Mar da Galileia ou “kineret”?

– Como eu já afirmei, Cristal, o Mar da Galileia é uma bacia hidrográfica do rio Jordão e tem como fonte a água da neve derretida do Monte Hermon. Outras águas se unem e todos desembocam no lago.
– É mar ou lago? interrogou Michelle.
– O mar da Galileia, respondi, é de fato um lago com 8 km. De comprimento e 5 km. de largura e, em certos lugares, chega a 50 metros de profundidade. Os poetas, na antiguidade, chamavam-no de “Kineret”, que significa lira, uma vez que ele tem formato do instrumento musical que era usado no templo pelos levitas.
– Que romântico! exclamou Cristina.
– De fato é belo e encantador, respondi. Fiquei hospedado, continuei, no Hotel Ron Beach, em Tiberíades, às margens do mar da Galileia. Como era lindo o amanhecer, vendo o sol ser refletido nas águas onde Jesus andou. Fiquei sabendo que aquela depressão, onde o lago se encontra, foi criada por um terremoto. Com os movimentos provocados pelo fenômeno surgiram muitas termas sulfurosas. No tempo de Cristo vinham muitas pessoas doentes procurarem a cura para suas enfermidades. Foi na região que Jesus curou muitas pessoas. Ele, Cristo, não veio para curar, porém para salvar o homem da perdição eterna, no entanto, fez muitos milagres para provar a sua divindade. O anjo Gabriel, que anunciou o nascimento de Cristo, disse a José, marido de Maria: – “José, filho de Davi, não temas receber, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; e dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.” ( Mat.1:20) Note, Marilda, as expressões:-“seu povo” e “ dos seus pecados”. Marilda não cabia em si de contente e quando lhe dirigi a palavra ela enfiou amorosamente o braço no de Michelle e assim ficou até que acabei de contar a história.
São João, discorrendo sobre a vida de Cristo e procurando provar a divindade do Mestre, disse: “Jesus, pois, operou, também, em presença de seus discípulos muitos outros milagres que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creias que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e para que crendo tenhais vida em seu nome.”(João 20:30)
Cidinha, que é um anjo de bondade, com muita delicadeza, exprimindo vergonha em falar, depois de pedir licença e quase gaguejando, disse:- João, creio eu, quis mostrar, também, o objetivo de ter narrado os oito milagres que Jesus fez, todos revelando o poder da palavra de Cristo.
– É isso aí, “morá”, disse eu. “Morá”, no hebraico, quer dizer professora. Patrícia, alegremente, encheu-a de beijos e sendo beijada, dizia em hebraico, olhando para mim: “todá, morê” ( Obrigada, professor)

Últimas

Correio Político 1002

Correio Político 1002

Tabata Amaral Um importante projeto para criar um protótipo de uma cadeira de rodas movida apenas pelos movimentos da cabeça, está sendo desenvolvido no Campus de Itapetininga do Instituto Federal...

Rita de Cássia Moraes Leonel

Itapetininga perde Alceu Nanini

Esta semana faleceu o empresário Alceu Nanini. Católico fervoroso, teve uma vida exemplar dedicada a ajudar o próximo. Pessoa muito querida na cidade, Alceu foi vice-prefeito e vereador. Uma grande...

Rita de Cássia Moraes Leonel

O Pint of Science Itapetininga foi um sucesso

A avaliação de Cassiano Terra Rodrigues , organizador do evento , é que o Pint of Science Itapetininga 2024 foi um sucesso, com  participação intensa , diversificada e altamente gratificante....

Rita de Cássia Moraes Leonel

O impacto das chuvas do RS no agronegócio brasileiro

Por Maria Clara Ferrari - graduada em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista em 1980, Latu Sensu em Gestão Agroindustrial pela Universidade Federal de Lavras. Experiência...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.