Minha Viagem a Israel

Eles riam e como riam! Isael chegou até chorar, de tanto rir. Quando eu me aproximei, ele estava enxugando os olhos. Os outros ficaram sorrindo. Carlos, logo que me viu, disse aos companheiros: Vem chegando o monge. Monge era o apelido que eu recebera no Seminário pela minha vida quieta, de estudo e de reflexão. Vivia sempre, nas poucas horas de folga, na biblioteca, como recluso, e sempre em meditação. Até hoje não sei o porquê das risadas. Creio que não era nenhuma piada imoral.

José, que soubera da minha viagem para Israel, indagou: Como foi a sua viagem para a terra de Jesus? Depois, rindo, disfarçando ou dissimulando me cumprimentou, ironicamente, em hebraico: Boker tóv. (bom dia) Eu agradeci e não deixei por menos: todá rabá (obrigado)

Depois, tomando a palavra e respondendo disse: A minha viagem foi muito boa. Recordei das minhas aulas de Geografia. Estive em Jerusalém e fiquei hospedado no King Solomom Hotel. A cidade de Melquisedeque de fato é de ouro. ( Genesis 14:18) Viajei de Norte ao Sul e de Leste ao Oeste. Vi de longe a Jordânia do lado Oriental e, do lado Norte, vi a Síria e o Líbano. No Norte conheci os regatos que dão origem ao rio Jordão. Que beleza! Que águas limpas e cristalinas!

Na região de Cesareia de Filipo vi as colunas que Jesus, como homem, também viu. Lembrei-me, ouvindo o borbulhar das águas, quando Jesus perguntou aos seus discípulos: Que dizem os homens ser o Filho do Homem? Uns disseram João Batista, outros Elias, e outros Jeremias ou um dos profetas. Disse-lhes ele: E vós quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo. (Mateus 16 :13 a 18)

Vi, com os olhos espirituais, Jesus, diante daquela pedra enorme em Banias, tomando em suas mãos uma pedrinha e dizendo a Pedro: Pois, também eu te digo que tu és Pedro (pedrinha) e sobre esta pedra ( pedrona), (a confissão de Pedro) edificarei a minha igreja e as portas do Inferno não prevalecerão contra ela. Pedro entendeu que a Pedra é Cristo (petra no Grego) e que ele e os outros discípulos eram pedrinhas. Se vocês, caros colegas, forem curiosos leiam Atos 4:11 a 12 e I Pedro 2:4 a 7) Até São Paulo,depois, ouvindo as explicações de seus colegas e apostolado, assim acreditou, pois escreveu: “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra de esquina.”( Efésios 2:20) Só alguns teólogos, muitos séculos depois, defenderam a ideia de que a pedra fundamental da Igreja é Pedro, um simples homem.

Ygor, o mais jovem de todos, disse: Tenho pena deles. Todos riram com a declaração.

Últimas

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Na última quinta-feira, dia 22, em Sessão Extraordinária realizada na Câmara Municipal de Itapetininga (CMI), 15 dos 19 vereadores votaram pela cassação do mandato do parlamentar de oposição Eduardo Codorna...

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

No mês em que é celebrado o “Dia Internacional do Combate às Hepatites Virais”, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica promovem...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga