Noelzinho

Estimado Papai Noel, resolvi dirigir-me a sua ilustre pessoa por carta, porque corre um boato esquisito aqui, na cidade onde moro, sabe? O pessoal da freguesia anda dizendo que o senhor tá pobrim, pobrim… Que não manda as renas pro veterinário e nem alfafa compra mais… As coitadinhas das avoantes, a cada dia que passa, estão magrinhas que dá dó! De belas e gordalhudas, o que se vê agora, pelo céu do Polo Norte, são esqueletos ziguezagueando contra o vento!
As botinas de Noel? Credo em cruz! De há muito não veem um sapateiro! Tão mais furadas que peneira, desgastadas, esfoladas, solas soltas e um baita de um chulé!
E o pijama cor de pimentão? Judiaria! Tá mais remendado que camisa de espantalho…
Aquele sacolão enorme que o ilustre, nos bons tempos, levava na cacunda abarrotado de presentes, já era! As traças tomaram conta e as pulgas fazem ninho do que resta! Presentes mesmo? Nadica de nada!
A barba do bom Noel, o distinto lembra? Tem linguarudo no pedaço dizendo que o senhor não aparece no barbeiro porque não tem grana para pagar a conta e o dono da barbearia fiado não faz mais…
E o seu sorriso, ô Noel? Como sorrir, né mesmo? Seus dentes caíram todos… Não sobrou nenhum e você não tem dinheiro nem pra comprar “Corega” e firmar a dentição postiça! Se tentar um Oh Oh Oh!, a dentadura cai!
Ouvi dizer que seu aluguel tá atrasado, a conta da padaria tá enorme, a da água, da luz!Do IPTU, então? Há séculos o senhor não paga!Nem o carnê da internet e o da funerária, o bom velhinho paga mais! Se virar defunto, de repente, não sabe como vai ser…
Pra aumentar a desgraceira, o INSS resolveu suspender sua aposentadoria, porque o Departamento Jurídico do órgão descobriu que o senhor apenas trabalha no final de ano e coça o ano inteiro… E agora, Noel?
Tá velhinho, treme-treme, mais pobre que morador de rua, sem crédito, sem renas e, o pior, sem cartão de crédito para comprar presentes!
Mas… fica frio!Vou fazer um abaixo-assinado e pedir ajuda a todos os filhos de Deus, a quem um dia o senhor deu algum presente… Que ninguém peça nada, apenas se reúna com a família neste Natal.
Té mais, Noelzinho!

Últimas

Começou esta semana a vacinação contra a gripe em idosos e profissionais da saúde

Sábado é dia de vacinação contra a Covid e Gripe

Com a grande adesão da população às repescagens da vacinação contra Covid-19 realizadas aos sábados no shopping de Itapetininga, a Secretaria de Saúde do município decidiu incluir no esquema de...

Vitrine – Realismo

Vitrine – Realismo

A coluna Vitrine desta semana apresenta algumas produções dos alunos do Art Studio & Atelier Henrik Ribeiro.Henrik Ribeiro trabalha há dois anos e meio como tatuador. Ele sempre pensou em...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga