Monasticismo

Sempre tive uma tendência ao monasticismo. (Lutero, o reformador, era monge.) Não me tornei monge, mas gosto de viver, como se fosse, na minha clausura particular. Não a chamo de claustro, porém de capela, onde tenho os meus livros, oro, medito, faço as minhas homílias e crônicas. Como é bom viver com Deus e meditar na sua Palavra.

Sabe-se que antes de Constantino, o Imperador romano, conceder benefícios aos cristãos, já havia pessoas que se sentiam chamadas para um estilo de vida diferente. Depois das perseguições, a igreja cresceu, isto é, inchou. Foi no ano 313 d.C., pelo édito de Milão, que o Imperador Constantino Magno deu liberdade ao cristianismo. Antes os cristãos sobreviveram nas catacumbas, agora passou a viver na superfície da terra. Alguém já disse e, com razão, que o Imperador romano concedeu aos cristãos três presentes gregos: armas, política e dinheiro: armas para matar seus inimigos; política para enganar os amigos; dinheiro para comprar e vender consciências. Há historiadores que afirmam que “dentro de um século surgiram algumas dezenas de cristianismos, cada um dos quais afirmavam ser a verdadeira e única mensageira de Cristo”. Multidões de pagãos entraram para a igreja e assim entrou o secularismo, a atitude pagã, a idolatria e comportamentos ilícitos para os discípulos sinceros de Cristo.

Diante desse sincretismo religioso, surgiram os pais do deserto e os mais famosos foram Antão e Paulo de Tebas. A Igreja estatal, como tem um conceito de santo diferente dos reformados, denomina-os de Santo Antão e São Paulo de Tebas. Eles tiveram as suas biografias escritas por Jerônimo e Atanásio. Antão, por volta de 270 d.C. se desfez dos seus bens, repartindo-os aos pobres, após ouvir o texto bíblico que relata o encontro de Cristo com o jovem rico. Presume-se que viveu até o ano 356 d.C. Paulo de Tebas deixou o mundo e foi para o deserto. Viveu num esconderijo e ali se alimentava de tâmaras. Vivia estudando a Bíblia, orando e quase não recebia visitas.
Eram crentes sinceros e desejavam servir ao Senhor, ocultando-se do mundo, de suas tentações, imoralidades e hipocrisia.

Jesus, no entanto, ensinou que os cristãos são sal da terra e a luz do mundo. O sal tem duas finalidades principais: dar sabor e conservar. A luz, também, tem duas finalidades: iluminar e atrair. Iluminar para que o homem entenda, através do estudo da Palavra de Deus, que é a única regra de fé e prática do cristão. A luz deve atrair os que se encontram nas trevas do pecado para a gloriosa luz do Evangelho que conduz ao reino do Céu.
Devemos fazer boas obras e elas devem ser vistas para que os homens glorifiquem a Deus. É bom viver no claustro, meditando e orando, porém, é melhor viver com Deus, no mundo, atraindo os homens que estão seguindo o seu curso natural, seguindo a inclinação da carne e fazendo a vontade da carne e dos pensamentos. (O curso natural é o inferno e não o céu.) Só é salvo quem crê em Jesus Cristo como seu único e suficiente salvador. Crer quer dizer confiar, confessar e viver os ensinamentos de Cristo.

Últimas

CORREIO POLÍTICO 997

CORREIO POLÍTICO 997

Exército Após o final do prazo para a filiação de possíveis candidatos, continua a corrida atrás de partidos políticos. Um número maior de partidos traz mais candidatos a vereador e...

Itapetininga tem quase 300 casos de dengue confirmados

Cidade registra 450 casos de Dengue em uma semana

Itapetininga registrou 450 novos casos de Dengue em uma semana. Ao todo, a cidade confirmou neste ano 1.531 casos positivos da doença. Um único caso de Chikungunya foi identificado em...

Queimadas aumentam em mais de 30% em 2024

Queimadas aumentam em mais de 30% em 2024

Em Itapetininga, nos primeiros quatro meses do ano, houve um aumento de 30% nos registros de queimadas em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com os...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.