MÍDIA REBELDE

Poucos confessam, mas grande parte dos poderosos, em todo o mundo, possui o desejo oculto de liquidar jornais, revistas, rádios e emissoras de TV, que veiculam informações e artigos que pouco elogiam desempenhos e administrações.
Políticos costumam temer apenas as decisões judiciais e a opinião pública. São fatores que fogem ao âmbito dos reinados e imbecis submetimentos dos entornos.
A domesticação do Judiciário não é fácil, requerendo mandatos continuados e Legislativo dócil. Como as primeiras instâncias são supridas por concursos públicos, o aparelhamento é iniciado pelos colegiados, supridos por nomeações.
Estudiosos recomendam a criação de tribunais internacionais, para evitar que direitos humanos e seguranças jurídicas fiquem submetidos a governos exóticos e ditatoriais.
O controle da mídia, em verdade, só pode ser eficaz com a implantação da censura, palavrinha mágica que causa arrepios generalizados. Para evitá-la, governos e poderosos percorrem caminhos sinuosos, com nomes enigmáticos, como “regulamentação”, e expedientes nada éticos.
O direcionamento de recursos públicos a mídias domesticadas ou domesticáveis, a título de veiculação de informações de interesse público, é prática odiosa, pois envolve o controle da informação pelo sufocamento econômico e financeiro. Na Venezuela, uma das formas de coação da mídia impressa é feita quando da disponibilização de papel.
Pequenas mídias, não raro, são intimidadas por processos judiciais, que demandam custos de enfrentamento e envolvem incertezas estressantes. Podem, ainda, ser intimidadas pelo incentivo e suporte financeiro, quase subsídio, a mídias concorrentes.
O advento da mídia eletrônica, virtual, dificultou o controle da informação, pela multiplicidade das fontes, instantaneidade da notícia e capilaridade da veiculação.
Nosso ordenamento jurídico preceitua a liberdade, com responsabilidade. Todos somos livres para a veiculação de notícias e opiniões, respondendo, cada um, pelos excessos que praticar. Existe, ainda, o direito de resposta, no mesmo veículo e igual destaque, rotineiramente assentido pela Justiça, quando devido.
Quanto mais educado e informado o povo, menor o potencial de danos das mídias sensacionalistas e desinformadoras. A multiplicidade de mídias realça a tendenciosidade de uma ou outra, isoladamente.
Importante, na premiação mercadológica dos veículos, a atuação de anunciantes e leitores, que tendem ao esvaziamento de mídias pouco acreditadas ou ideológicamente aparelhadas.
Queiram ou não governos e poderosos, a mídia existe e segue fortalecida, preservando-nos o direito à informação e manifestação. Tentar sufocá-la é indicativo de prurido ditatorial e inconformismo com as liberdades e prerrogativas humanas.

Últimas

Usuários aprovam transporte coletivo gratuito

Após 100 dias população aprova ônibus gratuito

Com avaliação positiva da maioria da população, o transporte público gratuito em Itapetininga fez cem dias no início do mês de abril. A medida foi implementada pelo prefeito Jeferson Brun...

Cidade confirma primeiro caso de varíola dos macacos

Itapetininga registra novo caso de Chikungunya

Itapetininga registrou um novo caso de Chikungunya nesta quinta-feira, o paciente é uma mulher de 25 anos, que já está recuperada. O caso é autóctone, ou seja, que se origina...

Correio Político 998

Correio Político 998

Sueli Marquetto Presente no leilão durante a abertura da 51ª EXPOAGRO 2024, a deputada federal (PMDB) Simone Marquetto, circulou entre os convidados nas diversas mesas, conversando bastante com estes, sempre...

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

O Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes, sob gestão da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), abriu ontem (17/04), de forma emergencial, o Pronto Socorro 2, devido à alta demanda de...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.