Lições de São Pedro

Estive por duas vezes na casa de Pedro, em Cafarnaum. Ela está em ruínas. Os cômodos são bem visíveis. O sítio arqueológico foi adquirido pelos franciscanos em 1891 e, com o patrocínio do governo italiano, foi construído um templo sobre colunas, exibindo na parte debaixo a casa do famoso pescador.

Em ruínas, do lado esquerdo, está uma sinagoga, apontando para Jerusalém. Consistia de uma ampla nave. O interior estava decorado com relevos e aparecem muitos símbolos judaicos, tais como: a menorá, shofar, a estrela de Davi e a Arca da Aliança móvel que se parece com um templo helenista sobre rodas. As pedras falam e tudo é muito lindo! Gostaria de ser arqueólogo.

Pedro foi o nome que Jesus deu para Simão, logo que ele se tornou discípulo. Pedro, na língua grega, significa pedregulho. Na língua aramaica, o equivalente de Pedro, é Cefas e cefas quer dizer fragmento de pedra ou seixo. Seja lá como for, Jesus é a pedra angular da igreja e cada discípulo é uma pedrinha, inclusive Pedro. Paulo, o apóstolo, entendeu assim, bem como Pedro. (Efésios 2:20 e 21; Atos 4:11 e 12)

Não sei se Pedro gostaria de ser chamado de santo, pois “são” provem de “sanctu” santo e como o seu nome começa com consoante, então se usa “são”, caso fosse uma vogal, usaria “santo”, como no caso de Santo Agostinho, Santo Ambrósio, Santo Expedito, Santo Onofre e por aí vai. Religião é cultura. Ele escreveu duas epístolas que fazem parte da Bíblia e ele se intitula de “apóstolo” e na segunda carta “de servo e apóstolo de Jesus Cristo”.

Eis as lições de Pedro: Pedro foi um discípulo sanguíneo e violento, mas aprendeu muito com Jesus. Em Cesareia de Filipe, bem no Norte de Israel, Jesus perguntou aos seus discípulos: “Quem diz o povo ser o Filho do homem? Os discípulos, como eram discípulos, responderam: “Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas”. Depois, Cristo, como usava o método socrático para ensinar, perguntou-lhes: -“Mas vós, quem dizeis que eu sou? ” Pedro disse: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo”. Jesus ficou tão satisfeito e contente com a resposta de Pedro que disse: “Bem-aventurado és Simão Barjonas, porque não foi a carne e o sangue que te revelaste o que tu disseste, mas meu Pai que está nos céus.

Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. (Mat. 16:18)

Pedro entendeu que ele era uma pedrinha e que a confissão que ele fizera era a base principal da Igreja. Teólogos e mais teólogos até hoje vivem discutindo, polemizando sobre o assunto e Pedro o humilde pescador da Galileia, disse, numa exortação:

“Chegando-vos para ele (Jesus) a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, também vós mesmos, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo. (I Pedro 2:4,5)

O humilde pescador da Galileia tornou-se no maior orador sacro do cristianismo. Santo Ambrósio, São Crisóstomo, Vieira, Billy Graham e tantos outros grandes oradores jamais ganharam tantas almas para Cristo como ele. O médico Lucas afirma que Pedro, com um sermão, aumentou a igreja com quase três mil pessoas.

Pedro ensinou, também, que todos nós, por meio de Cristo, somos sacerdotes e que só Jesus e ninguém mais pode nos salvar. (I Pedro 2:9) Podemos conversar com Deus!
Grande Pedro!

Últimas

Começou esta semana a vacinação contra a gripe em idosos e profissionais da saúde

Sábado é dia de vacinação contra a Covid e Gripe

Com a grande adesão da população às repescagens da vacinação contra Covid-19 realizadas aos sábados no shopping de Itapetininga, a Secretaria de Saúde do município decidiu incluir no esquema de...

Vitrine – Realismo

Vitrine – Realismo

A coluna Vitrine desta semana apresenta algumas produções dos alunos do Art Studio & Atelier Henrik Ribeiro.Henrik Ribeiro trabalha há dois anos e meio como tatuador. Ele sempre pensou em...

Confira a programação no aniversário de Alambari

Confira a programação no aniversário de Alambari

A prefeitura de Alambari preparou diversas atividades em comemoração ao 30° aniversário de emancipação político-administrativa. A agenda começou no último sábado, dia 14, com concurso da rainha do rodeio e...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga