo, está uma sinagoga, apontando para Jerusalém. Consistia de uma ampla nave. O interior estava decorado com relevos e aparecem muitos símbolos judaicos, tais como: a menorá, shofar, a estrela de Davi e a Arca da Aliança móvel que se parece com um templo helenista sobre rodas. As pedras falam e tudo é muito lindo! Gostaria de ser arqueólogo.

Pedro foi o nome que Jesus deu para Simão, logo que ele se tornou discípulo. Pedro, na língua grega, significa pedregulho. Na língua aramaica, o equivalente de Pedro, é Cefas e cefas quer dizer fragmento de pedra ou seixo. Seja lá como for, Jesus é a pedra angular da igreja e cada discípulo é uma pedrinha, inclusive Pedro. Paulo, o apóstolo, entendeu assim, bem como Pedro. (Efésios 2:20 e 21; Atos 4:11 e 12)

Não sei se Pedro gostaria de ser chamado de santo, pois “são” provem de “sanctu” santo e como o seu nome começa com consoante, então se usa “são”, caso fosse uma vogal, usaria “santo”, como no caso de Santo Agostinho, Santo Ambrósio, Santo Expedito, Santo Onofre e por aí vai. Religião é cultura. Ele escreveu duas epístolas que fazem parte da Bíblia e ele se intitula de “apóstolo” e na segunda carta “de servo e apóstolo de Jesus Cristo”.

Eis as lições de Pedro: Pedro foi um discípulo sanguíneo e violento, mas aprendeu muito com Jesus. Em Cesareia de Filipe, bem no Norte de Israel, Jesus perguntou aos seus discípulos: “Quem diz o povo ser o Filho do homem? Os discípulos, como eram discípulos, responderam: “Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas”. Depois, Cristo, como usava o método socrático para ensinar, perguntou-lhes: -“Mas vós, quem dizeis que eu sou? ” Pedro disse: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo”. Jesus ficou tão satisfeito e contente com a resposta de Pedro que disse: “Bem-aventurado és Simão Barjonas, porque não foi a carne e o sangue que te revelaste o que tu disseste, mas meu Pai que está nos céus.

Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. (Mat. 16:18)

Pedro entendeu que ele era uma pedrinha e que a confissão que ele fizera era a base principal da Igreja. Teólogos e mais teólogos até hoje vivem discutindo, polemizando sobre o assunto e Pedro o humilde pescador da Galileia, disse, numa exortação:

“Chegando-vos para ele (Jesus) a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, também vós mesmos, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo. (I Pedro 2:4,5)

O humilde pescador da Galileia tornou-se no maior orador sacro do cristianismo. Santo Ambrósio, São Crisóstomo, Vieira, Billy Graham e tantos outros grandes oradores jamais ganharam tantas almas para Cristo como ele. O médico Lucas afirma que Pedro, com um sermão, aumentou a igreja com quase três mil pessoas.

Pedro ensinou, também, que todos nós, por meio de Cristo, somos sacerdotes e que só Jesus e ninguém mais pode nos salvar. (I Pedro 2:9) Podemos conversar com Deus!
Grande Pedro!

Últimas

CORREIO POLÍTICO 997

CORREIO POLÍTICO 997

Exército Após o final do prazo para a filiação de possíveis candidatos, continua a corrida atrás de partidos políticos. Um número maior de partidos traz mais candidatos a vereador e...

Itapetininga tem quase 300 casos de dengue confirmados

Cidade registra 450 casos de Dengue em uma semana

Itapetininga registrou 450 novos casos de Dengue em uma semana. Ao todo, a cidade confirmou neste ano 1.531 casos positivos da doença. Um único caso de Chikungunya foi identificado em...

Queimadas aumentam em mais de 30% em 2024

Queimadas aumentam em mais de 30% em 2024

Em Itapetininga, nos primeiros quatro meses do ano, houve um aumento de 30% nos registros de queimadas em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com os...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.