Maria, a virgem, estava no recôndito de seu quarto, quando apareceu o anjo Gabriel e disse-lhe: “Salve, agraciada! O Senhor é contigo. Bendita és tu entre as mulheres! ” Ela ficou assustada com a presença do anjo e perturbou-se com a saudação e as suas palavras. A princípio ficou emudecida. O ser celestial cortou o silêncio e disse-lhe: “Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um filho e porás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará eternamente sobre a casa de Jacó e o seu reinado não terá fim. ”(Lc. 1:26)
Graça, explicando de acordo com a Teologia, quer dizer favor imerecido. Maria não merecia tal benefício, como nenhuma mulher, porém Deus, na sua infinita misericórdia, escolheu-a para ser a mãe do seu e do nosso Redentor. Foi o seu salvador, pois no seu cântico, inspirada pelo Espírito Santo, disse, confessando: “A minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu salvador. ” Ela possuía, também, o pecado original. Todos os descendentes de Adão e Eva possuem o pecado original.
Continuemos, depois do esclarecimento. A virgem, conforme narrávamos, retrucou-o, nestes termos: “Como se fará isto, visto que não tenho relações com homem algum? ” Gabriel, conhecedor dos mistérios divinos, respondeu-lhe: “Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o ente santo que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus. Até Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice, sendo este o sexto mês para aquela que era considerada estéril, pois para Deus nada é impossível. ” Nada é impossível para o Criador, pois, até uma virgem pode dar à luz, bem como uma velha, assim quis dizer o anjo.
A virgem, prometida para José, diante de todos os argumentos razoáveis, disse, numa submissão inigualável: “Cumpra-se em mim, segundo a tua palavra. ” Creio que todos os anjos da hoste celestial ficaram admirados e alegres e ouviu-se, em toda a orbe, a interjeição: Oh! Oh de alegria. Oh de admiração. Oh! Maria, tu aceitaste! – Disseram todos.
Maria foi a mulher que prestou o melhor culto para Deus, uma vez que ofereceu um gameta feminino, que santificado pelo Espírito Santo, permitiu a encarnação da Segunda Pessoa da Santíssima Trindade. Em Maria cumpriu-se a profecia de Gênesis: – “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e o seu descendente; este te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar. ” (Gênesis 3:15) É o descendente da mulher, que é Jesus, que fere a cabeça do Dragão e Maria contribuiu para isso. Para Jesus, que é o Mediador entre Deus e os homens, devemos usar o “Ó”, que é vocativo, porém para Maria devemos usar o “OH! ” De admiração e alegria.
Paulo, o apóstolo, muitos anos depois, exortou: “Rogo-vos, pois, irmãos, que apresenteis o vosso corpo, como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. ”
Maria ofereceu o seu corpo para que Jesus se encarnasse, prestando assim o melhor culto para Deus.
Falecidos da Semana
05 DE DEZEMBRO DE 2024 THERESA DE JESUS PROENÇA DE MOURA DATA/LOCAL DO FALECIMENTO: 05/12/2024 ÀS 20:00 HS EM ITAPETININGA-SP IDADE: 83 ANOS PROFISSÃO: APOSENTADA ESTADO CIVIL: VIÚVA DO SR....