Natal e Jesus

Mario Quintana, o poeta das coisas simples, disse: “O verdadeiro analfabeto é aquele que sabe ler, mas não lê. ” Há muitos cristãos, que são cristãos, mas adoram a mãe e não o Filho, que é seu filho primogênito e Unigênito do Deus-Pai. Explico: Maria, a mãe de Jesus, seu filho primogênito, quando recebeu na estrebaria a visita dos pastores, ficou, como serva do Deus Altíssimo, admirada com as palavras dos cuidadores de ovelhas. Lucas, o médico, afirma que os pastores, quando viram Jesus, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito do menino pelos anjos. Maria e José se admiraram das coisas referidas pelos pastores. Diz, ainda, que Maria guardava todas estas palavras, meditando-as no coração.
São interessantes o escrito e a lenda que envolvem o nascimento de Jesus. A festa é de Jesus e para Jesus. Comemora-se o nascimento de Cristo, Redentor, todavia não se fala de Jesus, mas do papai Noel. Jesus, no natal, é a personagem secundária. Não se canta para ele, mas para as crianças. Jesus não é louvado, não é adorado e não é mencionado.
Na noite que Jesus nasceu foi visitado pelos pastores e só depois de dois anos mais ou menos foi visitado pelos magos. A Bíblia não diz que três eram os magos, porém afirma que três eram os presentes. A Bíblia diz que os magos viram o menino, personagem principal. Diz, também, que eles o procuraram em Jerusalém. Diz, ainda, que, quando saíram do palácio, viram novamente a estrela que tinham visto no Oriente e alegraram-se muito. De Jerusalém até Belém foram guiados pela estrela de Jesus, que, como bem afirma Vieira, foi um astro criado por Deus para pregar o nascimento de Jesus.
A Sagrada Escritura afirma que os magos ofertaram para Jesus ouro, incenso e mirra, reconhecendo os ofícios redentores de Cristo: Rei, Sacerdote e Profeta. Diz a Bíblia que os magos viram o menino e prostrando-se o adoraram. Não adoraram Maria, não adoraram José, porém o menino Jesus, que é o Redentor dos escolhidos de Deus.
Não diz a Escritura, também, que quando os pastores o visitaram havia, na estrebaria, ovelhas e bois, mas estavam ali, na gruta, apenas Maria, José e o menino deitado na manjedoura.
O nascimento de Cristo está, atualmente, envolvido em lendas, pois os cristãos, que se dizem cristãos, não leem as Escrituras. Feliz Natal !

Últimas

Rita de Cássia Moraes Leonel

Rogério Sardela retorna aos palcos

Depois de quatorze anos, um experiente ator da cena teatral itapetiningana retornou aos tablados, Rogério Sardela, com a peça “Agora Eu Tô Solteiro” de sua autoria. A comédia é dirigida...

Preconceito de marca: as relações raciais em Itapetininga

Preconceito de marca: as relações raciais em Itapetininga

Um longo trabalho de investigação sociológica feito por Oracy Nogueira que reúne 12 enunciados comparativos sobre o preconceito nas relações raciais em Itapetininga, originou um estudo com o título “Preconceito...

Rita de Cássia Moraes Leonel

Rita de Cássia Moraes Leonel

Família Mello Moraes Família Moraes Leonel   Primeiramente, a Rita nunca iria deixar a gente escrever ou falar algo sobre ela. Certamente se incomodaria com isso… Mas não dá pra...

Semana registra 44 novos casos de Covid-19

HLOB tem queda nas cirurgias eletivas em 2024

O Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes (HLOB) registrou uma queda no número de cirurgias eletivas realizadas em 2024, comparado ao ano anterior. Segundo a assessoria de imprensa do HLOB, no...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.