Minha Viagem a Israel

Eles riam e como riam! Isael chegou até chorar, de tanto rir. Quando eu me aproximei, ele estava enxugando os olhos. Os outros ficaram sorrindo. Carlos, logo que me viu, disse aos companheiros: Vem chegando o monge. Monge era o apelido que eu recebera no Seminário pela minha vida quieta, de estudo e de reflexão. Vivia sempre, nas poucas horas de folga, na biblioteca, como recluso, e sempre em meditação. Até hoje não sei o porquê das risadas. Creio que não era nenhuma piada imoral.

José, que soubera da minha viagem para Israel, indagou: Como foi a sua viagem para a terra de Jesus? Depois, rindo, disfarçando ou dissimulando me cumprimentou, ironicamente, em hebraico: Boker tóv. (bom dia) Eu agradeci e não deixei por menos: todá rabá (obrigado)

Depois, tomando a palavra e respondendo disse: A minha viagem foi muito boa. Recordei das minhas aulas de Geografia. Estive em Jerusalém e fiquei hospedado no King Solomom Hotel. A cidade de Melquisedeque de fato é de ouro. ( Genesis 14:18) Viajei de Norte ao Sul e de Leste ao Oeste. Vi de longe a Jordânia do lado Oriental e, do lado Norte, vi a Síria e o Líbano. No Norte conheci os regatos que dão origem ao rio Jordão. Que beleza! Que águas limpas e cristalinas!

Na região de Cesareia de Filipo vi as colunas que Jesus, como homem, também viu. Lembrei-me, ouvindo o borbulhar das águas, quando Jesus perguntou aos seus discípulos: Que dizem os homens ser o Filho do Homem? Uns disseram João Batista, outros Elias, e outros Jeremias ou um dos profetas. Disse-lhes ele: E vós quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo. (Mateus 16 :13 a 18)

Vi, com os olhos espirituais, Jesus, diante daquela pedra enorme em Banias, tomando em suas mãos uma pedrinha e dizendo a Pedro: Pois, também eu te digo que tu és Pedro (pedrinha) e sobre esta pedra ( pedrona), (a confissão de Pedro) edificarei a minha igreja e as portas do Inferno não prevalecerão contra ela. Pedro entendeu que a Pedra é Cristo (petra no Grego) e que ele e os outros discípulos eram pedrinhas. Se vocês, caros colegas, forem curiosos leiam Atos 4:11 a 12 e I Pedro 2:4 a 7) Até São Paulo,depois, ouvindo as explicações de seus colegas e apostolado, assim acreditou, pois escreveu: “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra de esquina.”( Efésios 2:20) Só alguns teólogos, muitos séculos depois, defenderam a ideia de que a pedra fundamental da Igreja é Pedro, um simples homem.

Ygor, o mais jovem de todos, disse: Tenho pena deles. Todos riram com a declaração.

Últimas

Começou esta semana a vacinação contra a gripe em idosos e profissionais da saúde

Sábado é dia de vacinação contra a Covid e Gripe

Com a grande adesão da população às repescagens da vacinação contra Covid-19 realizadas aos sábados no shopping de Itapetininga, a Secretaria de Saúde do município decidiu incluir no esquema de...

Vitrine – Realismo

Vitrine – Realismo

A coluna Vitrine desta semana apresenta algumas produções dos alunos do Art Studio & Atelier Henrik Ribeiro.Henrik Ribeiro trabalha há dois anos e meio como tatuador. Ele sempre pensou em...

Confira a programação no aniversário de Alambari

Confira a programação no aniversário de Alambari

A prefeitura de Alambari preparou diversas atividades em comemoração ao 30° aniversário de emancipação político-administrativa. A agenda começou no último sábado, dia 14, com concurso da rainha do rodeio e...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga